Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Garanhuns ganha Curso de Medicina

As conquistas obtidas por Garanhuns, no setor educacional, deixaram o 1º vice-presidente da Alepe, Izaías Régis (PTB), ainda mais otimista em relação ao crescimento da localidade. O petebista elogiou a decisão do Poder Executivo que incluiu 40 vagas para o Curso de Medicina, no campus avançado da Universidade de Pernambuco (UPE) instalado no município.


Durante muito tempo, Régis tentou, inclusive junto ao Ministério da Educação (MEC), manter o funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), mas não foi possível. "O governador Eduardo Campos presenteou Garanhuns. Sempre sonhei com a oferta de oportunidades para os jovens do Agreste", comentou, agradecendo ao gestor público. A concorrência foi considerada a mais alta do Brasil, 97 candidatos por vaga.

O deputado acrescentou que a luta para que Garanhuns se torne Pólo Educacional é antiga. O objetivo é formar pessoas nos níveis técnico e superior. “Estamos conseguindo o que almejamos. Temos uma unidade do Senai, que será ampliada com mais oito laboratórios; e está em fase conclusiva o Instituto Federal de Pernambuco, antigo Cefet-PE”, frisou

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco


terça-feira, 26 de outubro de 2010

SAMU em Garanhuns


A instalação do SAMU em Garanhuns atende a várias reivindicações antigas do deputado Izaías Régis, através das indicações nºs 2233/2004, 350/2007 e 3081/2009 visando melhorar o atendimento a saúde da população de Garanhuns e cidades do Agreste Meridional.


Em breve o município de Garanhuns deverá ser contemplado com duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O serviço funciona de maneira ininterrupta, 24 horas, 7 dias por semana ajudando no atendimento na rede pública de saúde, prestando socorro à população em casos de emergência.

Garanhuns, como cidade pólo do Agreste Meridional, deve receber uma Unidade de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado, mais conhecida por UTI Móvel. As Unidades de Suporte Básico atendem aos casos de menor complexidade e possuem equipamentos básicos de suporte à vida. Já as UTIs móveis são equipadas com tecnologia de ponta que ajuda a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves. O SAMU atenderá Garanhuns e alguns municípios circunvizinhos.

O Samu é uma estrutura com ambulâncias e pessoal treinado que realiza o atendimento de urgência e  emergência em vias públicas, ambientes de trabalho e residências. O socorro é prestado depois de chamada gratuita para o telefone 192. Depois do diagnóstico da situação, é designada uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local, ou, de acordo com a gravidade do caso, é enviada uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.

“A população será beneficiada com um atendimento ágil, personalizado e descentralizado, sendo prestado em diferentes pontos da cidade”. Afirmou Izaías.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ciretran de Garanhuns precisa de atenção especial

Garanhuns, no Agreste Meridional, conta, desde agosto, com uma nova Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A unidade, porém, tem sido, ao mesmo tempo, motivo de satisfação e alvo de reclamações por parte da sociedade, de acordo com o deputado Izaías Régis (PTB), que tratou o tema, na manhã de ontem.


De acordo com o 1º vice-presidente da Casa, o acesso ao Departamento de Trânsito (Detran) da localidade, na PE-118, não possui nenhuma sinalização, causando confusão e acidentes. Na tribuna, o petebista fez um apelo ao diretor do Detran-PE com o intuito de que o problema seja solucionado. O Ciretran do município presta, agora, serviços como emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vistoria e emplacamento de veículos, além de possuir um pátio para a realização de provas práticas.

“O Detran já havia idealizado um projeto para sinalizar a área, mas, até agora, nada foi feito”, lamentou.

Fonte: Diário Oficoal do Estado de Pernambuco

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Izaías Régis faz apelo ao Detran

A nova sede do Detran de Garanhuns, no Agreste pernambucano, precisa de sinalização. O alerta foi feito pelo deputado Izaías Régis, do PTB, nesta quarta (20/10). De acordo com o parlamentar, o local foi inaugurado recentemente e tem prestado bons serviços à população.


Mas o deputado informou que estão faltando as placas indicativas que devem orientar as pessoas na chegada ao Detran. Régis fez um apelo à direção do órgão para que solucione o problema.

Fonte: www.alepe.pe.gov.br

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Nova regra para farmácias

A presença do farmacêutico terá de ser garantida nas farmácias do Recife por, no mínimo, cinco horas diárias. Apesar de uma lei federal obrigar os estabelecimentos a dispor do profissional em horário integral desde 1973, a falta de graduados em farmácia no mercado local levou o Ministério Público Federal (MPF) a firmar acordo com empresários do setor, a fim de assegurar um horário de atendimento. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado ontem, mas as lojas ainda têm 60 dias para se adequar.

Redes com atendimento 24 horas terão de oferecer o serviço do farmacêutico por pelo menos 12 horas, de segunda-feira a sábado. As que tiverem mais de dez lojas deverão contar com o trabalhador por dez horas diárias. Apenas as farmácias com menos de dez estabelecimentos precisam cumprir a carga de cinco horas.

O acordo vale por seis anos, até que a oferta de farmacêuticos seja compatível com a demanda do mercado. Segundo a presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PE), até hoje apenas a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) forma profissionais na área. Mas durante a vigência do termo de ajustamento turmas de cinco faculdades particulares e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terão concluído as primeiras turmas.

No Vestibular 2011 da UFPE estão previstas 90 vagas. Estima-se que o setor de farmácias tenha 2,8 mil pontos de venda no Estado hoje, mas o CRF-PE não sabe precisar quantos profissionais estão na ativa. “Esperamos que, ao final dos seis anos, a situação se regularize, tenhamos mais formados e possamos cumprir a lei, sem precisar mais do TAC. Até lá, ele é importante para garantir o direito do cidadão”, espera a presidente do conselho, Elba Lúcia Amorim.

Na avaliação do procurador da república Rafael Ribeiro Nogueira, do MPF, a assinatura do acordo ajuda a evitar que profissionais não qualificados exerçam a função. “É a garantia de que os cidadãos poderão ter acesso a informações sobre medicamentos e a serviços, como medir a pressão arterial, com o profissional que a lei exige”, crê.

Quem já trabalha no mercado recifense comemora a nova regra. “Creio que os clientes agora se sentirão mais seguros”, diz Maria do Carmo Figueiredo, que atua na área há 25 anos.

Além do CRF-PE, a Vigilância Sanitária do Recife será a responsável por fiscalizar o cumprimento da norma. Caso burlem o disposto no termo, proprietários estão sujeitos até a interdição da loja.

Também assinam o TAC o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado e representantes das drogarias.

Fonte:
Do Jornal do Commercio
Publicado em 19.10.2010, às 08h13



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Parabéns a todos os Médicos


Aproveito esta data para dizer do meu respeito e carinho por sua profissão. Admiro sua devoção por ela.
As suas vitórias e conquistas são contadas pelo sorriso no rosto daqueles que recuperam o prazer da vida através do seu trabalho e dedicação.

Um grande abraço e parabéns pelo seu dia!

15 de outurbro - Dia dos Professores



Parabéns a todos os professores!!!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Izaías Régis é o deputado mais bem votado em Garanhuns


O deputado Izaías Régis - PTB foi reeleito com 35.861 votos, o parlamentar, que continuará representando o Agreste Meridional na Assembléia Legislativa, chega ao terceiro mandato consecutivo obtendo o primeiro lugar como o mais votado no município de Garanhuns. O resultado se deve ao trabalho incansável de Izaías em benefício dos municípios do Agreste Meridional.
Pela terceira vez, Izaías chega ao final de mais uma disputa eleitoral como o parlamentar mais votado de Garanhuns. Em 2002 obteve 43.367 votos. Em 2006, foi eleito novamente com 33.195 votos e em 2010 foi reeleito com 35.861 votos, sendo 13.306 votos em Garanhuns.

O resultado obtido nas urnas foi comemorado por Izaías junto com seus eleitores com uma grande festa no seu comitê e na sua residência.

Município Quantidade de votos Classificação

Angelin - 584 - 3º mais votado

Brejão  - 1.718 -2º mais votado

Calçado - 1.338 - 2º mais votado

Capoeiras  - 1.649 -  3º mais votado

Correntes - 2.493 -  2º mais votado

Garanhuns - 13.306 - 1º mais votado

Palmeirina - 754  - 2º mais votado

Paranatama - 1.624 - 1º mais votado

Saloá -  550 - 3º mais votado

Terezinha  - 2.555 - 1º mais votado

Como forma de agradecimento Izaías Régis andou pelo centro da cidade na manhã desta segunda-feira (4/10) e foi a emissora Rádio Jornal falar aos eleitores. Nos estúdios, Eduado Peixoto conduzia a Ronda, Carlinhos da Mídia Play, sua equipe de trabalho, os Vereadores Ary, Gersinho Filho e amigos estavam presentes. " Quero agradecer ao povo de Garanhuns e da Região por terem votado em mim. Estou contente demais em saber que estamos no rumo certo. Vamos continuar trabalhando por Garanhuns e Região. Todos os municípios da Região que lutaram, caminharam comigo nesta campanha eu só tenho que agradecer, muito obrigado! Estou satisfeito com todos os prefeitos da região do Agreste. Quanto ao prefeito Luiz Carlos de Garanhuns, esse eu preciso reforçar meus agradecimentos, ele e sua equipe de trabalho foram guerreiros até o final junto comigo e hoje fazemos um grupo só. Um povo só, o povo de Garanhuns que quer o melhor para a cidade de Garanhuns." Izaías Régis ressaltou a satisfação da eleição dos senadores Armando Monteiro, de Humberto Costa, do Dep. Federal Jorge Corte Real e da reeleição do Governador Eduardo Campos.
"Como Armando é querido e isso nos vimos comprovados nas urnas, isso vai ajudar muito para que possamos trazer mais desenvolvimento para o Agreste". Quanto ao segundo turno para Presidente falou:
 " Vamos a luta para eleger Dilma que está preparada para conduzir o nosso país".
 
 

Noite da Vitória! Noite de Alegria!