Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012, CONFIRA A PESQUISA.

EXCLUSIVO - Pesquisa realizada pelo Instituto DataAgreste entre os dias 26 e 30 deste mês de outubro, mostra como está a corrida pelo voto, faltando pouco menos de um ano para a próxima eleição de prefeito de Garanhuns. O levantamento foi feito em todos os bairros da cidade, nos distritos e na zona rural, tendo sido entrevistadas 431 pessoas divididas proporcionalmente por sexo, idade, escolaridade e renda. Fechada a tabulação em cada área visitada o resultado foi o seguinte: Izaías Régis (PTB) - 25,3%; Zé da Luz (PHS) - 21,8%; Aurora Cristina (PSDB) - 10,7%; Zaqueu Naum (PDT) - 7,7%;  Dimas Carvalho (PC do B) - 7%; Ivo Amaral (PMDB) - 5,8%; Sivaldo Albino (PPS) - 3,9%; Antônio João Dourado (PSB) - 2,6%; Rosa Quidute (PT) - 2,3%.

Essa foi a pesquisa estimulada, que apresenta um cartão com o nome dos possíveis candidatos. Outros nomes citados pelo eleitor tiveram percentual inferior a 1%. Na pesquisa espontânea, sem apresentação de pré-candidatos, a situação é a seguinte: Izaías - 18,1%; Zé da Luz - 16,2%; Aurora Cristina - 6,5%; Ivo Amaral - 3%; Antônio Dourado - 1,9%; Sivaldo - 1,9%, Rosa Quidute - 1,2%.

REJEIÇÃO

O DataAgreste procurou saber também o índice de rejeição dos principais candidatos, perguntando ao eleitor em quem este não votaria de jeito nenhum.  Confira o nomes dos principais: Zé da Luz - 13%; Izaías Régis - 15%; Antônio Dourado - 16,9%. Segundo o Instituto apurou o maior eleitor de Garanhuns se chama Eduardo Campos. Nada menos do que 60% dos garanhuenses admitem ter preferência por um nome apoiado por ele. Já 75% disseram que votariam contra o candidato apoiado pelo prefeito Luiz Carlos.

Numa pergunta específica entre o deputado estadual Izaías Régis apoiado pelo senador Armando Monteiro e Antônio Dourado apoiado pelo governador Eduardo Campos, a vantagem ficou com o petebista. Ele teria 48,3%, contra 12,8% do socialista.

Anteriormente, o blog divulgou pesquisas realizadas por Zé da Luz e Sivaldo Albino, com resultados bastantes semelhantes. Como nessa, o ex-prefeito de Caetés e o deputado estadual estavam na frente, em situação de empate técnico. Esse levantamento, fechado agora no final de outubro, foi encomendado pelo PTB.

O DataAgreste tem tradição em pesquisas em nossa região e na última eleição, em 2010, acertou até os percentuais dos candidatos a deputado da cidade e região.

Matéria do Blog do Roberto Almeida
www.robertoalmeidacsc.blogspot.com

sábado, 29 de outubro de 2011

ARMANDO MONTEIRO CONDENA CRÍTICAS A FORASTEIRO - JORNAL DO COMÉRCIO - SÁBADO, 29 DE OUTUBRO DE 2011

Armando condena críticas a “forasteiro” Sábado, 29 de Outubro de 2011.
RUMO A 2012 Em Garanhuns, senador reafirma apoio a Izaías Régis nas eleições do próximo ano, mas repudia críticas feitas contra João Dourado, pré-candidato socialista
Bruna SerraEspecial para o JC
De passagem por Garanhuns (Agreste) para a abertura do Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), o senador Armando Monteiro (PTB) condenou a pecha de “forasteiro” imposta ao prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PSB), que vem sendo tratado assim por políticos e munícipes desde que anunciou a intenção de disputar a sucessão na cidade. Para Monteiro Neto, não há situação confortável na política. “Se me procurarem (para falar sobre reação ao nome de Antônio João Dourado), darei uma opinião até contrária. Porque acho que não cabe repudiar pré-candidaturas. Nós do PTB entendemos que o processo deve estar aberto e que, como na economia e na política, não há reserva de mercado”, avaliou.
Na ocasião, o líder do PTB no Estado reafirmou a postulação do deputado estadual Izaías Régis (PTB), que também deseja ser prefeito de Garanhuns, e defendeu que múltiplas candidaturas são saudáveis à democracia. “Quanto mais opções você possa oferecer ao eleitor, melhor. O processo na democracia é de franco acesso, as pessoas disputam onde entenderem que podem, evidentemente observando a lei. Como nós, do PTB, temos muita consciência de que temos um candidato com enraizamento, uma extensa folha de serviços prestados e identificação com uma agenda de desenvolvimento local. Estamos tranquilos”, disse ele, em defesa das pretensões do deputado.
Uma reunião entre Izaías, Monteiro Neto e o prefeito da cidade, Luiz Carlos Oliveira (PDT), era esperada para as primeiras conversas eleitorais. Contudo, ela acabou não acontecendo pois o prefeito está com problemas de saúde e teve participação relâmpado no evento. “Não pude me prolongar na conversa com o senador devido ao meu problema de saúde, mas combinamos que um encontro formal ocorrerá assim que me reestabelecer”, assegurou o Oliveira. O prefeito de Garanhuns, já em segundo mandato, ainda não escolheu quem apoiará no pleito do próximo ano. “Só sei que não vou apoiar forasteiro”, garante.

ARMANDO MONTEIRO COBRA FIM DE TENSÃO - DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Política

Armando cobra fim de tensão
Recife, sábado, 29 de outubro de 2011

Senador diz que só ao eleitor cabe julgar os candidatos. Procurando distencionar o clima que se instalou em Garanhuns por causa da pré-candidatura do prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PSB), o senador Armando Monteiro Neto (PTB) disse ontem que não concordava com qualquer posição de intolerância a respeito de novas pré-candidaturas. Logo após o nome do socialista ser colocado oficialmente na disputa, lideranças políticas locais formaram um movimento de repúdio contra a imposição do nome do prefeito de Lajedo, visto como o candidato do governador Eduardo Campos (PSB) na cidade.

O PTB defende a pré-candidatura do deputado estadual Izaias Régis (PTB). “Não cabe repudiar qualquer candidatura. O que cabe é discutir uma agenda para Garanhuns. É ao povo que compete julgar as candidaturas que têm mais legitimidade, mas aderência às aspirações populares”, comentou o senador, logo após participar, na cidade, do Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP).

Em sua avaliação, o movimento de repúdio soa como intolerância. “Acho que no processo democrático, todo mundo pode se apresentar como candidato. O que se precisa é fazer um debate qualificado sobre as questões de interesse do município. Ao final, quem vai julgar é o eleitor. Essa é a questão fundamental”, destacou.

Sobre a pré-candidatura do deputado Izaias Régis, considerada simbólica para o partido, Armando assegurou que o PTB entende que o processo sucessório deve estar aberto e que não há reserva de mercado. “Tanto na política quanto na economia, reserva de mercado não dá certo. As pessoas disputam onde entendem que podem, respeitando a lei. Quanto mais opções possa oferecer, melhor. Temos consciência que temos um candidato com enraizamento, que tem uma extensa folha de serviços prestados ao município e identificação com uma agenda de desenvolvimento local”, afirmou.

Ontem, o novo presidente regional do PSB, Sileno Guedes, procurou desvincular a pré-candidatura do prefeito de Lajedo como sendo do Palácio das Princesas. De acordo com o socialista, a decisão de mudar de domicílio eleitoral foi exclusivamente de Antônio João Dourado e não do governo Eduardo Campos.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Garanhuns sedia congresso da UVP - União dos Vereadores de Pernambuco


Garanhuns está sediando o congresso dos Vereadores e Servidores das Câmaras e Prefeituras do Estado de Pernambuco, promovido pela UVP – União dos Vereadores de Pernambuco. O congresso está acontecendo no centro de convenções do Hotel Tavares Correia. Na mesa de abertura que aconteceu hoje pela manhã estavam presentes: o Presidente da UVP Vereador Biu Farias, o Prefeito de Garanhuns  Luis Carlos de Oliveira, o Presidente da CODEAM e Prefeito de Palmerina  Eudson Catão, o Senador Armando Monteiro, o Deputados Estaduais Izaías Régis, Silvio Costa Filho e Zé Maurício, o Presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns Zé de Vilaça, o ex-Presidente da UVP Vereador João Batista, o Conselheiro do Tribunal de Contas Dirceu Rodolfo, o Vice Presidente da UVP Vereador Zé Raimundo, a Vereadora e Representante da UVP Mulher Claudiane e representando a SDS a delegada Maria Cleonice. O evento começou ontem com as inscrições e entrega de material aos participantes e se estenderá até este sábado dia 29.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Natal dos Sonhos em Garanhuns


Alegria, magia, cores e luzes serão a inspiração para as belas criações que Garanhuns apresentará neste Natal.

O deputado Izaías Régis está buscando parceria com o Governo do Estado para o projeto Natal do Sonhos, iniciativa que vai iluminar pontos centrais de Garanhuns.

O real e o imaginário se misturam através de elementos decorativos que valorizam as principais características da cidade, como os atrativos naturais e o turismo.

A ideia principal do Deputado é resgatar o tradicional Natal, que, embora, seja um feriado cristão é sempre comemorado em família ou entre amigos pela maior parte das pessoas.

 Tradições populares, típicas do feriado, incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas, guirlandas e presépios. Além do Papai Noel que é a figura mitológica popular mais importante e conhecida do Natal.

Toda sociedade pode fazer sua parte, mesmo que esta se dê através da valorização e do cuidado com o material que está nas ruas.


Financiamento - Falta preparo aos gestores municipais

O “pouco preparo” dos gestores municipais para formular projetos e assegurar investimentos do Governo Federal dificulta o desenvolvimento do Interior de Pernambuco. A análise é do petebista Izaías Régis, que, ontem, voltou a comentar o assunto.

O Norte e Nordeste do País, regiões que apresentam o menor índice econômico nacional, são as que mais perdem verbas, segundo Régis . “Por exemplo, no Agreste Meridional, poucas prefeituras são contempladas, o que as impede de gerar renda, trabalho e implementar obras em benefício da sociedade”, lamentou, alertando que os representantes da bancada pernambucana no Congresso precisam receber as propostas municipais, a fim de apresentar as emendas ao Orçamento Geral da União 2012 (OGU).

Outro fator que o parlamentar disse ter observado, durante uma das visitas a Brasília, é o descumprimento do prazo de entrega dos projetos. “Os gestores municipais não observam as datas e acabam tendo de devolver a verba federal. No ano passado, cinco prefeituras perderam o equivalente a R$ 22,5 milhões na região”, contabilizou.

Régis acrescentou que, junto ao Ministério da Educação, coordenado por Fernando Haddad, garantiu, recentemente, a implantação de creche escola em tempo integral para o Agreste.

“Embora eu tenha ajudado a viabilizar o dinheiro necessário para dez obras, apenas dois municípios iniciaram a construção das unidades educacionais. Entre eles, Terezinha.” A gestão recebeu elogios do parlamentar por aplicar o montante liberado por Brasília, “de maneira eficiente”.

Fonte:Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Izaías Régis alerta municípios sobre falta de projetos para verbas federais

 O deputado Izaías Régis, do PTB, comentou, nesta quarta (26/10), que a falta de projetos adequados à legislação brasileira vem impossibilitando o repasse de verbas federais aos municípios pernambucanos.

De acordo com o parlamentar, os prefeitos de cidades do Norte e Nordeste são os que mais perdem recursos pela ausência de projetos, deixando de receber verbas que poderiam ser usadas para gerar empregos e investir em obras sociais.

Fonte:www.alepe.pe.gov.br

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Economia regional - Garanhuns aguarda investimento na agricultura

Encravada no Agreste Meridional, Garanhuns necessita recuperar atividades como a agricultura e investir, cada vez mais, na prestação de serviços. A opinião é do deputado Izaías Régis (PTB) que, ontem, voltou a defender o amplo debate com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, a fim de que a população possa opinar sobre o crescimento local.

“Garanhuns é um município polo. As cidades circunvizinhas convergem para lá”, ressaltou, defendendo, mais uma vez, a criação de um distrito industrial.
“Não queremos atrair grandes empresas. Porém, precisamos ter algum tipo de incentivo para atrair outras de pequeno porte e centros de distribuição”, pontuou.

Áreas como a pecuária, que há seis anos foi considerada falida, em Garanhuns, vêm se destacando com a inseminação artificial, de acordo com o petebista.
“Entretanto, é preciso um olhar especial direcionado à agricultura, que já foi reconhecida por produzir feijão, algodão e outras culturas”, disse, agradecendo ao deputado Claudiano Martins Filho (PSDB) pelo projeto de lei que concede o Título de Suíça Pernambucana a Garanhuns.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Izaías Régis faz apelo ao Governo do Estado

Na tarde desta segunda (24/10), o deputado Izaías Régis, do PTB, fez um apelo ao Poder Executivo para que o município de Garanhuns seja incluído na rota do crescimento econômico estadual.

De acordo com o parlamentar, o município tem capacidade para receber pequenas indústrias de vários setores, como agricultura e informática, por exemplo. Ele solicitou, ainda, que fosse feito um debate com representantes do Governo do Estado e a população para estudar a possibilidade de instalação desses empreendimentos.

Régis também agradeceu ao deputado Claudiano Martins Filho, do PSDB, pela apresentação do projeto de lei propondo para Garanhuns o título de “Suíça pernambucana”.

Fonte: www.alepe.pe.gov.br

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Reforma e ampliação do Matadouro de Garanhuns

O deputado Izaías Régis, através da indicação nº 2035/2011, solicitou ao Governador do Estado, Eduardo Campos e ao Secretário de Agricultura e Reforma Agrária , Ranilson Ramos, a reforma e ampliação do matadouro de Garanhuns bem como a construção de uma Caldeira.

Outra solicitação já foi realizada anteriormente, por meio da indicação nº 884/2007, onde o deputado recebeu como resposta, o oficio Ofício GS 461/2007 da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, data de 22/05/2007, comunicando que “... foi criada uma comissão para elaborar um diagnóstico da atual situação dos Matadouros, objeto dos convênios, a fim de subsidiar as ações do Governo para o tema em tela. Somente após a análise do relatório dessa Comissão é que teremos condições de analisarmos a conveniência de celebrarmos convênios com Prefeituras, visando a construção, ampliação e reforma dos matadouros. . ."
O Matadouro Municipal de Garanhuns precisa de melhoria na sua estruturação, pois a estimativa é que, por semana, 350 animais sejam abatidos no local. Uma ampliação, sem duvida irá melhorar o atendimento.

A reforma e a construção da caldeira são de extrema importância para a saúde pública, pois irão trazer visibilidades de higienização, adequando-se dentro das normas da vigilância sanitária, evitando com isso que os munícipes fiquem expostos aos sérios riscos de saúde por ingestão de carne de má qualidade e que não atendam aos padrões da saúde pública.

Em resposta a Indicação nº 2035/2011, o deputado recebeu  ofício abaixo da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

domingo, 23 de outubro de 2011

Izaías reune-se com os pré candidatos a vereador

Após ter aceitado o convite de candidatar-se a Prefeito de Garanhuns, feito por Armando Monteiro presidente do PTB e Senador da República, Izaías Régis realizou neste sábado 22, a primeira reunião com os pré-candidatos a vereador, estavam presentes: Wanderley Lopes, Mano Gas, Ary Júnior, Professor Márcio, Musa Corredor, Davi Vieira, Piquê, Manoel Monteiro, Professora Auxiliadora, Iracema, Andreia, Macarrão, Mano, Paulo, Marcos Antônio, Antônio Marcos entre outros.  Na ocasião, Izaías conversou sobre sua reunião com Armando Monteiro, como se deu a formação do seu nome para representar o partido aqui na cidade, falou sobre sua proposta de plano de governo para administração local, escutou a opinião dos presentes, que falaram sobre seus bairros, suas necessidades e apresentaram suas propostas. Izaías, propôs que os mesmos conversassem com a população dos seus bairros para saber seus anseios, suas carências. Este vem sendo uma das propostas de Izaías: discutir com a população de cada bairro, distrito, zona rural, reunir-se com seus líderes comunitários para juntos formar uma proposta de trabalho. “Eu não posso querer fazer uma praça de recreação no Magano quando a população pede uma escola, não posso querer fazer um posto de saúde na Cohab 2 quando os moradores pedem saneamento. Um bom governo se faz ouvindo as pessoas, elas quem vivem na comunidade e sabem o que precisam”, disse Izaías.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Iniciativa alerta para cuidados relacionados a mama e próstata

Iniciativas contra o câncer de mama realizadas este mês, em todo País, chegaram ao Interior de Pernambuco. A Associação Comercial Industrial de Garanhuns (ACIG), em parceria com o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE), promove, de 8 de setembro até hoje, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e de Próstata.

Palestras e exames preventivos integram a agenda. Ontem, o deputado Izaías Régis (PTB) abordou o assunto, no Plenário. “A educação preventiva pode ajudar a reduzir o índice de internamentos no Interior”, ponderou.
O petebista comentou a qualidade educacional que observou no Canadá, onde esteve. “Priorizar o ensino assegura qualidade de vida. Quando o Brasil investir na totalidade da formação, ou seja, da infância até a juventude, teremos uma sociedade preparada e com mais qualidade de vida”, ressaltou.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Aprovado projeto que regulamenta profissão de DJ

O senador Armando Monteiro aprovou nesta terça-feira, 18, na Comissão de Educação (CE), o Projeto de Lei do Senado (PLS 322) que regulamenta as profissões de DJ (Disc-Jockey) e de Produtor DJ. De acordo com os dados apresentados pelo parlamentar, estima-se que atualmente mais de 1 milhão de disc-jockeys atuam à margem da legislação, como autônomos, nos diversos meios de espetáculos de diversão ao público.
Agora, o projeto será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em caráter terminativo. Caso seja aprovado, os profissionais dessa categoria, também conhecida como Técnico em Espetáculos de Diversões, deverão requerer o registro prévio na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Porém, para obter o registro profissional, que terá validade em todo o território nacional, será necessária a apresentação de certificado de curso profissionalizante de DJ. Apenas serão dispensados do registro e de outras exigências previstas na lei nº 6.533 (art. 7º), os profissionais estrangeiros que permanecerem no Brasil, em exercício da profissão, no prazo máximo de 60 dias.

O projeto também fixa a jornada de trabalho desses profissionais em seis horas diárias e 30 horas semanais. Além disso, estabelece que na realização de eventos com a participação de profissionais estrangeiros, obrigatoriamente, deverão ser contratados pelo menos 60% de profissionais brasileiros.

Para Armando Monteiro é necessário regulamentar a profissão como forma de conceder um tratamento isonômico a uma categoria que vem crescendo expressivamente nos últimos anos. “Ora, se os artistas já têm sua profissão regulamentada, é hora de atribuir a estes profissionais tratamento isonômico, com o intuito de assegurar-lhes direitos comuns aos trabalhadores, evitando processos judiciais que – na atual situação dessa categoria – seria de difícil efetividade, dada a característica de sua atividade”, argumentou.

Além disso, o parlamentar ressalta os avanços que a profissão de DJ e produtor DJ trará ao setor de educação. “A atuação desses profissionais certamente auxiliará aspectos tecnológicos da educação, principalmente da educação à distância, tornando-se ferramenta útil para o desenvolvimento da educação nacional como um todo”, concluiu. Nesta mesma linha, a senadora Ana Amélia (PP/RS) que também votou favorável ao  projeto, elogiou a defesa do senador Armando Monteiro, corroborando com os avanços à educação brasileira.

Entenda a profissão - DJ ou Profissional de Cabine de Som é o profissional que cria seleções de obras fixadas e de fonogramas, impressos ou não, organizando e dispondo de seu conteúdo, executando essas seleções e divulgando-as ao público, por meio de aparelhos eletromecânicos, eletrônicos, ou outro meio de reprodução. Já o Produtor DJ é o profissional que manipula obras fonográficas impressas ou não, que cria ou recria versões e executa montagens sonoras para a criação de obra inédita, originária ou derivada.

Fonte: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

LEI Nº 14.434/2011

O hábito de fazer compras pela internet esta cada vez mais comum entre os pernambucanos.  A variedade de produtos oferecidos na rede, a comodidade de fazer compras sem precisar sair de casa e as facilidades para realização do pagamento, são fatores que atraem cada vez mais os "consumidores virtuais". Entretanto, é preciso ter cuidado, afinal, junto com as compras, o consumidor também pode levar para casa uma série de problemas.

Para que os chamados “consumidores virtuais” tenham um pouco mais de segurança o deputado Izaías Régis criou a lei nº 14.434/2011, que obriga todas as empresas que tiverem páginas na internet a disponibilizar o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ e o endereço da sede principal.
Essas informações darão mais segurança às pessoas que realizam transações comerciais pela internet. Muitos são os casos em que o consumidor, para solucionar algum problema, precisa se dirigir até a sede da empresa, e nesses casos, a falta de endereço no respectivo site torna impossível esse contato.

Como não são todas as empresas que fornecem esses dados e como não há legislação sobre esse tempo, a lei nº 14.434/2011 é de grande importância, uma vez que tem como finalidade dar maior transparência aos consumidores em relação às empresas que possuem páginas na internet, visto que o CNPJ e o endereço são dados informativos essenciais para que seja estabelecida a relação de consumo tão utilizada atualmente.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PTB e PT buscam preservar os espaços

Depois de convocar o deputado estadual Izaías Regis (PTB) para disputar a prefeitura de Garanhuns, cuja candidatura está ameaçada pela presença de um candidato do PSB no município (o presidente da Amupe e prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado), o senador Armando Monteiro Neto (PTB) disse que é preciso preservar o espaço de cada um. “Deve-se garantir espaços de convivência política e democrática no interior da frente. Há espaços que são de cada um”, destacou. A “advertência” do senador foi dada ontem com a concordância do presidente estadual do PT, Pedro Eugênio. Os dois participaram de uma reunião para tentar aparar as arestas na Frente Popular.

 Na polêmica envolvendo o PTB e o PSB em Garanhuns, Armando frisou que seu partido tem uma atuação tradicional no município e que não vai abrir mão de concorrer. Durante o encontro com o PT, ficou acordado que as duas legendas indicarão delegados para fazer o mapeamento sobre a situação eleitoral dos municípios. As lideranças locais terão a missão de verificar onde as duas legendas podem marchar unidas.
“Vamos buscar o entendimento. Se não for possível construir uma composição vamos para a disputa. O mundo não vai se acabar se não tiver jeito de composição”, afirmou Armando. Ao ser questionado se o PSB estaria fora do mapeamento, o senador disse que não. “Quem quiser iniciar o exercício será bem-vindo. A análise será exaustiva”, disse o petebista. Segundo seus cálculos, PT e PTB juntos contam com 120 pré-candidatos para a eleição de prefeitos.

Pedro Eugênio e Armando fizeram questão de demonstrar o entrosamento entre as duas legendas. Afirmaram que, na função de presidentes, a dupla tem a responsabilidade de conduzir com ponderação e equilíbrio o debate eleitoral. Os dois concordaram que as lideranças partidárias têm legitimidade para opinar, mas as posições nem sempre representam a visão do partido. “Entre nós não tem nenhum fogo. O diálogo é tranquilo”, afirmou Pedro Eugênio. Armando reforçou a união dos dois partidos, destacando que nos momentos de maior conflito na frente em Petrolina, com a filiação do deputado Odacy Amorim (ex-PSB), e em Serra Talhada, com o ingresso do vice-prefeito Luciano Duque (ex-PR) para o PT, ele não via nenhuma deslealdade por parte do PT.

Fonte: Diario de Pernambuco                                                                                                                                                                                                                                                       

Em Garanhuns, PTB vai à briga com Izaías

O discurso entre os aliados tem sido de construção, unidade e conversas para garantir a manutenção da paz na Frente Popular. Mas, a cada dia que passa, novos passos dados nos mais diversos municípios vão minando esse desejo. Depois de Petrolina e Serra Talhada, só para citar dois casos de maior tensão, é a vez de Garanhuns presenciar uma quebra de braço entre duas legendas aliadas. Ontem, o deputado estadual Izaías Régis (PTB) recebeu o apoio do partido para sua pré-candidatura à Prefeitura de Garanhuns (Agreste), município que também deve ter como candidato o prefeito de Lajedo e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Antônio João Dourado, que recentemente deixou o PDT para se filiar ao PSB e deve entrar na disputa com a bênção do governador Eduardo Campos.

Sobre a questão, o senador Armando Monteiro Neto foi claro: o partido não abre mão da disputa. O PTB tem uma atuação tradicional em Garanhuns, o deputado Izaías é uma liderança no município e é legítimo que ele se coloque no processo. Os outros partidos têm direito de lançar candidaturas, mas o PTB não vai abrir mão, tendo em vista sua inserção no município.
Já falando como pré-candidato, Izaías Régis disse que espera obter o apoio de Eduardo Campos, mesmo tendo, possivelmente, que enfrentar um correligionário do governador. Minha postulação é mais verdadeira, justifica Izaías, que ainda não conversou com o governador, mas pretende fazê-lo assim que tiver a oportunidade. O petebista afirmou ainda que a decisão de disputar o mandato não foi pessoal, e sim, uma convocação da legenda. Ele entende que como prefeito pode ajudar mais o município. Deputado não realiza, pede.

Fonte: Jornal do Commercio

Frente: gargalhos para unidade

Presidentes do PT e do PTB discutem a união dos governistas em 2012, mas há alguns gargalhos, como a eleição do Recife
 Dez dias após o encerramento do prazo para troca de partidos e mudança de domicílio eleitoral visando as eleições do próximo ano e de toda a confusão provocada até a data por conta das movimentações das legendas que integram a Frente Popular , os presidentes estaduais do PT, Pedro Eugênio, e do PTB, Armando Monteiro Neto, se reuniram ontem para começar a afinar o discurso e analisar os passos a serem tomados a partir de agora em prol da unidade. Ironicamente, tal encontro ocorreu justamente no dia em que os trabalhistas anunciaram a pré-candidatura do deputado estadual Izaías Régis para a Prefeitura de Garanhuns (Agreste) que é comandada pelo PDT e que deve ter um candidato do PSB, o atual prefeito de Lajedo (Agreste) Antônio João Dourado (ver matéria ao lado).
Em conversa com a imprensa, após o encontro, os líderes das siglas procuraram enfatizar o compromisso que os partidos têm com a manutenção da aliança liderada no Estado pelo governador Eduardo Campos (PSB). No entanto, deixaram claro que existem algumas questões localizadas que naturalmente vão inviabilizar um acordo em alguns municípios incluindo o Recife, onde o senador Armando Monteiro deixou claro que setores do partido defendem uma candidatura própria.

Eu acho que a iniciativa de Pedro Eugênio (de propor a conversa) deve ser entendida como uma disposição que ele afirma, e que nós reconhecemos, com os compromissos e as responsabilidades que temos com a manutenção desta Frente, frisou Armando. Agora, as forças que compõem a Frente têm suas próprias identidades e trajetórias. Reconhecer estas diferenças é algo importante para a manutenção da aliança. O que nós temos que ter é a capacidade política de não fazer com que eventuais divergências municipais e locais comprometam este espírito e as responsabilidades que temos, pontuou o trabalhista.

A questão do Recife é um ponto onde possivelmente não haverá acordo entre os dois partidos o que ficou claro no discurso de ambos. A prefeitura da capital é emblemática para o PT, que desde 2001 está no comando. O PTB integrava a atual gestão, mas o partido entregou todos os cargos e deixou de participar do governo João da Costa (PT). As questões locais vão ser tratadas no seu momento próprio. É claro que a do Recife é uma questão importante, pelo que o Recife representa. Nesse momento, há uma indicação de que há setores do nosso partidos e de outros partidos da Frente cogitando candidaturas próprias. Mas é ainda algo embrionário, destacou Armando.
Pedro Eugênio, por sua vez, afirmou que essa foi só a primeira conversa e que muitas outras devem acontecer. Mas, claro, o partido não abre mão da capital. O PT no Recife defende que nós façamos um esforço para termos uma candidatura unitária. E entendemos que isso se dê em torno da candidatura do PT. Tem muitos pré-candidatos, é natural, é legítimo que os partidos se coloquem com pré-candidaturas, mas o PT está no comando da Prefeitura, e entendemos que devamos continuar à frente dela.

A ideia de Pedro Eugênio é de repetir com os presidentes de outros partidos da aliança o encontro que realizou com Armando Monteiro. E o próximo já tem data marcada: próxima sexta-feira (21), com o presidente estadual do PSB, o vice-prefeito do Recife, Milton Coelho.

Fonte: Jornal do Commercio

PT e PTB iniciam conversas por unidade

A necessidade do reconhecimento do espaço de cada legenda que integra a Frente Popular de Pernambuco e o respeito às peculiaridades de cada partido, como pontos que precisam ser observados para a manutenção do bloco, deram o tom do encontro, ontem, entre os presidentes regionais do PT e do PTB, deputado Pedro Eugênio e o senador Armando Monteiro Neto, respectivamente. Os dirigentes afirmaram que, quando possível, será discutida a construção de composições nos municípios. Porém, asseguraram que eventuais disputas não representariam uma ruptura, em âmbito estadual. As legendas destacaram delegados para tratar das situações onde se verifiquem divergências. “Esses delegados vão discutir cada situação específica dos dois partidos. Vão sentar, conversar e depois comunicar a direção partidária”, revelou Pedro Eugênio.

Deputado e senador concordaram que o critério da precedência, das legendas que já governam os municípios, precisa ser levado em consideração como ponto importante durante a discussão que será travada pelos partidos. Porém, ambos garantiram que ele não pode ser abordado como “algo absoluto”. “A precedência deve ser considerada. Não é direito absoluto, mas a precedência deve ser identificada assim. O PT, a rigor, já tem candidatura no Recife. É o único partido que, a priori, já tem candidatura no Recife. As outras são pré-candidaturas”, frisou Armando Monteiro Neto.
Pedro Eugênio classificou como legítimas todas as pré-candidaturas postas por aliados à Prefeitura do Recife, mas afirmou que, através de muitas conversas, a legenda procurará trabalhar por uma postulação única dentro da Frente Popular. “Tem muitos pré-candidatos, é natural, é legítimo que os partidos se coloquem com pré-candidaturas, mas é dentro desse contexto, tendo PT à frente da Prefeitura do Recife, que nós do PT entendemos que nós devamos continuar à frente da Prefeitura e vamos fazer um esforço para manter a Frente em torno da candidatura do PT”, sinalizou.

Na próxima sexta-feira, Pedro Eugênio conversará com o presidente regional do PSB, Milton Coelho. O petista pretende discutir com os demais partidos que formam a Frente Popular. “Acredito que será uma conversa tranquila também, porque as questões de conflitos que existem são pontuais, que surgiram por conta desse processo municipal, e que vamos administrar da mes­ma forma que estamos administrando com os outros partidos”, finalizou Eugênio.
GARANHUNS
O deputado estadual Izaías Régis (PTB) foi convocado oficialmente, ontem, pela Executiva Estadual do partido, para disputar a Prefeitura de Garanhuns no próximo ano. O parlamentar, que trabalhava, nos bastidores, para pavimentar sua postulação no município, recebeu a notícia em reunião com o presidente do PTB, Armando Monteiro Neto. “O PTB tem um atuação tradicional em Garanhuns, o deputado Izaías é uma liderança tradicional de Garanhuns e é legítimo que ele se coloque no processo. O partido está dizendo o seguinte: que é legítima a pretensão dele e que ele vai se colocar como candidato em Garanhuns”, afirmou o dirigente, que fez questão de frisar que a convocação de Izaías Régis para a disputa no município agrestino não implica numa imposição da legenda aos aliados.

Fonte: Folha de Pernambuco

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Instalação de UTI no Hospital Dom Moura

O deputado Izaías Régis, através da indicação nº 2108/2011, solicitou ao Governador do Estado, Eduardo Campos e ao Secretário de Saúde, Antônio Figueira, a instalação de uma Unidade de Tratamento intensivo – UTI, no Hospital Regional Dom Moura, localizado na cidade de Garanhuns.

Outras solicitações já foram realizadas anteriormente pelo deputado, por meio das indicações nºs 99/2003, de 24 de fevereiro de 2003, 216/2003, de 17 de março de 2003, 2908/2009, de 18 de março de 2009.
“Como deputado tenho recebido diversos pedidos, principalmente daqueles mais necessitados que muitas vezes tem que recorrer aos hospitais de Recife, distante 230km, para socorrerem seus familiares que muitas vezes ou morrem no caminho ou não encontram vagas disponíveis e acabam sucumbindo nos hospitais da capital. Por isso julgo de extrema importância e urgência a instalação de uma UTI no Hospital Dom Moura, que se encontra carente de ferramentas que melhorem os serviços de saúde de Garanhuns”.

Os pacientes sofrem há bastante tempo com a falta de UTI no Hospital Dom Moura. O referido hospital atende mais de 26 municípios, que compõem o Agreste Meridional, com um total de mais de 500.000 habitantes, encontrando-se com uma estrutura inadequada para atender a demanda médico-hospitalar.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Lombadas Eletrônicas

Mais uma vez, Régis reivindicou ao Departamento Nacional de Insfraestrutura de Transportes (Dnit) a instalação de lombadas eletrônicas ou físicas, nas BR-423 e BR- 424, que passam pelo município de Garanhuns, no Agreste. “São várias as reclamações”, ressaltou, criticando o fato de a Superintendência do Dnit não ter respondido aos ofícios enviados por ele.

“A entidade disse à imprensa que não adotaria esses instrumentos. Entretanto, em várias localidades, como Pombos, foi instalada lombada física recentemente”, exemplificou, acrescentando a necessidade de alargar a PE-160, que liga Garanhuns à divisa com Alagoas.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Projeto normatiza uso de suplementos alimentares

O uso inadequado de anabolizantes e suplementos alimentares preocupa o deputado Izaías Régis (PTB). O parlamentar decidiu ingressar, no Parlamento Estadual, com um projeto que amplia a Lei nº 13.269/2007, ambas as iniciativas de sua autoria. O novo texto obriga as academias de ginástica, farmácia e estabelecimentos similares a exibir placa única na qual advertem sobre os riscos dos dois produtos.

Atualmente, a norma em vigor determina que os espaços de venda de anabolizantes afixem placas com os seguintes dizeres: “O uso de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões nos rins e no fígado, degrada a atividade cerebral e aumenta o risco de câncer. A venda deste produto só será liberada com receita médica controlada”.

Os suplementos alimentares, por sua vez, são muito procurados por atletas de diferentes modalidades, a exemplo de nadadores e jogadores de futebol, de acordo com Régis. As embalagens utilizam figuras atléticas perfeitas, trazem algumas indicações de uso, mas não alertam para os riscos. “Nem todo suplemento alimentar é indicado para qualquer pessoa”, advertiu, ressaltando a necessidade de as pessoas consultarem um nutricionista.
Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

DONAS DA CASA PODEM CONTRIBUIR COM PREVIDÊNCIA

Medida defendida pelo senador Armando Monteiro (foto), relator da MP 529/2011, transformada na Lei nº 12.470, já começa a beneficiar milhares de famílias brasileiras.

A partir deste mês, conforme divulgação do governo federal, as donas de casa e homens de baixa renda, que não têm emprego remunerado, podem contribuir para a Previdência Social com a alíquota de 5% sob o salário mínimo, o que equivale a uma contribuição de R$ 27,25 por mês.
Essa medida faz parte de um conjunto de benefícios defendidos pelo senador Armando Monteiro, relator da Medida Provisória. (MP 529), sancionada integralmente pela presidente Dilma Rousseff, no dia 31 de agosto deste ano.

Agora, a Lei 12.470, assegura este benefício às donas de casas nos mesmos moldes do microempreendedor individual. Além de garantir também outros benefícios que contemplam os deficientes físicos e intelectuais.

“Essa lei garante a inclusão social de diversos setores da sociedade brasileira, em especial, a população de baixa renda. A partir deste mês, as donas de casa que precisam do benefício passarão a ter a oportunidade de contribuírem de forma módica”, ressaltou Armando Monteiro.

A redução da alíquota à Previdência Social de 11% para 5% vai beneficiar cerca de 6,5 milhões de pessoas, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad - IBGE)
Para tanto, as donas de casa precisam se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e a renda mensal da família não pode ultrapassar dois salários mínimos, ou seja, R$ 1.090,00.

No caso das donas de casa que não são de baixa renda e que queriam contribuir com a Previdência Social, o valor da alíquota permanece 11% ou 20% do salário mínimo. Se optar por recolher sob 20%, o salário de contribuição varia entre um salário mínimo e o teto máximo de recolhimento. Se contribuir com 11%, será sobre um salário mínimo, com direito à aposentadoria por idade.

Fonte: Blog do Roberto Almeida

Potencial atrai novos investimentos

O Agreste Meridional está pronto para receber novos investimentos, de acordo com o deputado Izaías Régis (PTB). Ontem, o parlamentar convidou empresas de pequeno e médio portes para se instalar na região, aproveitando a mão de obra e os benefícios fiscais oferecidos pelo Governo do Estado.

A região já foi responsável por 8% do Produto Interno Bruto (PIB), mas, passou a responder por apenas 3% do PIB de Pernambuco, de acordo com o parlamentar.

“Estamos voltando a ocupar lugar de destaque na economia local. Como exemplo, cito a instalação da fábrica de embutidos Natto Alimentos, em Brejão”, comentou, defendendo, em seguida, mais investimentos público e privado, a fim de melhorar a economia e gerar renda.

Incra - A posse do novo superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Luiz Aroldo Rezende Lima, realizada, ontem, no Recife, também foi registrada. "Lima é um grande conhecedor dos movimentos sociais", enfatizou Régis.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Izaías Régis propõe CPI das academias

A utilização de anabolizantes pelos jovens pernambucanos tem preocupado o deputado Izaías Régis, do PTB. O parlamentar sugeriu, nesta segunda (03/10), a instalação de uma CPI na Assembleia para ouvir os donos de academias e investigar a existência do comércio dessas substâncias.

Para Régis, a Vigilância Sanitária deve fiscalizar de forma rígida e sem distinção os locais, a fim de coibir esse tipo de prática. Régis lembrou que, em 2007, a partir de projeto de sua autoria, foi promulgada uma lei obrigando as academias de ginástica, clubes e centros esportivos, além de farmácias e estabelecimentos similares, a exibirem placa de advertência sobre o uso inadequado de anabolizantes.
O deputado alertou para a necessidade de proteger os jovens dessas drogas, pois, segundo ele, em alguns locais, até remédios que são administrados a cavalos estão sendo vendidos.

Fonte: www.alepe.pe.gov.br