Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Projetos visam reduzir crimes com ações culturais

Valorizar a cultura pernambucana e oferecer atividades extraclasse aos estudantes da rede estadual de ensino, por meio da música e da dança. Esses são os objetivos expressos pelo 1° vice-presidente da Casa Joaquim Nabuco, deputado Izaías Régis (PTB), nos projetos de Lei Ordinária números 1.463/2010 e 1.489/2010. As proposições foram debatidas, ontem pela manhã, em audiência pública conjunta promovida pelas Comissões de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) e de Educação e Cultura. Os colegiados são presididos, respectivamente, pelos deputados petistas André Campos e Teresa Leitão.

Durante o debate, Régis, que é autor das proposições, observou serem as melhores alternativas para ocupar os jovens e mantê-los afastados da criminalidade. O petebista usou como exemplo a cidade de Garanhuns, no Agreste.
Segundo disse, houve avanço no envolvimento de adolescentes em delitos, no município, “assim como em todo o Brasil”. “Não adianta apenas oferecer disciplinas formais. Hoje, quando acabam as aulas, os estudantes ficam nas ruas”, argumentou.

Para o parlamentar, se existissem investimentos diferenciados em educação, “seria possível, até mesmo, reverter os índices de consumo de drogas”. Para tanto, o petebista defendeu a aprovação dos textos que visam implementar os Projetos Danças do Folclore Pernambucano e Música nas Escolas. “A Lei Federal nº 11.769, inclusive, prevê a viabilização de iniciativas do tipo”, acrescentou. Ambas propostas serão votadas, na próxima terça-feira, na CCLJ.

Caso aprovadas, serão ministradas aulas de ritmos como frevo, forró, maracatu, ciranda, coco e outros.

Além dos parlamentares integrantes dos dois colegiados, participaram da audiência pública representantes do Conservatório Pernambucano de Música, da Secretaria de Cultura e da Associação de Pais de Alunos de Pernambuco. Todos demonstraram apoio à ideia do petebista.

Reunião Ordinária – Ainda no encontro, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça distribuiu oito propostas e aprovou outras sete.


Fonte: Publicado no Diário Oficial do Estado



terça-feira, 27 de abril de 2010

Comissões debatem adoção de projetos culturais nas escolas

Aulas de música e dança nas escolas de Pernambuco. Esse é o objetivo de dois projetos de lei do deputado Izaías Régis, do PTB, que foram debatidos, nesta terça (27 de abril), em audiência pública conjunta das Comissões de Justiça e de Educação.

Uma das matérias institui o projeto Danças do Folclore Pernambucano. Por meio da iniciativa, alunos das escolas estaduais poderão participar de atividades extraclasse sobre o ensino do frevo, forró, maracatu, ciranda, coco e outras danças típicas da região.

A matéria seguinte cria o projeto Música nas Escolas. A medida, que é inspirada em lei federal, pretende incluir o aprendizado da música e suas mais variadas manifestações na grade curricular do ensino público e privado.

Segundo o deputado Izaías Régis, a adoção de atividades artísticas nas escolas contribui com a melhoria do desempenho dos alunos nas demais disciplinas e os afasta do mundo do crime e das drogas.

O diretor-geral do Conservatório Pernambucano de Música, Sidor Hulak, apoiou a iniciativa parlamentar. Ele comentou que o ensino da música deve ser feito de forma lúdica e pedagógica, valorizando a produção de compositores locais.

A audiência também contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Cultura, da Prefeitura de Garanhuns e da Associação de Pais e Mães de Alunos.

Na Comissão de Justiça, os dois projetos serão relatados pelo deputado Raimundo Pimentel, do PSB. O presidente do colegiado, André Campos, do PT, informou que a discussão das matérias deve acontecer na reunião da próxima terça (quatro de maio).

Fonte: http://www.alepe.pe.gov.br/

Femuarte contabiliza sexta edição

A realização da 6ª edição do Festival de Música e Arte de Garanhuns (Femuarte), entre os dias 23 e 24 de abril, foi comemorada, na tarde de ontem, pelo 1° vice-presidente da Alepe, deputado Izaías Régis (PTB). O evento contou com a participação de atrações nacionais, a exemplo da banda Jota Quest e do cantor Fábio Júnior, além de artistas locais como Os Valvulados, Gilberto & Banda, Alexandre Revoredo, Anjos Dourados e L100. “Mais de cem mil pessoas, de acordo com o Corpo de Bombeiros, estiveram na Esplanada Guadalajara, nos dois dias da Femuarte. Sentimos que a cidade se modificou totalmente e o comércio teve a oportunidade de vender mais”, destacou o petebista.


Este ano, porém, o Festival foi reduzido de quatro para dois dias. “Tivemos dificuldades em conseguir apoio financeiro, mas agradeço aos patrocinadores da iniciativa privada”, observou Régis, acrescentando que, para as próximas edições, espera o apoio do Governo do Estado e do Ministério do Turismo. O parlamentar agradeceu à imprensa da localidade – blogs, sites e a Rádio 87 FM – por transmitir informações da festa.

Fonte: Diário Oficial do Estado

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dep. Izaías Régis comemora e desabafa no 6º FEMUARTE.

Um mar de gente esteve na Esplanada Guadalajara em Garanhuns para a VI edição do FEMUARTE 2010, que foi um sucesso. Na sexta-feira, Gilberto e banda e os alagoanos do L 100 subiram no palco e fizeram o público cantar e dançar com vários hits dos anos 80. Os mineiros do Jota Quest, que tocaram pela primeira vez em praça pública em Garanhuns, fizeram um apresentação de mais de duas horas de shows empolgados com público que cantavam e se divertiam com seus grandes sucessos musicais, “Na moral”, “Fácil”, “As dores do Mundo” e os sucessos do seu álbum “La Plata”. No sábado, a oportunidade de mostrar o seu trabalho musical foi oferecida aos artistas locais, Alexandre Revoredo, ao grupo Anjo Dourado, a rapaziada descontraída dos Valvulados, que está de malas prontas pra tocar em Cuba.


Mas o brilho da noite estava voltado para o cantor e compositor Fábio Jr que embalou o público de 40 mil pessoas até o último momento com a música “Caça e Caçador”.

Neste ano, a produção do evento apostou no gosto musical do público de Garanhuns e região trazendo o que de fato eles queriam ouvir e ver. A praça de alimentação, suas tendas e chalés estavam cheios, os hotéis e restaurantes garantem aumento no faturamento e o comercio formal e informal: os ambulantes, os artesãos, os taxistas saíram muito satisfeitos com o resultado. Os apresentadores do evento, Eduardo Peixoto e Renata Amaral, registravam o trabalho do Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros no evento que não obteve nenhuma ocorrência, garantindo a segurança que quem estava por lá.

O Dep. Estadual Izaías Régis foi ao palco do FEMUARTE e falou para uma platéia de 40 mil pessoas antes do show do Fábio Jr, desabafando sobre as calunias que veem sofrendo neste ano eleitoral. “Gostaria aqui de dizer pra vocês em poucas palavras que amo Garanhuns e sempre penso no melhor para a região do Agreste Meridional, tomem cuidado com pessoas que não querem o bem de Garanhuns e da região e andam mentindo para seu bem, querendo acabar com as coisas boas que temos aqui. Agradeço a todos que vieram aqui prestigiar o evento que faz com que a economia local cresça e que coloca Garanhuns na posição que merece no cenário cultural e turístico, você que não é daqui, volte a nossa cidade que será muito bem recebido”, o público respondeu ao parlamentar com aplausos. O parlamentar é o idealizador do FEMUARTE, o maior Festival em premiação do Brasil, diz que no ano que vem voltam à participação dos artistas que concorrem com as premiações, o que não foi possível acontecer este ano.

A empresa Bicho Eventos pelo quarto ano fez a produção do FEMUARTE, e grandes parcerias foram fechadas: Ferreira Costa, Frango Nato, Bom Gosto, Vitarela, Iza Calçados, Droga Rápida, Nova Schin, Passarela, Studio C, além do apoio da Prefeitura de Garanhuns, da CNI e do SEBRAE, foram de grande importância para a realização e do sucesso desta edição. Podemos também destacar o trabalho da única Rádio de Garanhuns a 87FM que transmitiu os shows pra quem não pode estar na praça, além da cobertura dos profissionais da TV Asa Branca, TV Jornal e diversos jornais, revistas, sites e blogs que registraram os melhores momentos do Festival.







sexta-feira, 23 de abril de 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Estragos provocados pela chuva repercutem

O deputado Izaías Régis (PTB) decidiu usar a tribuna da Casa, na tarde do dia 20/04 para comentar os estragos que as fortes chuvas causaram no município de Garanhuns, Agreste. A cidade decretou estado de emergência, desde a semana passada.


“As ruas apresentam buracos profundos, que se transformaram em crateras e, se não forem adotadas providências urgentes, podem causar acidentes graves. Apelo ao secretário de Transportes, Eugênio Moraes, que envie uma patrulha para realizar serviços como tapa-buracos”, disse. Outros problemas, a exemplo das galerias estouradas e casas interditadas, também foram mencionados.

O 1º vice-presidente comentou que a população prejudicada “reclama e cobra dos políticos providências” e informou que o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos, esteve anteontem no Recife, pois está preocupado com a situação. Para o parlamentar petebista, uma parceria entre os Governos Estadual e Municipal seria importante para recuperar a localidade.


Publicado no Diário Oficial do Estado em 21/04/2010.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Forças armadas preparam jovens

O Programa Mais Educação possibilitará aos jovens de escolas públicas praticar esportes em espaços disponibilizados pelas Forças Armadas. A iniciativa, fruto de uma parceria entre os Ministérios da Educação (MEC) e da Defesa, recebeu elogios, ontem, do deputado Izaías Régis (PTB). “Com a medida, muitos jovens poderão praticar esportes com instrutores do Exército, Marinha e Aeronáutica”, comentou. Em Pernambuco, seis quadras oferecerão a atividade; sendo quatro na Região Metropolitana do Recife (RMR), uma em Petrolina e outra em Garanhuns, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizada.


“Vamos buscar outras parcerias com o Estado e o setor privado, a fim de que mais estudantes possam ter acesso às aulas”, frisou, acrescentando que a Associação Caruaruense de Ensino Superior já colocou estudantes de Educação Física à disposição para estagiar no 71º BI gratuitamente.

Uma proposição da autoria de Régis, que possibilita alunos de escolas públicas praticar judô, em uma academia de Garanhuns, também foi comentada.

Inicialmente, cerca de cem alunos escolhidos pelas escolas terão aulas três vezes por semana. “Os pais ficaram muito felizes”, disse, destacando, ainda, o Programa Forças no Esporte, do Ministério dos Esportes. O projeto atende a diversas crianças em unidades das Forças Armadas no Estado. “Estão todos de parabéns”, pontuou.

A previsão é que 73 quadras sejam utilizadas no Programa Mais Educação.

Entretanto, o número pode aumentar, dependendo de acertos entre diretores das unidades de ensino e comandantes das corporações. Os alunos terão atividades esportivas e culturais no turno em que não estiverem em sala de aula. “As crianças que estudam pela manhã participam do projeto à tarde e vice-versa”, explicou





Publicado no Diário Oficial do Estado em 20/04/2010.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mais votados


OS MAIS VOTADOS – Alguns observadores da cena política local acham que, na avaliação que fiz, ontem, dos deputados estaduais com potencial acima de 40 mil votos nas eleições deste ano no chapão governista também poderiam ser incluídos os petistas Sérgio Leite e André Campos e os trabalhistas Izaias Régis e Geraldo Coelho. Entre os que tentam o primeiro mandato incluiria, também, Pedro Serafim Neto (PDT), que parte com uma estrondosa votação de Ipojuca.


Fonte: www.blogdomagno.com.br

Cine Mais Cultura beneficia Garanhuns

A população de Garanhuns, Agreste do Estado, terá acesso a produções cinematográficas, por meio do Projeto Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A informação foi repassada, ontem, pelo 1º vice-presidente da Casa, deputado Izaías Régis (PTB).

“Os novos cines atuarão em 12 regiões do Estado. Investir no segmento cultural significa investir na educação dos jovens. A iniciativa ajuda a retirá-los das ruas e afastá-los das drogas. Os cines aprovados receberão a aparelhagem necessária e oficinas de capacitação”, destacou o petebista, que ainda parabenizou o deputado Ângelo Ferreira (PSB), ex-prefeito de Sertânia, pela aprovação de 13 unidades na Região do Sertão do Moxotó. Informações da equipe executiva do Programa Mais Cultura apontam o início das atividades a partir de junho.

O Cine Mais Cultura tem como objetivo fomentar a criação de locais de exibição de filmes em municípios que não têm amplo acesso à produção audiovisual brasileira.


Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco.


Bombeiros prestam homenagem a Régis

Quatro representantes do Corpo de Bombeiros compareceram ao gabinete do deputado Izaías Régis para prestar uma Homenagem de Agradecimento aos Suplementos do Curso de Formação de Oficiais de Administração – CFOA/BM.



Na oportunidade foi entregue um Troféu ao Deputado como forma de reconhecimento e agradecimento, por todo apoio oferecido ao Corpo de Bombeiros, como a fundação do Corpo de Bombeiros de Garanhuns, abertura do quadro para oficias administrativos entre outras ações em beneficio da Corporação.





quinta-feira, 15 de abril de 2010

Terezinha festeja 46 anos de existência


Antigo distrito de Bom Conselho, a cidade de Terezinha comemorou 46 anos de emancipação política. A data foi lembrada, ontem, pelo 1º vice-presidente da Alepe, deputado Izaías Régis (PTB). Localizada no Agreste, a localidade contabiliza sete mil habitantes. De acordo com Régis, o “jovem” prefeito Alexandre Martins (PR) tem se esforçado à frente do Executivo .


“Em breve, serão entregues cem casas populares, unidades da academia da cidade, dois acessos ao município cidade, biblioteca informatizada, além de diversas reformas, como a da praça principal. O prefeito Alexandre Martins começou a transformar a cidade, em um ano e quatro meses de gestão”, ressaltou Régis, acrescentando que “gostaria de ver em todo o Agreste a ousadia do gestor”.

Terezinha, antiga Vila de Santa Terezinha, é berço do deputado. “Tenho orgulho de ter nascido e iniciado meus estudos na antiga vila. Meu pai, Antônio Régis da Silva, foi o primeiro prefeito”, lembrou.

A emancipação foi comemorada na última terça-feira (13) e a filha de Abílio Alves de Miranda, que, juntamente com o pai de Régis foi um dos autores da solicitação para transformar a vila em cidade, recebeu o Título de Cidadã, na Câmara de Vereadores.


Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Izaías Régis consegue Ônibus para estudantes de Garanhuns e outras cidades do Agreste Meridional.

Em quatro de novembro de 2009, informamos a população do Agreste Meridional sobre a conquista dos ônibus escolares para os Municípios de Correntes, Saloá, Terezinha, Capoeiras e Garanhuns. A solicitação foi feita pelo Dep. Estadual Izaías Régis, em parceria com o Dep. Federal Armando Monteiro Neto, ao Ministério da Educação que autorizou os recursos através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Já se encontra no pátio do Centro Administrativo de Garanhuns o ônibus que beneficiará diversos alunos da rede pública de ensino da zona rural e urbana do Município. O ônibus tem capacidade para 57 passageiros sentados além de acento especial adaptado para cadeirantes.

Outros Municípios como Capoeiras e Saloá também já receberam este suporte para dar maior segurança aos alunos em seus deslocamentos até a escola. Faltam ainda receber os Municípios de Terezinha e Correntes previsto para este ano.

A conquista só foi possível graças ao Ministério da Educação que executa atualmente dois programas voltados ao transporte de estudantes: o Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), que visam atender alunos moradores da zona rural.

O Dep. Federal Armando Monteiro e o Dep.  Estadal Izaías Régis estão sempre atentos as oportunidades que possam beneficiar a população do Agrente Merional.






terça-feira, 13 de abril de 2010

Terezinha comemora 46 anos de emancipação política com o apoio do Dep. Izaías Régis.


O Município de Terezinha comemora no dia de hoje os 46 anos de emancipação política e o Dep. Izaías Régis marca presença nas comemorações.
O início do povoado ocorreu a partir de uma mercearia no Sítio Limeira de propriedade de Agostinho Ferreira Cavalcante. A mercearia foi inaugurada por Abílio Alves de Miranda. Terezinha (1948 - 1964) era só uma vila que pertencia aos territórios de Bom Conselho. Em 1963, Abílio Alves de Miranda junto com Adauto Gomes lutaram bastante para transformar Terezinha em um Município, o que ocorreu em 20 de dezembro de 1963 pela lei estadual nº 4.958. Em 1964 foi instalado o município, tendo Antônio Régis como prefeito interino (indicado pelo governador Miguel Arraes).

O município está localizado na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, com paisagem típica do semi-árido nordestino. Parte da área a leste, está inserida na unidade geoambiental do Planalto da Borborema. Possui uma área de 213 km². Sua população estimada em 2007 era de 6.735 habitantes.

Acesso Rodoviário pode ser feito através da: PE-218, BR-424, BR-423 e BR-232 (via Garanhuns e Caruaru). A distância para a Capital do Recife é de 260 Km.

O Dep.Izaías Régis, filho desta terra, vem trabalhando para melhorar a vida da população, juntamente com o Prefeito Alexandre Martins.

Entre as ações, podemos destacar a conquista em parcerias e recursos para as obras que, em todo o dia de hoje, serão inauguradas:

- Inauguração da Praça Vereador Lorinaldo Fêlix Vieira, Reforna da sede da Prefeitura, Inauguração da Biblioteca Municípal, inclusive, do espaço Sala de Leitura Manoel Galvão, além da entrega das latas de tintas (parceiro Óasis Tintas) para a pintura de mais de 140 casas no novo loteamento Ademário Gomes.

Seguindo as comemorações dos 46 anos de amancipação, a noite promete ser bem animada com os shows de Gilberto e Banda e do forrozeiro Alcimar Monteiro, a partir das 21 horas.


Chuvas castigam Garanhuns

A proximidade do Inverno e, consequentemente, do período de chuvas preocupa uma parcela dos pernambucanos devido às enchentes e deslizamentos de barreiras que ocorrem com mais frequência nesse período.

Visando esclarecer a sociedade e debater medidas preventivas com os órgãos competentes, a Comissão de Negócios Municipais da Casa Joaquim Nabuco promoverá uma audiência pública, na manhã da próxima segunda-feira (19/04), onde a população será orientada sobre como agir diante de um possível aumento da quantidade de chuva. Durante a reunião plenária do último dia 12 de abril, o 1° vice-presidente da Alepe, deputado Izaías Régis (PTB) comentou sobre os estragos causados pela chuva.

Régis ressaltou a situação do município de Garanhuns, no Agreste Meridional, que, na manhã de ontem, decretou situação de emergência em decorrência do volume de chuvas registrado desde a semana passada. “A água destruiu todas as ruas calçadas e as que não tinham calçamento estão com crateras de até três metros de profundidade. Uma das mais prejudicadas foi a rua Chico Mendes, no bairro de Jardim Petrópolis, onde residências ruíram e 12 famílias tiveram que ser removidas devido ao risco de desabamentos”, lamentou.

Além de Jardim Petrópolis, a comunidade da Liberdade também apresenta áreas de risco, principalmente na Vila 4 de Fevereiro, uma área que é marcada pela ocupação desordenada e por construções precárias.

O petebista fez um apelo ao Governo do Estado e à Secretaria de Transportes, a fim de que auxiliem a localidade cedendo equipamentos. De acordo com Régis, o prefeito Luiz Carlos de Oliveira tem tratado o problema com “responsabilidade”.



segunda-feira, 12 de abril de 2010

Garanhuns é contemplada com Projeto Cine Mais Cultura

A partir do dia 12 de abril de 2010, Pernambuco passa a contar com 46 novos projetos contemplados no edital estadual do Cine Mais Cultura, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Os novos cines atuarão em nove das 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Dos projetos aprovados, 14 foram apresentados por pontos de cultura e passam a integrar as ações desenvolvidas pelos grupos culturais locais

Entre os 60 projetos inscritos, Garanhuns, através da Associação do Comércio da Indústria e Agroindustrial de Garanhuns e Agreste Meridional – ACIAGAM, foi a única cidade do Agreste Meridional contemplada com Projeto Cine Mais Cultura. Ao todo foram aprovados 17 projetos na Região Metropolitana do Recife, sete na Zona da Mata Norte, nove no Agreste e 13 no Sertão do Moxotó.

Esta é uma importante conquista para o desenvolvimento cultural de Garanhuns, pois além de levar o cinema brasileiro a região, estimula a produção cinematográfica e contribui com a formação do pensamento crítico da população.

O Cine Mais Cultura faz parte do projeto Mais Cultura, do Ministério da Cultura, que tem como objetivo criar salas de exibição audiovisual no maior número possível de cidades no Brasil. Atualmente, só 8% das cidades brasileiras possuem cinemas, a grande maioria voltados exclusivamente para o cinema comercial, com pouco espaço para a produção nacional e filmes de caráter artístico que não estão mais em circulação.

O Cine Mais Cultura promove a criação de locais de mostra de filmes em municípios que tem pouco acesso à produção audiovisual, além do estímulo à exibição de filmes brasileiros. Os cines aprovados recebem a aparelhagem necessária e oficinas de capacitação que visam construir uma rede de formação de platéia em todo Brasil.

As ações também vão contar com o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e da Federação Pernambucana de Cineclubes. Todos os aprovados no edital recebem uma kit com câmara digital, aparelho de DVD, projetor, telão, rack, e um acervo de filmes brasileiros (curtas, médias e longas metragens) selecionados pela Programadora Brasil e oficina de capacitação para realizar sessões de cinema semanais. A capacitação, realizada pelo MinC, contemplará dois representantes de cada projeto selecionado, em data ainda a ser definida.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

VI EDIÇÃO DO FEMUARTE VAI ACONTECER.

Depois de muitas especulações sobre a realização do Festival de Música e Arte de Garanhuns viemos informar que o evento vai acontecer.

O Dep. Izaías Régis conseguiu recursos através do Governo Federal – Ministério do Turismo, do Governo de Pernambuco e o apoio do Governo Municipal para a realização da VI edição do FEMUARTE em 2010.

O evento vai acontecer na Esplanada Cultural Guadalajara, nos dia 23 e 24 de abril do corrente ano. Grandes atrações subirão ao palco:

Sexta-feira: Gilberto e Banda, L100 e Jota Quest.

Sábado: Alexandre Revoredo, Valvulados, Anjos Dourados e Fábio Jr.

Além de boa música, no espaço do evento, o público vai poder conferir a feira de artesanato e se deliciar na praça de alimentação.

O FEMUARTE mudou o formato este ano: não haverá a participação dos artistas que concorriam a premiações, porém a produção do evento informa que no próximo ano voltarão às inscrições normalmente.

A expectativa de público para os organizadores é de 80 mil pessoas nos dois dias do evento.

O Dep. Izaías Régis afirma que “a realização do Festival de Música e Arte é uma vontade da população de Garanhuns. Não poderia deixar de buscar incentivos para realizá-lo. O comércio local, a rede hoteleira, os restaurantes, o comércio informal só têm a ganhar com a realização deste evento e de outros que acontecem durante todo o ano aqui em nossa cidade. Darei total apoio nos eventos culturais do Município, pois acredito no potencial turístico de Garanhuns”.

SAGA - Sociedade dos Artista de Garanhuns promovem evento com crianças do Coque.


 

Projeto tem continuidade nos dias 15, 23 e 30 de abril nas cidades de Recife, Caruaru e Garanhuns.


Projeto Circulação de Música Instrumental - Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque

Finalizando a programação, a cidade de Garanhuns recebe o projeto no dia 30 de abril, às 19h, no Centro Cultural*. A noite terá os concertos da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, que se apresenta com o grupo Quarteto de Cordas Intermezzo.

Paralelamente aos espetáculos aberto ao público, acontecem concertos-aula em colégios da rede pública. O intuito dessas apresentações é fazer da música um veículo educativo e socializante, onde serão disponibilizadas informações técnicas e artísticas do universo musical erudito e popular, de maneira lúdica e criativa.

Cidade: Garanhuns
Data: 30/04
Local: Convento dos Capuchinhos
Horário: 20h

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dep. Izaías Régis apoia Curso para técnicos e auxiliares de enfermagem das Maternidades do Agreste Meridional..

A Supervisora Regional da ESSPE, Mayra Emanuelly S. Balbino procurou o Dep. Izaías Régis solicitando apoio e espaço físico para a realização do Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Assistência Materno-Infantil.  O pedido foi atendido prontatmente e as aulas serão ministardas na sede da ACIAGAM, em Heliópolis, Garanhuns. Profissionais do Dom Moura, do Hospital Municípal de Garanhuns e de Bom Conselho estarão fazendo parte das turmas.

O Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil é um compromisso do governo federal para acelerar a redução das desigualdades no Nordeste e na Amazônia Legal. A prosposta é reduzir em, no mínino, 5% ao ano a mortalidade infantil. E uma das metas desse Pacto é a qualificação dos técnicos e auxiliares que trabalham na assistência materno-infantil das maternidades.

Em 26 de maio, o ministro da saúde, José Gomes Temporão, participou da cerimônia de assinatura de acordo com o Governador de Pernambuco.

Segundo Mayra Balbino, o curso será implantado pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESSPE), que tem o objetivo de qualificar os técnicos e auxiliares de enfermagem das maternidades, segundo as diretrizes do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, como também formar trabalhadores sensibilizados com o perfil epidemiológico das principais causas de mortes infantis decorrentes do ciclo gravídico-puerperal, desenvolver competências profissionais, nas dimensões técnica, ética, política e comunicativa, garantir a qualidade do atendimento a gestantes e RNs nas maternidades.

Nesta quarta-feira (07/04), haverá a Aula Inaugural do Curso com o coordenador pedagógico da ESSPE, Dr. Mário Correia, e está confirmada a presença dos secretários de saúde dos respectivos municípios, como também dos diretores e coordenadores de enfermagem dos hospitais, além dos docentes e alunos. Ocorrerá em dois momentos: às 13:00h no Município de Bom Conselho para a turma do Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso (10 alunos), e às 15:00h para as duas turmas do município de Garanhuns, do Hospital Regional Dom Moura (30 alunos) e do Hospital Municipal de Garanhuns (20 alunos).

O curso tem uma carga horária de 180h, que tem em sua matriz curricular disciplinas introdutórias que abordam sobre a epidemiologia, pacto pela redução da mortalidade infantil, ética, humanização, relações interpessoais, além dos conhecimentos a cerca das complicações que envolvem a mulher no ciclo gravídico-puerperal e o recém-nascido, com a finalidade de promover subsídios que propiciem a formação de recursos humanos, trazendo a reflexão dos profissionais, com o objetivo de modificar suas práticas no trabalho e conseqüentemente atingir as metas do Pacto, que é a redução dos óbitos neonatais.

Para o Dep. Izaías este curso é de suma importância para os profissionais de saúde e para a população que precisa do atendimento em nosso Agreste Merional.  

Dep. Izaías Régis faz a criançada mais feliz na Páscoa.


Mais de três mil crianças receberam a visita do coelho da páscoa nas escolas de Garanhuns. O Dep. Izaías Régis enviou mais de três mil ovos de páscoa para fazer a alegria da criançada que estuda em escolas públicas no município de Garanhuns. O trabalho de distribuição, que já vem sendo feito há algum tempo, neste ano, foi entregue diretamente nas escolas. Sua equipe de trabalho visitou sala por sala levando o coelho de páscoa que encantou a criançada. Ao sair das escolas a gratificação de fazer parte desta ação não será esquecida, ficou registrado na equipe de distribuição o sorriso sincero de cada criança.

Agradecemos a recepção das crianças, de cada diretor (a) e de cada professor. Até o ano que vem!!!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Título de Emérito Professor


De acordo com a lei A lei nº 13.972/2009, de autoria do deputado Izaías Régis, os professores integrantes do quadro de magistério da rede pública estadual, que ao se aposentarem e tiverem prestado pelo menos 2/3 (dois terços) do seu tempo de serviço em prol da Educação, receberão o Título de Emérito Professor.

Essa é uma forma de reconhecer e homenagear o trabalho dos profissionais da área de educação da rede pública estadual, que tanto contribuíram para o desenvolvimento e formação dos jovens pernambucanos.

Até o dia 15 de agosto, anualmente, a Secretaria Estadual de Educação terá que enviar à Assembléia Legislativa a relação de dos integrantes do Quadro do Magistério Estadual que receberão o Título.