Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cine Mais Cultura inicia atividades em Fevereiro


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, dará início às atividades do projeto Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, em Garanhuns. A partir do próximo dia 10 de fevereiro, todas as quintas-feiras, às 19 horas, a população poderá prestigiar sessões de cinema gratuitamente. As exibições acontecerão no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, com destaque para obras cinematográficas nacionais.

O Espaço, batizado de Cine Teatro – Já que as exibições acontecerão na sala do Teatro Luiz Souto Dourado – tem capacidade para receber 600 expectadores sentados. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura de Garanhuns, Gabriela Valença, a intenção é que antes de cada sessão seja realizado um debate de 15 minutos, com discussões sobre o assunto contextualizado em cada mostra. O objetivo é refletir sobre o conteúdo de cada filme.

Para que o Projeto se tornasse realidade, o Ministério da Cultura disponibilizou equipamento audiovisual de projeção digital e obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil, também do Governo Federal. Além disso, dois profissionais da Prefeitura foram capacitados para coordenação dos trabalhos, manuseio e manutenção do equipamento.

A exibição do filme “Lula, o Filho do Brasil”, marcará o lançamento do Cine Mais Cultura em Garanhuns. Filmes como: Tropa de Elite 1 e Central do Brasil, entre outros, figurarão no Cine Teatro Garanhuns.

Esta é uma importante conquista para o desenvolvimento cultural de Garanhuns, pois além de levar o cinema brasileiro a região, estimula a produção cinematográfica e contribui com a formação do pensamento crítico da população.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO

Dia 10 - Lula, o Filho do Brasil.
Dia 17 - Tropa de Elite 1.
Dia 24 - Central do Brasil.

Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PROCON Garanhuns fiscaliza e orienta sobre abusos na lista de material escolar

O alto custo dos materiais escolares é o fantasma de pais e mães com crianças em idade escolar. Atento aos fatos de interesse do consumidor, o PROCON Garanhuns, órgão ligado a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do Município, realizou nos meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011, uma ação de fiscalização nas escolas particulares da cidade. O objetivo foi verificar exageros na quantidade de itens que compõem a lista de material solicitada pelas instituições de ensino.

“Nós recebemos algumas denúncias, visitamos os colégios e conseguimos entrar em acordo com a direção das escolas no intuito de enxugar as listas de materiais escolares, e com relação a eliminação de taxas para xérox, agendas ou festas, por exemplo, que são ilegais”, disse o diretor do PROCON Garanhuns, Antonio Ferreira.

Material escolar é todo aquele item de uso exclusivo e restrito ao processo didático-pedagógico e que tenha por finalidade o atendimento das necessidades individuais do aluno durante a aprendizagem. Os itens de uso coletivo devem ser fornecidos pela escola. Portanto a escola deve ser questionada se pedir na lista de material o seguinte: Papel convite, Papel para flip chart, Estêncil e similares, Copos, Talheres e pratos descartáveis, Esponja para louça, Guardanapos, Disquetes e CD’s, Caneta para lousa, Fita ou cartucho para impressora, Tonner, Tinta para mimeógrafo, Giz branco ou colorido para quadro negro, Fita adesiva, Grampeador, Medicamentos, Plástico para classificador, Pasta suspensa, Materiais de limpeza em geral, Sabonetes e papel higiênico, e Kit de primeiros socorros.

“Os pais e responsáveis devem verificar se as listas contêm esses itens que são proibidos e se as instituições ainda estão cobrando taxas indevidas. E caso haja essas irregularidades, é necessário que denunciem ao PROCON para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, alerta Antônio Ferreira.

A sede do PROCON Garanhuns, está instalado no prédio da AESGA, localizada na avenida Caruaru, s/n, bairro São José. O atendimento ao consumidor acontece de segunda a sexta-feira das 8 às 12h.

Apesar de estar em vigor desde agosto de 2009, a Lei Estadual Nº 13.825, de autoria do deputado Izaías Régis, ainda não foi muito divulgada.

Contato: Procon Garanhuns - (87) 3762-1754.

Para ver a Lei na integra acesse: www.alepe.pe.gov.br

Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns