Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sucesso em Garanhuns na edição do Cozinha Brasil.


Participantes alegres e curiosos: este  foi o perfil das duas turmas que fizeram parte do Projeto Cozinha Brasil em Garanhuns nos últimos dias, parceria entre a ACIAGAM e o SESI que recebeu o apoio do Dep.Estadual Izaías Régis. Mais de cem pessoas aprenderam as novas receitas ministradas pela nuticionista Andréa que faz parte da equipe do SESI. O Projeto já está na estrada a seis anos e foi desenvolvido para que a população aprendesse a não disperdiçar os alimentos. Receitas de bolo da casca da banana, suco do talo da couve, entre outas sugestões, foram apreciadas pelo grupo participante. 
Na oportunidade foram distribuidos livros com receitas nutritivas para que fossem aplicadas na prática diária .  


Obras em andamento CIRETRAN Garanhuns.

As obras estão a todo vapor graças ao requerimento de autoria do Dep. Estadual Izaías Régis desde 2008  já vinha solicitando que a população de Garanhuns e do Agreste Meridonal tivessem um CIRETRAN que atendesse as necessidades da população com qualidade no atendimento. Com o crescimento da emplacação de veículos (autos e motos) e da primeira habilitação, as antigas instalações não comportavam o número de pessoas no espaço. Através do requerimeto nº 2206/2008, o parlamentar conseguiu que esta ação fosse realizada. O governo do Estado atendeu e agora a população do Agreste Meridional e principalmente de Garanhuns poderá em breve usufruir da nova sede da CIRETRAM com amplo espaço e modernas instalações.




quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Garanhuns conquista nova Ciretran

A cidade de Garanhuns, no Agreste, ganhará nova sede da Ciretran. Na tarde de ontem, o deputado Izaías Régis (PTB) comemorou a iniciativa do Governo do Estado, que atendeu a uma reivindicação do parlamentar. De acordo com o petebista, a antiga sede não comportava a demanda dos 22 municípios da região e as instalações físicas eram precárias.


A obra deverá ser concluída até o fim do ano. A nova Ciretran será instalada em um terreno de cinco hectares cedido pelo Executivo, que pertencia ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE). “Agradecemos ao governador Eduardo Campos (PSB). A população será a maior beneficiada com as novas instalações”, ressaltou.

PE-187 – Izaías Régis ainda fez um apelo ao secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira Júnior, para viabilizar a reconstrução da PE-187, ligando os municípios de Angelim e Palmerina, no Agreste. “A estrada precisa de recapeamento urgente”, ressaltou.

“Diante da limitação parlamentar para legislar sobre matéria financeira, o governador tem atendido aos nossos pedidos. Sugiro, inclusive, que esse assunto seja abordado, em maio, no encontro da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale). Assim, os deputados teriam mais liberdade para sugerir mais propostas em prol da sociedade”, ponderou.


Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Nova destinação para produtos apreendidos no Estado

Matéria visa beneficiar instituições filantrópicas e de caridade.

Brinquedos, material escolar, roupas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos apreendidos em Pernambuco como produtos falsificados ou contrabandeados poderão ser doados a instituições filantrópicas e de caridade. O Projeto n0 1.435/2010, de autoria do deputado Izaías Régis (PTB), viabiliza o procedimento e tem o objetivo de beneficiar os mais necessitados. O texto foi distribuído, ontem, na Comissão de Administração Pública da Alepe.

O material apreendido será analisado pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que verificará a quantidade das mercadorias e atestará a possibilidade da utilização. O órgão ainda solicitará aos representantes legais das marcas apreendidas, detentores das patentes dos produtos no Brasil, autorização para distribuir.

De acordo com a proposta, as instituições que desejarem receber as doações deverão ser conveniadas e apresentar solicitação do benefício à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, encarregada de coordenar o repasse por meio de um calendário anual.

“A doação poderá significar um destino socialmente justo àqueles que mais precisam e não têm oportunidade de acesso”, ponderou Régis. O presidente do colegiado, Maviael Cavalcanti (DEM), considerou “louvável” a iniciativa que poderá beneficiar diversas famílias.

Durante a reunião, ainda foram distribuídos outras 36 proposições e nove, aprovadas.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Atividades do PETI serão reiniciadas em março


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social, vai reiniciar, durante a segunda semana do mês de março, as atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O objetivo é atender cerca de 650 crianças do espaço urbano e rural do Município. O Programa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Garanhuns.
A meta é erradicar o trabalho infantil entre crianças de sete a 14 anos, identificadas em situação de risco. Para isso, são oferecidas atividades através de temas relacionados à cultura, promovendo a parte lúdica; cidadania; meio ambiente; matemática, por meio de jogos de raciocínio; temas transversais; palestras e aulas extra-classe. “Nós procuramos favorecer momentos que compensem o tempo que perderam enquanto trabalhavam, seja como carregadores de feiras, flanelinhas, os que trabalhavam em bares ou restaurantes, trabalhos agrícolas ou domésticos”, registra a coordenadora do PETI, Flávia Fernanda.

Com uma contrapartida de 90% neste Projeto, o Governo Municipal possibilitará a estas crianças, duas merendas por turno, além de material pedagógico e material para as oficinas. Técnicos, Assistentes Sociais e Psicólogos realizarão estas atividades em horário contrário às aulas escolares, funcionando como jornada complementar, de segunda a sexta-feira, nas próprias instituições de ensino.

Parceiro deste projeto, o Conselho Tutelar encaminha as crianças e adolescentes aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de seus respectivos bairros, para serem avaliados pela equipe profissional, encarregada de inscrevê-los no Programa, acompanhar a evolução delas no Projeto, bem como realizar o cadastro de suas famílias e incluí-las em programas de profissionalização, para que possam contornar suas condições financeiras, com o aprendizado destas crianças. “Mais tarde elas estarão no mercado de trabalho, ganharão independência econômica e poderão ajudar seus pais. Todavia, o momento agora é de entender que criança é para estudar e brincar”, enfatizou a coordenadora, Flávia Fernanda.

CAPACITAÇÃO – A Secretaria de Assistência Social de Garanhuns, realiza uma capacitação sobre a nova metodologia do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O Encontro acontece no período de 22 de fevereiro a 5 de março, no auditório do restaurante Vale das Graviolas, situado no bairro da Boa Vista. Cerca de 40 orientadores participam no intuito de apreenderem técnicas que propiciem o resgate lúdico da criança.


Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Obras do Instituto de Laticínios serão concluídas até Abril

Fruto do termo de compromisso entre Prefeitura de Garanhuns, Governo do Estado e Governo Federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Instituto de Lacticínios do Agreste Meridional está bem próximo de ter as suas obras concluídas. Orçadas em pouco mais de 1 milhão de reais, as obras têm prazo de conclusão previsto para acontecer até o próximo mês de abril. A expectativa é que já no segundo semestre deste ano o Instituto comece a funcionar com cursos voltados à pecuária leiteira, técnicos de laticínios e educação profissional.


“Com abrangência regional e de grande importância para o Estado, o Instituto de Laticínios do Agreste irá estimular a produção e comercialização de produtos tradicionais e de qualidade dinamizando a cadeia produtiva do leite, e visando uma nova ordem de desenvolvimento sustentável”, justifica a secretária de Planejamento de Garanhuns, Mariana Braga. Ainda de acordo com Mariana Braga, o Município entrou com o Projeto e a construção das instalações, o Estado vai entrar com os equipamentos e mobiliários, e a União, com os cursos e os recursos humanos.


A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado e o Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP) também integram o Projeto. Esses dois órgãos serão os responsáveis pelo desenvolvimento de trabalhos de manufatura do queijo de coalho. O Instituto funcionará na Avenida Bom Pastor, nas imediações da Indústria Bom Gosto, antiga Parmalat.

Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns

FIG se transforma em Patrimônio Turístico do Estado

Iniciativa fortalece economia da cidade de Garanhuns, localizada no Agreste


Evento consagrado no Estado e um dos mais conhecidos do Norte e Nordeste, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) se tornou Patrimônio Turístico e Cultural de Pernambuco, a partir do Projeto de Lei nº 679/08, de autoria do 1º vice-presidente da Casa Joaquim Nabuco, deputado Izaías Régis (PTB). O evento, realizado sempre no mês de julho, teve início na década de 1990 e, em 2010, contabilizará a 19ª edição.

Garanhuns, localizada no Agreste Meridional, também é conhecida como Cidade das Flores e Suíça Pernambucana e abriga, nos dias de festividade, programação artístico-cultural com shows, palestras, artes plásticas, cinema, teatro, dança e apresentações de circo. Ações direcionadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável também integram o evento, que, anualmente, atrai milhares de turistas e gera emprego e renda.

Na justificativa do projeto, Régis comentou a importância da Feira de Negócios promovida durante o FIG, a fim de disseminar informação e tecnologia. “O FIG é considerado um dos melhores do gênero no Brasil devido à diversidade da programação”, ressaltou. O município fica localizado a 228 quilômetros da Capital pernambucana e se destaca pelas temperaturas abaixo dos 15°C.
O Festival de Inverno de Garanhuns faz parte do Festival Pernambuco Nação Cultural, do Governo do Estado, que é realizado por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceira com Prefeituras Municipais. Entre os meses de julho e agosto, também acontecem a Festa das Dálias, em Taquaritinga do Norte; a Festa do Estudante, em Triunfo; a Festa da Estação, em Gravatá; e a Festa da Renascença, em Pesqueira, marcando a temporada de inverno.



Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Projeto de Lei nº 1463/2010 de autoria do Dep. Izaías Régis vai entrar em discussão na ALEPE.

Foi publicado no Diário Oficial do Estado em 12/02/2010, o Projeto de Lei que valoriza e institui o aprendizado de danças folclóricas e tradicionais em todas as instituições de ensino público do Estado. O Dep. Estadual Izaías Régis justificou e defendeu em seu projeto de lei traçando o perfil cultural do nosso estado e aspectos que norteiem a Constituição Brasileira. Entre eles: a valorização ou revalorização, preservação e divulgação de aspectos da riqueza, diversidade e complexidade da cultura brasileira. De acordo com o Projeto de Lei nº 1463/2010 os estabelecimentos de ensino público deverão oferecer atividades de forma gratuita e aberta, incluindo equipamentos e material didático.
O Parlamentar está solicitando a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa uma audiência pública para discussão com diversos setores envolvidos da nossa cultura do Estado. (este projeto de lei está fundamentado na Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - art. 26 - § 2º.

Saiba mais sobre o Projeto de Lei n º 1463/2010, abaixo:

Projeto de Lei Ordinária N° 1463/2010

Ementa: Institui o aprendizado do Frevo, do Forró, do Maracutu, da Ciranda, do Côco e suas mais variadas manifestações, e outras danças do Folclore Pernambucano no âmbito das escolas estaduais do nosso Estado, e dá outras providências.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DECRETA:

Art.1° Fica instituído o Projeto "Danças do Folclore Pernambucano" nas Escolas, no âmbito do Estado de Pernambuco, objetivando facilitar o acesso dos alunos da rede pública estadual ao aprendizado da arte do frevo, do forró, do maracutu, da ciranda, do côco e suas mais variadas manifestações, além de outras danças típicas do folclore do nosso Estado, alinhado com os valores e diretrizes da educação.

Art.2° Para a realização do presente projeto previsto no art.1°, os estabelecimentos de ensino deverão oferecer atividades de forma gratuita e aberta, incluindo equipamentos e material didático.

Parágrafo único. Para participarem das atividades extraclasse relacionadas com o projeto, os estudantes deverão comprovar a frequência escolar.

Art.3° O Projeto será coordenado e supervisionado por profissionais com comprovada participação no segmento da arte-educação, a serem indicados na forma do regulamento.

Parágrafo único. Serão permitidas a empresas públicas, privadas, Organizações não Governamentais-ONGs, entidades religiosas e filantrópicas, apoiarem as atividades extraclasses desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino, devidamente cadastradas na Secretária Estadual de Educação.

Art.4º Esta Lei será regulamentada pelo Poder Executivo, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua publicação.

Art.5° Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Justificativa

Antes de traçarmos alguns parâmetros que norteiem a constituição que tem como objetivos a valorização ou revalorização, preservação e divulgação de aspectos da riqueza, diversidade e complexidade da cultura brasileira, - em específico a pernambucana -, se fazem necessário discutirmos a importância de tão valioso tema para qualquer sociedade que almeja ser identificada por suas peculiaridades, sejam elas históricas, artísticas, étnicas, entre outras características que compõem um processo de formação cultural, num mosaico cultural cada vez mais extenso que é o do mundo atual.

O povo brasileiro, que ainda vivencia um processo de construção e conquista de sua cidadania plena, tem (mas em grande parte parece não saber disso) na sua pluriculturalidade um elemento que o faz diferente (não melhor ou superior) de qualquer outro povo ou sociedade mundial, visto que somos resultado do encontro entre vários grupos étnicos diferentes, em tempos históricos e circunstâncias também diferentes.

Temos um belo patrimônio cultural e artístico em nosso país e em nosso estado, precisamos agora compreendê-los novamente, reinterpretá-los e resignificá-los perante os desafios da contemporaneidade.

A cultura de Pernambuco deverá ser abordada como o esteio, pois este projeto direciona-se aos ensinos fundamental e médio.

Os conteúdos programáticos devem ser discutidos, questionados e requalificados (ou redirecionados) durante o processo de elaboração das propostas pedagógicas das escolas. Ou seja, deverá interagir com a realidade sócio-cultural da comunidade ou comunidades na qual se encontra localizada, fazendo "leituras" constantes de características inerentes a essas comunidades e assim contextualizando-as no quadro cultural pernambucano e brasileiro.

A inclusão das danças folclóricas pernambucanas, não deve abordar a cultura brasileira sob um viés político e ideologizado, o que a transformaria numa espécie de recurso anacrônico perante a dinâmica de um mundo globalizado e pluricultural. Ou seja, não deverão ser utilizados como um instrumento propagador de resistência cultural perante o "novo", que surge como formas distintas de fazer cultura e que se podem contribuir para com o enriquecimento da nossa "brasilidade" e "pernambucanidade".

Qualquer tipo isolacionismo e(ou) xenofobia cultural (repúdio ou medo de tudo que é de origem estrangeira) tornam-se um entrave, já que essa deve também acompanhar ou estar ciente das transformações culturais do mundo contemporâneo, o que obviamente não quer dizer que deve aceitá-las sem questionamentos e seletividade.

É importante sabermos que as culturas estão sujeitas a releituras, inclusive a nossa. Isso é um processo histórico inevitável e que se compreendido sem preconceitos ou sectarismos, pode contribuir para a renovação positiva de nossa identidade cultural, agregando novos valores e nos fazendo permanecer diferentes, num mundo feito de diferenças.

As contribuições culturais das matrizes étnicas formadoras do povo brasileiro e pernambucano (índios, brancos e negros, obviamente valorizando-se a diversidade inerente a essas mesmas matrizes, bem como as contribuições e influências de outros povos e culturas em nossa formação como povo) devem nortear as propostas político-pedagógica que também questionarão a descaracterização, desvalorização e não manutenção desses como aspectos fundamentais para a preservação de nossas identidades.

O presente projeto de lei propõe também o resgate, através do incentivo à prática da pesquisa teórica e de campo, manifestações culturais pernambucanas e brasileiras que estejam vivenciando processos de descaracterização e até mesmo de ostracismo (esquecimento) por parte da sociedade.

Apresentar a cultura brasileira e pernambucana como recursos ou alternativas que, se respeitados em suas originalidades, podem transformar-se em instrumentos geradores de recursos financeiros para o país, estado e comunidades circunvizinhas ou não das escolas.

O patrimônio cultural e artístico de um país também pode ser transformado em uma fonte geradora de renda e de inclusão social, contribuindo para construção de uma almejada auto-sustentabilidade, reforçando que sem o detrimento perdas qualitativas por parte da cultura brasileira e pernambucana.

Pernambuco tem sido, ao longo de sua existência, um pólo produtor de matéria prima, intelectual e cultura e contribuindo para formar a identidade nacional. Isto é uma demonstração de um povo que tem laços com esta chamada "Terra Brasilis".

O Presente Projeto de Lei tem por finalidade instituir o aprendizado do frevo, do forró, do maracatu, da ciranda, do côco e suas mais variadas manifestações, e outras danças do "Folclore Pernambucano", no âmbito das escolas estaduais, vem sugerir o cumprimento da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, (que a partir de 2011 terá sua obrigatoriedade nas escolas) que "Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional" em seu Art.26 Parágrafo 2º "O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".

Em contato com a música alinhada à dança no aprendizado dos jovens existe uma comprovação que melhora consideravelmente o raciocínio e a memória, além de ser uma forma plena de lazer e socialização.

O desafio agora é utilizar toda riqueza da nossa cultura a serviço da inclusão social e da educação, que são os alicerces de uma verdadeira sociedade.

Assim o presente projeto de lei poderá, ainda, fomentar no jovem o interesse pela escola, transformando num espaço lúdico de aprendizagem e prazer, e, além disso, possibilitando os iniciantes e carentes a encontrarem seu talento, e profissionalizando-os e os incluindo no mercado de trabalho.

Diante de tais considerações peço aos colegas a aprovação do projeto ora apresentado.

Sala das Reuniões, em 9 de fevereiro de 2010.

Izaías Régis
Deputado

Às 1ª, 3ª e 5ª Comissões.

http://www.fisepe.pe.gov.br/cepe/materias2010/fev/legi05120210.htm





quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Dep.Izaías Régis consegue o COZINHA BRASIL para Garanhuns.

ACIAGAM em parceria com o SESI promovem o COZINHA BRASIL.

Programa que ensina a comer bem sem gastar muito chegará a Garanhuns na próxima semana nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro do corrente ano. As aulas serão ministradas pela equipe do SESI em sua Unidade Móvel. As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira, dia 19, na sede da ACIAGAM, na Av. Rui Barbosa, 749 - Heliópolis, no horário de 9h às 12h no período da manhã e das 14h às 17h, no período da tarde. As inscrições são limitadas e totalmente gratuitas. No final do curso, todos os participantes inscritos que assistirem 70% das aulas receberão livro com 100 receitas e certificado do Curso Cozinha Brasil.

Serão oferecidas 150 vagas em diversos horários, confira abaixo:
Terça (23/02) e quarta(24/02) e quinta(25/02)
turma I - 08 às 11h
turma II - 12 às 15h
turma III 15h15 às 18h15.
O evento conta com o apoio do Deputado Estadual Izaías Régis que garante que vale a pena participar desta oportunidade.
Maiores informações: 87-3762.3312.

Saiba mais sobre o Cozinha Brasil:

Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.
A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriária cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.
Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

Modalidades de curso
Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.
O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais.



Carnaval da Boa Vista promete crescer.

Durante os dias do Carnaval em Garanhuns, aconteceu no bairro da Boa Vista a manifestação popular reunindo diversas famílias, amigos, crianças e muita animação. A praça da Boa Vista tornou-se encontro de foliões que desejaram reviver os tempos de carnaval dos bairros na cidade das flores. O grupo, apesar de tímido, mas com muita alegria já vem se articulando para no próximo ano aumentar o números de adeptos a folia. O bairro da Boa Vista é um dos bairros mais populosos de Garanhuns e tem uma das festas religiosas mais participativas do Município, a Festa de São Sebastião.

Este ano, o Dep. Izaías Régis, o Vereador Ary e o Bar Serra da Galega tiveram a iniciativa da dar este pontapé para que se possa resgatar os carnavais de ruas que já foi tradição na cidade de Garanhuns.

Para o Deputado Izaías Régis tudo aconteceu de forma natural, demonstrando que a vontade do povo, das famílias de se divertirem na festa mais popular do ano, deve ser atendida. O parlamentar também apoio pequenas manifestações no bairro do Magano.

“Para que a alegria do povo seja colocada para fora é preciso muito pouco”, finalizou.

O Dep. Izaías Régis já garantiu sua participação no próximo ano.

Prefeitura executa obras na Boa Vista e no Centro

Visando atender as reivindicações dos moradores da cidade, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Planejamento, está trabalhando nas obras de pavimentação das ruas Olavo Bilac e Luiz Lessa, localizadas nos bairros Santo Antônio e Boa Vista, respectivamente.

A rua Olavo Bilac teve todo o seu projeto de obras reformulado após sofrer um acidente de erosão em 2008. “Neste momento, o muro de arrimo do trecho que dá acesso a rua Celso Vieira (ao lado da rua Olavo Bilac) está sendo executado para em seguida ser feita a escadaria que liga os residentes as casas que ficam na parte baixa da rua. Falta apenas um pequeno trecho para que a pavimentação dessa rua seja concluída e entregue aos seus moradores”, registra a secretária de Planejamento, Mariana Braga.

As obras de pavimentação e drenagem da rua Luiz da Silva Lessa, localizada nas imediações da 4ª Igreja Presbiteriana, foram iniciadas no inicio desta semana. Neste primeiro momento estão sendo realizados serviços de drenagem, para posterior pavimentação em pedras graníticas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

GARANHUNS FESTIVAL JAZZ É DESTAQUE NO JC

A folia é na pisada do jazz em Garanhuns


Publicado em 17.02.2010


José Teles
Enviado especial
GARANHUNS – A melhor edição do Garanhuns Jazz Festival terminou com a mais animada noite, e a de maior público de todo o evento. “O primeiro dia já foi melhor que qualquer outro das edições anteriores. Como senti muita dificuldade para produzir esse ano o festival, foi questão de honra enfrentar os obstáculos fazendo o melhor possível”, comentou o produtor do GJF, Giovanni Papaléo, lamentando que o governo do Estado não tenha entrado com patrocínio para a realização do festival, e dizendo vítima do famigerado showgate. “O grande problema é que não sou político, nem faço parte de panelinhas”, alfinetou.

O jazz fusion do Steban Sumar abriu o terceiro dia do GJF, às 21h30, com mesas e cadeira todas ocupadas. O grupo é bom, os músicos tocam bem, mas não vão além do que o estilo pede. No final, o saxofonista Steban Sumar ensaiou passinhos de sambista.

Andréas Kisser, o guitarrista da Sepultura, nem estava aí para a fama que amealhou integrando umas das bandas de heavy metal mais famosas do mundo. Adentrou o palco durante a apresentação da Uptown Band. Com Tico Santa Cruz nos vocais e o pernambucano Guilherme Teles na outra guitarra, ele comandou uma celebração a Raul Seixas e Cazuza, levando todo mundo a pular como se estivesse no Marco Zero durante uma apresentação da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Verdadeiro peladeiro da guitarra, Kisser passou por músicas da Metallica e mostrou que é um dos mais completos do País. Enquanto isso, a segurança bobeou e várias menininhas subiram ao palco e agarraram o detonauta Tico Santa Cruz, que tirou de letra, deixando que as adolescentes fossem retiradas do palco sem truculência da segurança.

O blueseiro de Chicago, Magic Slim, toca uma Gibson, que parece muito pequena para suas mãos enormes (ele tem mais de metro e noventa de altura e, muito pesado, move-se lentamente até o banco onde tocara uma hora e vinte minutos de blues, clássicos, autorais e soul. Passando dos 70 anos, perto do final do show, livra-se da guitarra e deixa que um jovem músico toque, enquanto ele apenas solta o vozeirão rouco. Depois, com a banda argentina do baterista Adrian Flores, entra o guitarrista, Andréas Kisser, claro, dando um verdadeiro show de blues elétrico.

A platéia não arredava pé. Perto de 1h (da madrugada, que fique claro), o ambiente esquentou, com a Big Time Band, do Paraná. Enganou-se que a supunha uma banda nostálgica de suingue. A BTB é uma banda de baile de luxo, e competentíssima. Fazem uma apresentação meio à Broadway. Diversão ou seu dinheiro de volta. Ninguém devolveu o dinheiro, até porque o GJF é gratuito. Começou o Carnaval com Let’s twist again, e já se levantaram da cadeira, jovens e coroas. De big band, somente Take the a train, e In the mood, no mais, a banda passeou por tudo e qualquer coisa que fosse dançante, e de qualidade.

Espécie de Banda do Zé Branquinho, ela estava ali para animar a festa, e foi até de País tropical, de Jorge Ben. Foi um final apoteótico, com o grupo descendo do palco e recriando um Carnaval de New Orleans na praça Guadalajara, com o clássico When the saints go marchin in. Assim terminou a terceira edição do Garanhuns Jazz Festival. Quer dizer terminou ali na praça. O jazz e o blues continuaram até o sol nascer na alternativa Bodega do Massilon e no simpático O Escritório.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Garanhuns no clima do Jazz.


Tranqüilidade e boa música. É nesse cenário que se configura pelo terceiro ano, o Garanhuns Jazz Festival. Apreciado pelos críticos musicais de todo o País e vencedor do Prêmio Mestre Salustiano, o evento, este ano, reúne bandas brasileiras e internacionais em shows totalmente gratuitos, no período de 13 a 15 de fevereiro, em pleno reinado de Momo, em Garanhuns.
A Esplanada Cultural Guadalajara se prepara para receber o guitarrista de Chicago Magic Slim; o cantor Karl Dixon (do Harlem Jubillee Singers, de Nova Iorque); o gaitista e vocalista Greg Wilson (Blues Etílicos), e nomes de grande aceitação popular como Tico Santa Cruz (do Detonautas) que tem projetos paralelos de blues; Andreas Kisser (do Sepultura), a Big Time Orchestra e o saxofonista Leo Gandelman; além da banda Azimuth e Celso Blues Boy. Todos eles integram a lista de opções, para quem quer curtir a boa música, longe da folia carnavalesca. O evento contará ainda com Workshops, palestra e sorteio de instrumentos musicais para o público presente.

O Dep. Izaías Régis dá as boas vindas a todos que vêm a cidade das flores, Garanhuns. O parlamentar parabeniza os organizadores e a produção pela iniciativa do evento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO GARANHUNS JAZZ FESTIVAL


Dia 13/02 – Sábado


21h - Reisado Gonzaga de Garanhuns (PE)

22h - Greg Wilson (RJ) e The Bluz (PE)

23h - Karl Dixon (EUA), Leo Gandelman (RJ) e Jasiel Leite (PE)



Dia 14/02 – Domingo
21h - Soul Blues (PE)

22h - Azymuth (RJ)

23h - Celso Blues Boy (RJ)

Part. Especial: Alexandre Cunha (SP)



Dia 15/02 – Segunda

20h 30mim - Esteban Sumar (CHILE)

21h 30mim - Andreas Kisser (SP),Tico Santa Cruz(RJ) e UpTown Band (PE)

22h 30mim - Magic Slim (EUA) e Blues Special Band (ARG)

23h 30mim - Big Time Orchestra (PR)


Workshops:
1 - Bateria - Alexandre Cunha (Odery-SP)

2 - Teclado - Sergio Terranova (Roland-SP)

3 - Palestra sobre Cidadania, Poesia e Cultura com Tico Santa Cruz (Vocal do Detonautas - RJ).

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Frevo, ritmo contagiante de Pernambuco, celebra 103 anos

Ritmo consagrado na cultura pernambucana, o frevo completou 103 anos, na última terça-feira. Ontem, praticamente às vésperas do Sábado de Zé Pereira, o 1º vice-presidente do Poder Legislativo, deputado Izaías Régis (PTB), enalteceu a data e ressaltou a necessidade de valorizar as composições pernambucanas ao longo do ano, "não somente no Carnaval, como geralmente ocorre".

Na tribuna, o petebista citou inúmeros artistas de fora do Estado que deram mais visibilidade ao frevo. Dentre os músicos de renome, Tom Jobim; Vinicius de Moraes; Chico Buarque; Gilberto Gil; Alcione; Lulu Santos e Jackson do Pandeiro. Em relação aos pernambucanos, o parlamentar deu destaque aos compositores Nelson Ferreira e Claudionor Germano, além de Expedito Baracho e Antônio Carlos Nóbrega.

"Cada um a seu jeito contribuiu para dar notoriedade a esse esfuziante ritmo", acrescentou. O parlamentar pretende apresentar com um projeto de lei para disseminar o estilo musical pernambucano nas escolas da rede pública, a fim de " valorizar a cultura local permanentemente".

Fonte: Diário Oficial do Estado Publicado em 11/02/2010.

Izaías Régis defende incentivo ao frevo

Maior estímulo ao frevo nas escolas de Pernambuco. Esse é o objetivo do projeto de lei do deputado Izaías Régis, do PTB. Nesta quarta (dez de fevereiro), o parlamentar defendeu o incentivo à dança pernambucana para revelar novos talentos, além de fazer com que o ritmo seja lembrado durante todo o ano.

Régis lembrou que o frevo contagiou artistas de fora do Estado, como Chico Buarque, Daniela Mercury, entre outros cantores. O parlamentar também afirmou que os 103 anos do ritmo, completados na última terça (nove), merecem ser comemorados.

O deputado ainda parabenizou compositores pernambucanos que fazem parte da história do frevo, como Nelson Ferreira, Claudionor Germano, além de outros artistas, blocos de carnaval e orquestras. (R.F.)

Fonte: Últimas Notícias, site da ALEPE, Publicada em 10/02/2010.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Matéria disciplina uso de celular em escola

A abertura dos trabalhos dos colegiados permanentes da Casa Joaquim Nabuco foi marcada pela reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ). Durante o encontro, no dia 09/02, o presidente do grupo, deputado André Campos (PT), salientou que a agilidade na apreciação dos projetos será mantida, assim como ocorreu em 2009 – quando assumiu a coordenação dos trabalhos.

No primeiro encontro, foram distribuídas 27 proposições. Dentre elas, o Projeto de Lei Ordinária nº 1426/2010, dispondo sobre a proibição do uso de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos nas escolas da rede pública do Estado.

De autoria do 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Izaías Régis (PTB), o texto não apenas desautoriza a utilização dos equipamentos por alunos como também por professores. Os aparelhos só poderão ser acessados fora de salas de aula, de bibliotecas e dos demais espaços de estudo. “Queremos garantir que a atenção do educando esteja focada no aprendizado”, justificou o petebista, que, mesmo não compondo o colegiado, participou do encontro da CCLJ.

O relator da matéria será o líder da Oposição na Alepe, deputado Augusto Coutinho (DEM). Outros 11 projetos de lei e uma emenda modificativa também foram discutidos pelos parlamentares.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Inscrições para o ProJovem são iniciadas

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social, deu início neste mês de fevereiro as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O cadastro está sendo realizado nas sedes dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade e seguem até dia 26 de fevereiro.

Estão aptos a participar do Programa, jovens na faixa etária entre 15 e 17 anos com permanência escolar; oriundos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou cuja mãe esteja cadastrada no programa Bolsa Família. Jovens portadores de deficiência física, desde que possam ter um convívio social e não precisem de ajuda para se locomover, também podem fazer parte do ProJovem. Apenas dois jovens de cada família, podem participar do Programa.

O ProJovem é um programa com ação integrante, lançado pelo Governo Federal que objetiva auxiliar a escola, trabalhando jovens para a vida e o mercado de trabalho, por meio de temas como: justiça cidadã, meio ambiente, saúde, esporte e lazer, e cultura. Tudo isso através de atividades lúdicas, palestras, oficinas e atividades extra-classe, para que haja uma maior aprendizagem dos alunos, de forma que interajam com o grupo. As aulas acontecem três vezes por semana, em dias alternados.

O Programa atende jovens do espaço urbano e rural de Garanhuns, e este ano foi ampliado para os distritos de Miracica, Iratama e São Pedro, totalizando 27 turmas. De acordo com a coordenadora do programa em Garanhuns, Luciene Almeida, este quadro permite que neste ano, 675 jovens sejam atendidos com oportunidade de ter uma melhor qualidade de ensino. Todos contam com material didático necessário e fardamento apropriado. “É necessário que os pais incentivem seus adolescentes a se inscrever no Programa, afinal, conhecimento e sabedoria, ninguém toma da gente”, destacou a coordenadora do Programa, Luciene Almeida.

ORIENTADORES CAPACITADOS – A Prefeitura de Garanhuns também deu início a capacitação aos orientadores sociais do ProJovem que se reúnem desde o dia 8 de fevereiro no auditório do Centro Administrativo Arlinda da Mota Valença. O objetivo é planejar as ações para 2010, de forma que os 27 orientadores saibam como funciona o Programa, quais as funções dos orientadores e técnicos dos CRAS, e qual a melhor forma de atrair os adolescentes e garantir a permanência deles no programa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pais devem ficar atentos a exigências das escolas

Lei aprovada na Alepe evita que unidades de ensino cobrem taxas abusivas


O início do ano letivo nas escolas privadas em Garanhuns, no Agreste, trouxe uma preocupação para os pais: o valor da lista do material didático. Em algumas unidades de ensino, o custo com livros didáticos chega a R$ 900,00 para estudante da 5a série. O fato recebeu o repúdio do deputado Izaías Régis (PTB). “Nada justifica tanta carestia”, frisou o 1O vice-presidente da Alepe, citando, ainda, a Lei nO 13.852, de sua autoria, que estabelece normas quanto à solicitação de material didático-escolar pelos estabelecimentos educacionais.

A legislação, sancionada em agosto do ano passado pelo governador Eduardo Campos (PSB), desobriga a compra do material de uma única vez. O responsável pelo aluno pode optar por adquirir apenas o que será utilizado em cada semestre.

Em relação à cobrança da taxa de material, a escola deverá detalhar as despesas com os itens adquiridos e não poderá incluir na relação produtos de limpeza, de higiene, de expediente e outros que não se vinculem diretamente às atividades pedagógicas. “O valor da mensalidade é muito alto e as unidades devem ter esse material previsto no orçamento”, argumentou Régis.

O parlamentar também defendeu que as iniciativas do Parlamento Estadual sejam mais divulgadas para que a população possa conhecer seus direitos e, assim, evitar abusos. Como mais um exemplo da importância da legislação, o petebista detalhou o caso de uma unidade de ensino que exigiu dos pais de uma criança na pré-escola cinco resmas de papel ofício.

“Para utilizar as 2,5 mil folhas no ano, o aluno terá que usar mais de 20 unidades por dia”, contabilizou, acrescentando que, desde que colocou o texto da lei no blog (izaiasregis.blogspot.com), vem recebendo diversas reclamações.

Os deputados Alberto Feitosa e Esmeraldo Santos, ambos do PR, apoiaram o pronunciamento.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Programa Se Liga muda realidade de crianças em Garanhuns

Com o objetivo de erradicar as distorções idade-série em Garanhuns, a Prefeitura em parceria com o Instituto Ayrton Sena viabiliza o desenvolvimento de ações para a aceleração da aprendizagem através do Programa Se Liga. A ação é destinada às estudantes não alfabetizados na faixa etária entre nove e 14 anos com defasagem idade-série de dois ou mais anos. O Programa foi implantado em 2004 na Rede Municipal de Ensino (RME) de Garanhuns e vem obtendo resultados expressivos. A iniciativa atendeu no ano passado, 265 alunos de 11 Escolas da RME.


O aluno Jammerson Ferreira Caetano, de 12 anos, estudante da Escola Municipal José Brasileiro Vila Nova, após ingressar no Programa, saiu da 3ª para a 5ª série, com um novo pensamento. “Antes eu achava que não conseguiria aprender, mas depois que participei do Se Liga percebi que tenho muita capacidade de estudar. Hoje já sonho em um dia ser veterinário”, relata o jovem estudante que para conseguir sucesso nos estudos, além da ajuda da professora, precisou de muita força de vontade e dedicação.

Jucileide Ferreira Gomes, mãe de Jammerson, explica que a mudança do filho foi percebida nos primeiros contatos com o Programa. “Antes meu filho era muito acomodado e até preguiçoso. Não via que ele queria ir pra frente. Mas, depois que ele entrou no Se Liga, mudou. Ele começou a se dedicar e passar horas aqui em casa lendo, e muitas vezes até ensinando as coisas que tinha aprendido. Espero que ele continue se dedicando e tenha um futuro diferente do meu”, argumentou a dona de casa.

A taxa de alfabetização nas turmas do Se Liga no Estado de Pernambuco é de 82,3%. A metodologia se aplica através de atividades com a leitura e escrita, oferecendo às crianças atendidas materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado.

Ana Claudia Araújo Gomes, professora do Programa, também avalia positivamente a parceria. “O Programa Se Liga é muito bom. Através dele mudei minha forma de trabalhar, pois nos direciona a um caminho que facilita a aprendizagem do aluno. Temos todo o material didático e apoio pedagógico necessário, as dinâmicas em sala de aula promovem grande interação. O Se liga faz a diferença. Ele mudou a minha visão e estratégia de ensinar, deixando marcas profundas na minha caminhada como professora”, relatou a Docente.

Uma equipe de supervisores da Secretaria de Educação do Município realiza visitas semanais as turmas para acompanhar o desempenho e as dificuldades dos educandos e docentes. Visitas domiciliares também são realizadas com intuito de monitorar a freqüência, bem como ter uma maior interação com as famílias dos estudantes atendidos pelo Programa Se Liga.


Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns

Educação seleciona estagiários para suporte Pedagógico

A partir do dia 8 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para a seleção de estudantes dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Ciências da Computação e Curso Normal Médio, a fim de que possam estagiar nas Escolas da Rede Municipal de Ensino. As vagas são destinadas as mais diversas áreas de Ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme necessidade e/ou afastamento temporário existente, bem como nos Laboratórios de Informática para suprir as lacunas existentes. A seleção segue até o próximo dia 5 de março.


Os candidatos interessados em participar dos estágios, devem procurar a Secretaria de Educação e Esportes, munidos da Declaração da Instituição Escolar onde cursa (original); Histórico Escolar; Xérox da Carteira de Identidade; CPF e Título de Eleitor, além de comprovantes de residência; de experiência como estagiário (caso possua) e de cursos e capacitações com carga horária superior a 40 horas/aula. A Secretaria funciona das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas e está localizada à Avenida Rui Barbosa, 1401, bairro Heliópolis.

A seleção dos candidatos será feita mediante análise do Histórico Escolar, classificando por ordem decrescente, a partir das médias obtidas na disciplina específica para a qual estão inscritos. Os selecionados receberão uma bolsa de complementação educacional no valor de R$ 450 (quatrocentos e cinqüenta reais), bem como participarão das capacitações organizadas pela Rede Municipal de Ensino.

Os contratos têm validade de 12 meses e logo após a assinatura do Termo de Compromisso, os estagiários serão encaminhados pela Secretaria de Educação e Esportes para iniciar suas atividades em Escolas Municipais. O resultado da seleção será afixado na sede da Secretaria de Educação e Esportes até o dia 12 de março, obedecendo à ordem de classificação.

O Edital de Recrutamento e Seleção de Estagiários para Suporte Pedagógico encontra-se disponível para acesso no site da Prefeitura de Garanhuns, no http://www.garanhuns.pe.gov.br/.


Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Izaías Régis lembra aniversário de Garanhuns

Garanhuns completa hoje 131 anos de emancipação política comemorando o fato de recuperar a posição de destaque no cenário pernambucano. “A cidade é a maior do Agreste Meridional e vem se transformando num polo de educação e de desenvolvimento”, destacou, ontem, o deputado Izaías Regis (PTB), enaltecendo, ainda, os setores de turismo, prestação de serviços e comércio.


A instalação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), antigo Cefet, além do Serviço Nacional da Indústria (Senai) foram alguns dos benefícios obtidos pela localidade. “Com a qualificação profissional, buscaremos o crescimento socioeconômico e cultural”, argumentou, defendendo investimentos privados não só para Garanhuns, mas para todo o Agreste Meridional.

Apesar do potencial econômico, Régis comentou que a região vem perdendo posição no Estado no que diz respeito ao Produto Interno Bruto (PIB). “Precisamos retomar o desenvolvimento”, frisou, alegando que, desde que se elegeu deputado, em 2002, busca mudar o perfil regional juntamente com outros parlamentares.

Fonte:Diário Oficial do Estado de Pernambuco

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Audiência com o Governador Eduardo Campos

O deputado Izaías Régis solicitou audiência com Governador do Estado, Eduardo Campos, juntamente com Prefeito de Garanhuns, Luis Carlos de Oliveira, para tratar assuntos de interesse do Município.


Curso de Enfermagem

O deputado Izaías Régis, em busca da implantação do curso de enfermagem na UPE de Garanhuns, enviou ao presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, um oficio pedindo apoio e reiteração dos pedidos formulados anteriormente ao Governador do Estado, Eduardo Campos.

Projeto Mais Esporte

Crianças e jovens hoje estão vivenciando a violência nas ruas das cidades, a violência doméstica, as drogas e os latrocínio que tem levado estes jovens a perder a credibilidade em uma sociedade nada justa e igualitária, incapaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos, segundo estes modelos sociais.


Credibilidade e a confiança são as melhores formas de mostrar para crianças e jovens que é possível vencer os desafios e problemas que a vida proporciona. Foi por isso que o Deputado Izaías Régis buscou parceria com o SESI e com a Academia de Carlos Tevano para se engajar em ações que possam oferecer aos jovens, oportunidades que vão além da escola. Com isso surgiu o Projeto Mais Esporte que tem como objetivo dar a oportunidade a 100 jovens em idades entre 10 e 14 anos, de participarem de aulas de Judô e outras atividades, além de receberem os uniformes necessários a prática desse esporte, gratuitamente.

Este projeto terá como critério de seleção jovens que estejam matriculados em 2010 nas escolas da rede pública de ensino (estaduais e municipais) que estejam localizadas em áreas de risco da cidade de Garanhuns. Os organizadores do Mais Esporte irão visitar escolas para recrutar jovens para participarem do Projeto.

Bispo de Garanhuns é juiz do Vaticano

A nomeação de Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Bispo de Garanhuns, na última segunda-feira, pelo Papa Bento XVI, para o cargo de Juiz do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, no Vaticano, motivou o pronunciamento do deputado Izaías Régis (PTB), na tarde de ontem.

Segundo o parlamentar, a nova função do bispo pode ser comparada, na Justiça brasileira, ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal. "O Tribunal do Vaticano é quem deve julgar, em última e definitiva instância, as questões judiciárias da Igreja Católica, bem como, quando solicitado, avaliar atos dos discatérios da Cúria Romana, com uma decisão judicial definitiva e inapelável", detalhou Izaías Régis, reproduzindo palavras do recém-nomeado juiz.

Por tudo isso, o petebista solicitou um Voto de Aplauso da Assembleia Legislativa para Dom Fernando Guimarães.

De acordo com Régis, o religioso é o primeiro bispo da América Latina a integrar os quadros do Tribunal, que é a instância mais alta da administração da Justiça na Igreja Católica.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Núcleo de Apoio a Saúde da Família reforça os trabalhos dos PSF’s



Com o objetivo de complementar as ações do Programa de Saúde da Família (PSF), a Prefeitura de Garanhuns implantou no segundo semestre do ano passado, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) no Município. Os trabalhos visam à prevenção e a promoção de saúde pública, através da formação de grupos de atenção e da promoção de palestras que possibilitem a reflexão por parte da população quanto a necessidade de vivenciar práticas saudáveis em seus cotidianos.

Segundo o coordenador da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Garanhuns, Robervan Pedrosa, o NASF é composto por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, fisioterapeuta, professor de educação física, psicólogo e nutricionista. Estes profissionais trabalham realizando diagnóstico e tratamento dos diferentes distúrbios que assolam a população, com grupos de diabéticos, hipertensos, tabagistas, alcoólatras e em casos de gravidez na adolescência, realizando, ainda encaminhamentos para outros profissionais e especialidades.

Os atendimentos acontecem nos PSF’s dos bairros Aluízio Pinto, Boa Vista (1, 2, 3), Cohab 2 (1, 2, 3), bem como no PSF do Sítio Estivas. “Essas comunidade beneficiadas têm uma situação privilegiada com relação aos serviços de saúde, pois contam com o apoio de uma equipe com o trabalho focado num objetivo de prevenção”, comemora Robervan Pedrosa. O Plano Municipal de Saúde prevê que até 2013 seja feita a expansão dos trabalhos do NASF para as demais Unidades de Saúde da Família.

De acordo com o último Relatório Semestral das Ações de Saúde do NASF, de julho a novembro de 2009, foram realizados 2.328 atendimentos no Município. “A inclusão da equipe multiprofissional do NASF junto à equipe que compõe o PSF e a rede de saúde do Município, interagindo com a comunidade trouxe diversos benefícios, promovendo o fortalecendo do nível de educação e saúde da população”, avalia o coordenador da Atenção Básica.

Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns

Lei Regulamenta Poluição Sonora em Garanhuns

Com o objetivo de assegurar a tranqüilidade do cidadão com relação à emissão de sons e ruídos em níveis que causa incômodo, bem como para que haja uma mudança de cultura nos hábitos da sociedade, a Prefeitura de Garanhuns anuncia que foi sancionada pela Câmara de Vereadores a Lei nº 3694/2009, que disciplina a emissão de poluição sonora produzida por estabelecimentos comerciais e veículos móveis com equipamentos sonoros.


A Lei Municipal proíbe a emissão de ruídos sonoros, barulhos e rumores nas proximidades de repartições públicas, escolas, hospitais, casas de saúde, teatros, cinemas, tribunais e igrejas, em seus horários de funcionamento, respeitando o limite de 300 metros de distância. A proibição é permanente com relação aos hospitais e casas de saúde, independente do horário.

A normatização também prevê a proibição, em logradouros públicos, de anúncios ou propagandas comerciais por meio de instalação de equipamentos ou amplificadores de som, tais como: apitos, buzinas, cornetas, auto-falantes, caixas de som, tambores, bandas e conjuntos musicais, entre outros, por parte de estabelecimentos comerciais e/ou ambulantes. Na proibição também se inclui a emissão de ruídos no interior dos estabelecimentos, que sejam ouvidos na parte exterior.

Já a Mídia Volante, realizada por carro-de-som, somente é permitida no horário compreendido das 8 às 20 horas, de segunda a sábado, e nos domingos das 9 às 14 horas. No centro da cidade, sobretudo na avenida Santo Antonio, está proibida a circulação de propaganda. Se verificada a infração, o Poder Público Municipal poder aplicar multa no valor de R$ 100 a R$ 200, aplicadas em dobro no caso de reincidência. O objeto móvel que der causa a infração desta Lei será apreendido, de acordo com a legislação vigente.

PREJUÍZOS – A poluição sonora ofende o meio ambiente e, conseqüentemente, afeta o interesse coletivo, na medida em que os níveis excessivos de sons e ruídos causam deterioração na qualidade de vida, na relação entre as pessoas, sobretudo quando acima dos limites suportáveis pelo ouvido humano. Também é prejudicial ao repouso noturno e ao sossego público, em especial nos grandes centros urbanos. Estas nocividades estão em função da durabilidade, da repetição e, em especial, da intensidade auferida.

Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Garanhuns comemora 131 anos

Uma programação marcada pela alegria. É com este intuito que a Prefeitura de Garanhuns formata a programação festiva alusiva aos 131 anos da cidade, comemorado no próximo dia 4 de fevereiro.

No dia 3 de fevereiro, véspera do feriado de aniversário da cidade, a partir das 21 horas, Djair e Banda, Mourinha do Forró e Edu & Maraial, se apresentam em estrutura montada na Esplanada Guadalajara. O evento contará com uma infra-estrutura composta por banheiros químicos, palco, som e iluminação. A segurança será realizada pela Polícia Militar e servidores de empresas contratadas. A expectativa da Prefeitura é que a Festa do Aniversário reúna cerca de 50 mil pessoas.

No dia 4, data em que Garanhuns completa 131 anos de elevação a categoria de Cidade, a população do Município acordará ao som de uma Alvorada Festiva, com salva de fogos nas Colinas da Cidade. O show pirotécnico acontece às 6 horas da manhã. As comemorações ainda reservam a solenidade de hasteamento dos pavilhões: nacional, estadual e municipal, às 7h 40mim. O Momento acontece defronte ao Palácio Celso Galvão e contará com a participação da Banda de Música do 71º BI Mtz.

Para finalizar os festejos na quinta-feira, 4, será realizada Celebração Eucarística na Catedral de Santo Antônio, presidida pelo Bispo Diocesano de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães às 19h: 20min.


Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns

Governo e População no combate a Dengue

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde e por intermédio da Diretoria de Vigilância à Saúde, deu início a Campanha de Prevenção e Combate a Dengue em Garanhuns. A medida é de caráter urgente devido as fortes chuvas e o calor excessivo que têm atingido o Município nos últimos dias, propiciando um ambiente favorável à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.


O diretor de Vigilância a Saúde do Município, Marcos André, explica que com o acúmulo da água da chuva, calor e umidade, aqueles ovos que estavam nos reservatórios foram encobertos pela água e eclodiram. A conseqüência disso foi o aumento do índice de infestação que subiu muito além do esperado. “Para se ter uma idéia, um índice de infestação predial de três pontos percentuais já é considerado de alto risco, e hoje em Garanhuns nós estamos com 7,9 pontos percentuais. Esse índice se traduz num risco iminente de volta da doença ao Município”, alerta o diretor.

Os Agentes de Endemias estão trabalhando nos turnos manhã e tarde para fazer a cobertura de 100% da área urbana do Município. “Os agentes estão trabalhando, mas são apenas 60 para um Município de mais de 130 mil habitantes. Por isso, é de fundamental importância que a população se engaje, e se preocupe em eliminar os focos. Sem a ajuda da população o trabalho da Secretaria de Saúde é ineficaz, já que após a visita do Agente de Endemias, a responsabilidade é de quem fica em casa”, enfatiza Marcos André.

O Diretor orienta que a população não deixe acumular água em nenhum tipo de recipiente. “Coloque-o de cabeça para baixo, fure ou esvazie, mas não deixe juntar água. Se cada um tomar suas providencias, nós vamos conseguir eliminar os focos“, alerta. O cidadão que não receber a visita do Agente de Endemias em sua casa pode solicitá-la através do telefone do Centro de Controle Ambiental do Município pelo número: (87) 3762-7024.

Após 60 dias será feita uma nova amostragem que indicará o resultado desse trabalho. Um amplo trabalho de divulgação complementará as ações de combate a Dengue em Garanhuns


Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns

Governo realiza atualização do Inventário Turístico de Garanhuns

O Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, realiza no período de 26 a 29 de janeiro, a atualização do Inventário Turístico de Garanhuns. O objetivo é diagnosticar o que o Município oferece para os turistas e a comunidade local com relação a infra-estrutura turística.

Equipes da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR) e da Secretaria Municipal de Turismo estão visitando os segmentos turísticos do Município, aplicando questionários específicos e catalogando toda a condição e oferta de infra-estrutura básica e turística que o Município disponibiliza.

“Trata-se de uma radiografia do produto histórico e turístico que o Município tem. É um trabalho que divulga nossa cidade e ainda pode servir como fonte de pesquisa para trabalhos acadêmicos”, registra a diretora de Turismo, Ana Nery. Todo material estará acessível ao público, através do site da EMPETUR, no endereço eletrônico www.setur.pe.gov.br e no site da Prefeitura de Garanhuns: http://www.garanhuns.pe.gov.br/


Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhus