Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Alepe aprova voto de aplauso ao grupo SaGrama

O grupo SaGrama recebeu Voto de Aplauso da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco - Alepe, por solicitação do deputado Izaías Régis - PTB pela comemoração dos seus 15 anos. O requerimento está publicado no Diário Oficial do Estado do dia 31 de agosto.







Segue o texto integral:

Requerimento Nº 5300/2010


Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais para que seja enviado um VOTO DE APLAUSO ao grupo SaGRAMA pela comemoração dos seus 15 anos, levando música pernambucana de qualidade ao público do Brasil e do exterior.


Justificativa


Em 1995, o grupo SaGRAMA foi criado no Conservatório Pernambucano de Música por iniciativa do Professor e Flautista Sérgio Campelo. O grupo trabalha a música pernambucana baseada nas manifestações de nossa cultura popular, com uma linguagem mais elaborada, mais erudita. Constituído de instrumentos acústicos, os nove músicos buscam o máximo de efeitos sonoros em suas composições.


Responsável pela trilha sonora original do filme “O AUTO DA COMPADECIDA” do diretor Guel Arraes, baseado na obra do escritor Ariano Suassuna, o SaGRAMA vem se consolidando com outros trabalhos de músicas para cena assinando a autoria de trilhas para teatro, filmes de longa e curta metragem, companhia de danças, etc...


Em 2002, o SaGRAMA compôs e gravou a trilha sonora original do filme “O BRASIL IMPÉRIO NA TV” das diretoras Fátima Accetti e Cynthia Falcão, uma realização da Fundação Joaquim Nabuco em parceria com o Ministério da Educação.


Em 2003, o grupo compõe a trilha sonora original da Peça Teatral “Fernando e saura”, primeiro romance do escritor Ariano Suassuna, adaptada pelo diretor Carlos Carvalho. Durante 3 meses em cartaz, todos os sábados e domingos, os músicos do SaGRAMA estiveram em cena interagindo com os atores da peça.


Em 2004, numa produção conjunta dos paises Brasil e Portugal, o grupo assinou em parceria com o compositor português Ricardo Dias, a trilha sonora de outra peça teatral: “Quem tem, tem medo”, do diretor Junior Sampaio.


No início do ano de 2005, o SaGRAMA realiza um espetáculo no Sesc-Copacabana no Rio de Janeiro, onde grava um filme de 26 minutos com depoimentos de como se constrói uma trilha sonora. Este filme será o “Make Of” do filme o Auto da Compadecida que estará sendo exibido através de um caminhão com uma tela adaptada, em diversas cidades do Rio de Janeiro dentro do Projeto Cinema Tocado.


Em 2006, o SaGRAMA assina a autoria de mais uma trilha sonora. Desta vez para a peça teatral “Histórias de além-mar” da Companhia Muganga de Amsterdam-Holanda, da diretora Cláudia Maoli.


O SaGRAMA tem 7 discos gravados e vendidos em todo Brasil. Neste ano, durante as comemorações dos 15 anos de carreira do grupo, será relançado através do selo carioca BISCOITO FINO, o 7° Cd de sua carreira, intitulado “Chão batido, Palco e Picadeiro”.


O SaGRAMA sentiu-se recentemente honrado em comemorar os 15 do grupo, juntamente com os 80 anos do Conservatório Pernambucano de Música, subindo ao palco do Teatro de Santa Isabel, com a participação especial do saxofonista holandês Fred Berkemeier; dos renomados poetas e cantores de nossa terra, Silvério Pessoa e Maciel Melo; além dos bailarinos da Cia de Dança Perna de Palco e dos percussionistas do Grupo Quebra-baque.


O grupo SaGRAMA é formado por Sérgio Campelo/Direção artística/arranjos e Flautas; Frederica Bourgeois/Flautas; Crisóstomo Santos/Clarinetes; Cláudio Moura/Assistente de direção e Violão/Viola nordestina; Fábio Delicato/Violão; João Pimenta/Contrabaixo; Antônio Barreto/Marimba/Vibrafone e Percussão; Tarcísio Resende/Percussão; Hugo Medeiros/Percussão.


Diante do exposto, solicito a esta Casa Legislativa aprovação do requerimento de VOTO DE APLAUSO, como reconhecimento do trabalho do grupo por elevar e  difundir o nosso Estado.

Sala das Reuniões, em 26 de agosto de 2010.

Izaías Régis
Deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário