Para o primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Izaías Régis (PTB), educação e cultura é o caminho do desenvolvimento.
Por isso, sua atuação é, prioritariamente, voltada para essas áreas. "Se a população não se educar, não tiver cultura, não desenvolver um trabalho de qualificação profissional, não poderá contribuir para o crescimento socioeconômico do Estado", afirmou.
O parlamentar está no segundo mandato na Casa e representa a Região do Agreste Meridional.
O deputado nasceu em 1954, na Vila de Santa Terezinha, no município de Bom Conselho, Agreste Meridional. A vila foi emancipada e, hoje, é a cidade de Terezinha. Aos 12 anos, o petebista mudou-se para Garanhuns, na mesma região, onde começou a trabalhar no comércio. Foi vendedor de confeitos, miudezas e calçados, até se tornar comerciante.
Em 1983, comprou sua primeira loja, a Iza Calçados, da qual é proprietário até hoje. Desde o início de sua vida empresarial, esteve ligado ao movimento lojista - foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns - e, por esse caminho, entrou para a política. Em 1998, com 46 anos, foi candidato pela primeira vez, por acreditar que Garanhuns precisava de uma representação política.
A cidade estava há 12 anos sem representante na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco - Alepe. Não conseguiu se eleger, daí para frente, não parou mais. O momento mais marcante de sua vida pública foi o dia 4 de outubro de 2002, quando acabaram as eleições e ele foi eleito, sendo o mais votado da coligação de que participava e ficando em nono lugar no Estado. Como Deputado tem como principais áreas de atuação: saúde, educação, cultura, defesa da cidadania e do consumidor.
Além de parlamentar, Régis preside a Associação Comercial e Industrial de Garanhuns - ACIG, desde 1995, com uma atuação voltada para o fortalecimento do desenvolvimento econômico do Agreste Meridional. Sob seu comando, a ACIG viabilizou benefícios para a população carente jamais providenciado pelo poder público, tais como: atendimento médico gratuito, exames preventivos, consultas oftalmológicas, bem como, inclusão digital, ensino fundamental e médio, entre outros.
Izaías Régis acredita que o maior desafio para os deputados é realizar seus projetos. No entanto ele tem conseguido levar desenvolvimento para Garanhuns, conquistou para o município uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e a instalação do Campus Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foi o criador do Festival de Música e Arte de Garanhuns, que já está na quinta edição e desde a terceira se tornou um evento nacional. E também foi o idealizador do Festival da Jovem Guarda que acontece há dois anos.
Sobre o futuro de Pernambuco, defende que é preciso desenvolver todas as regiões, para que o povo fique em suas cidades. "Se isso não ocorre, teremos uma região metropolitana inchada, com muitas favelas e a população sem qualidade de vida. O Governo Eduardo Campos vem fazendo esse trabalho e sou um colaborador dele, especialmente na luta pelo crescimento do Agreste Meridional", afirmou.