Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Instalação do IML em Garanhuns

O deputado Izaías Régis, desde 2007, vem reivindicando a implantação do Instituto Médico Legal – IML em Garanhuns, através das indicações nº 351/2007 e 2204/2008.

A necessidade da implantação do Instituto de Medicina Legal – IML em Garanhuns é de fundamental importância, pelo fato do município ser uma cidade pólo do agreste meridional, onde concentra um número elevado de habitantes que necessitam urgentemente da implantação do referido instituto. Medida esta que evitaria o envio do cadáver as cidades de Caruaru ou Recife para realização dos exames.
No IML são realizados, além das autópsias, vários outros exames de corpo de delito e demais perícias como: exame de lesões corporais, exame de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, exame de constatação de violência sexual, exame de sanidade mental, exame de constatação de idade, exame de constatação de doença sexualmente transmissível, e todas as demais perícias que interessem à Justiça e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Legal.

Os familiares dos falecidos, provocados por homicídios, acidentes, doenças desconhecidas e etc, sofrem com a demora no atendimento e encaminhamento dos cadáveres, além das despesas com passagens e alimentação até a liberação dos corpos.
Outro problema enfrentado pela população são os custos relacionados à contratação de casa funerária para levar o corpo até o local da autópsia e trazer de volta para a cerimônia do enterro. Muitas dessas famílias não têm dinheiro nem mesmo para sua subsistência, muito menos arcar com um serviço público indispensável. A população de Garanhuns aguarda, há muito tempo, a instalação de um IML na cidade.


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Izaías solicita gasoduto para Garanhuns

A utilização do gás natural é cada vez mais constante nas grandes cidades, sendo essa uma fonte de energia mais barata para o consumidor, o que é indispensável nos dias de hoje devido aos altos preços dos combustíveis convencionais que engessam a economia de uma região.

Dessa forma a interiorização do gás natural é uma opção estratégica, pois o gás é um energético limpo, puro, barato e competitivo que beneficia várias indústrias e o comércio na Região Metropolitana do Recife.
Com a extensão do gasoduto, as cidades do interior também serão beneficiadas com a diminuição de seus custos financeiros e ambientais e o crescimento econômico, com a atração de novas indústrias e de novos empreendimentos comerciais, aumentando a capacidade do setor produtivo da região.

Compactuando com o projeto de expansão do gasoduto da COPERGÁS e o Governo do Estado, construído o Ramal Recife - Caruaru e posteriormente os Ramais Caruaru - Pesqueira - Araripina e Salgueiro – Petrolina, solicitamos a construção do Ramal São Caetano – Garanhuns, que beneficiará o Agreste Meridional, proporcionando uma nova alternativa de energia para gerar progresso e colaborar com o desenvolvimento sustentável dessa região, a qual possui distrito industrial em desenvolvimento e indústrias como Parmalat, Refinações de Milho Brasil, Café Ouro Verde entre outras.
Sendo assim, o deputado Izaías Régis, reiterando o pedido, feito anteriormente, através da Indicação nº 766/2007, por meio da Indicação nº 2098/2011, solicitou que seja construído o Gasoduto (Extensão da rede de distribuição de gás natural) Ramal São Caetano - Garanhuns.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Asfalto na estrada de São Pedro

O investimento de R$ 2 bilhões do governador Eduardo Campos nas rodovias pernambucanas vai beneficiar diretamente também a população do distrito de São Pedro. Na proposta anunciada no Palácio das Princesas, está incluída a construção do asfalto ligando São Pedro a Garanhuns.

Essa é uma reivindicação antiga que o deputado Izaías Régis vem fazendo ao Governo do Estado, através das Indicações nº 3656/2005, 148/2007, 1200/2007, 2207/2008 e 1949/2011.
Há muito tempo que os moradores do Distrito de São Pedro sonham com a pavimentação asfáltica da principal via de acesso ao bairro. As pessoas que trafegam pelo local reclamam das dificuldades encontradas devido às más condições das ruas, que trazem inúmeros prejuízos aos veículos.

O trajeto até São Pedro é desgastante e perigoso, piorando significativamente no inverno, colocando em risco a vida dos moradores e principalmente a dos estudantes que fazem aquele caminho diariamente para se deslocarem até as escolas localizadas na sede da cidade.

Durante o verão, estação que mais perdura na nossa região, a população tem que conviver com a poeira e com os problemas respiratórios causados pela falta do asfaltamento. Já no inverno o acúmulo de lama, lixo e a quantidade de buracos formados com a água da chuva torna intransitável.
O deputado solicitou também, através da indicação nº 1941/2011, a pavimentação da estrada que liga o município de Iatí a Bom Conselho.

 Esse asfaltamento será de grande utilidade para a comunidade, pois além de gerar o progresso e possibilitar o comércio interligando os municípios de Bom Conselho, Iatí, Saloá e Águas Belas, sem dúvida nenhuma irá contribuir significativamente para o desenvolvimento dessa região, que tem um grande potencial, na agricultura, produção de leite e o comércio em geral.

A proposta do nosso Governo do Estado é de investir na infraestrutura, pavimentando estradas que facilitem o acesso a grandes municípios, além de alavancar o progresso facilitando o intercâmbio comercial, econômico e social proporcionando melhores condições ao povo da região.
Esta obra foi reivindicada anteriormente através das Indicações nº 3683, de 02 de março de 2005 e nº 1198, de 14 de junho de 2007.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

SAMU em Garanhuns


A instalação do SAMU em Garanhuns atende a várias reivindicações antigas do deputado Izaías Régis, através das indicações nºs 117/2003, 3087/2004, 350/2007, 3081/2009 e 2099/2011 visando melhorar o atendimento a saúde da população de Garanhuns e cidades do Agreste Meridional.
Possivelmente, em outubro, o SAMU de Garanhuns iniciará suas atividades, o que significa uma grande conquista para a população, uma vez que proporcionará um melhor e mais rápido atendimento a toda Região do Agreste Meridional.

Atualmente, o Hospital Dom Moura atende a um significativo número de pessoas, de várias cidades da região do Agreste Meridional. Com esta aquisição a população será beneficiada com um atendimento ágil, personalizado e descentralizado, sendo prestado em diferentes pontos da cidade.
O serviço funciona de maneira ininterrupta, 24 horas, 7 dias por semana ajudando no atendimento na rede pública de saúde, prestando socorro à população em casos de emergência.

 Izaías solicitou também, através da indicação nº 2097/2011, que seja implantado um aparelho para realização de mamografia, no Hospital Dom Moura que atende, diariamente, uma grande quantidade de pessoas de várias cidades da região do Agreste Meridional. A demanda para esse tipo de procedimento é grande, mas o hospital não oferece o serviço por falta de equipamentos.
Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, 20% das mulheres que passam por exames clínicos devem fazer mamografia; além do mais, "o auto exame não substitui o exame físico".

A rede do SUS possui inúmeros mamógrafos, no entanto, sua distribuição regional é, de certa forma, desigual, ficando muitos municípios desprovidos, especialmente aqueles localizados nas cidades do interior do país e o índice de câncer entre as nossas mulheres vêm aumentando gradativamente por falta de medicina preventiva.
Reiterando a indicação nº 1531/2007,o deputado Izaías solicitou novamente, por meio da indicação nº 2036/2011, a criação de uma unidade móvel ginecológica, onde será oferecida formação, orientação e educação sexual às crianças e adolescentes de rua, excluídas da sociedade, beneficiando sua participação na busca de soluções dos problemas que afetam suas vidas e o exercício de seus direitos de cidadania.

Existe um número alarmante de crianças e adolescentes que vivem na rua mantendo relações sexuais antes de 13 anos e a grande maioria nunca usou preservativo e desconhecem sobre doenças sexualmente transmissíveis. Também não sabem das consequências da AIDS e das drogas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Entendimentos contrários em relação à Fameg

Mediante novo impasse quanto ao funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), o deputado Izaías Regis (PTB) compartilhou, durante a reunião plenária de ontem, a visita que recebeu do diretor-presidente da instituição, Nicolau Esteves, para debater o assunto. A unidade de ensino promoveu vestibular sob a concessão de um pedido de liminar. Na segunda-feira, entretanto, o Poder Judiciário vetou o início das aulas até que haja o julgamento do mérito.

“Há uma discriminação em relação a Pernambuco. A Graduação foi autorizada em Santa Catarina, Minas Gerais, Tocantins e em São Paulo, nos mesmos moldes propostos para Garanhuns. No encontro, Nicolau apresentou vasta documentação assegurando que o curso de Medicina está apto a funcionar”, detalhou Régis, acrescentando que, durante vistoria realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a unidade de ensino obteve nota 4,0, quando a pontuação máxima é 5,0.

Fonte:  Diário Oficial do Estado de Pernambuco

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Deputada Federal Ana Arraes é a mais nova Ministra do TCU

Ana Arraes, 64 anos, se elegeu ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) com 222 votos. O segundo lugar ficou com o comunista Aldo Rebelo. Esta é a segunda grande vitória da filha de Miguel Arraes em menos de um ano. Em 2010, a socialista foi eleita deputada federal com 387.581 votos. Agora, conquista o dever de fiscalizar gastos públicos e o direito a um emprego vitalício, a um salário de R$ 25 mil, aposentadoria integral, carro oficial e férias de dois meses.

Ana Arraes disputou votos com os deputados federais Aldo Rebelo, Damião Feliciano, Milton Monti, Átila Lins e Rosendo Severo. Aldo ficou em segundo lugar, com 149 votos.
A partir de agora o Tribunal de Contas da União terá três ministros pernambucanos: José Múcio Monteiro, José Jorge e a própria Ana Lúcia Arraes, mãe do governador Eduardo Campos, que foi o principal articulador da candidatura e da vitória da representante do PSB. (Dados do Blog de Jamildo).

ARMANDO MONTEIRO PARABENIZA FILHA DE ARRAES

Para o senador Armando Monteiro (PTB) a eleição da deputada federal Ana Arraes para ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) reflete o conceito que a parlamentar pernambucana adquiriu no Congresso Nacional. Segundo Armando, a escolha se deve ao amplo reconhecimento à trajetória de Ana e também à sua capacidade de articulação.

“Esta vitória representa o amplo reconhecimento à trajetória da deputada Ana Arraes, a sua trajetória parlamentar, ao conceito que ela adquiriu, e a uma campanha que foi bem conduzida em relação a todo o processo de articulação, de diálogo com todas as correntes, todos os segmentos da Câmara dos Deputados. É o justo resultado decorrente de todos estes fatores. Como pernambucano, não posso deixar de expressar minha alegria. Tenho grande apreço pessoal e político à nossa futura ministra. Registro ainda a solidariedade da bancada de Pernambuco, que de forma suprapartidária pôde também contribuir para esta tão expressiva vitória” disse Armando em seu depoimento.
 
Matéria do blog: http://www.robertoalmeidacsc.blogspot.com/

FAMEG


Dr. Nicolau Esteves
O deputado Izaías Régis que vem acompanhando, desde o inicio, toda problemática do curso de medicina da Fameg, nesta manhã recebeu em seu gabinete o diretor presidente da Fameg, Nicolau Esteves, que deixou uma vasta documentação com informações de que o curso de medicina esta apto a funcionar. Nem Nicolau nem Izaías conseguem entender o motivo pelo qual o curso de medicina não está funcionando normalmente.

Os diretores da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), os médicos Nicolau Esteves e Rosângela Esteves, também farão uma visita ao Conselho Regional de Medicina (Cremepe) nesta quarta-feira (21), às 15h, para esclarecer a questão da instituição de ensino. A visita visa comprovar junto ao Cremepe que a Fameg possui autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionamento.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

21 de Setembro, Dia do Radialista

Amigos Radialistas, quero homenageá-los neste dia comemorativo, aos homens e mulheres da radiodifusão que diariamente nos trazem as mais diversas informações colaborando para a cidadania do povo.

Radialistas são todos aqueles que exercem diversas funções dentro dos veículos, como direção, roteiro, projetos, criação e muitos outros, sendo o mais comum à locução. O bom radialista, além de tudo, age de forma ética diante das notícias, e tem a habilidade de prender a atenção dos ouvintes, além de saber passar, por meio de sua voz, a seriedade de uma notícia ou emoção sobre algum fato.

Aproveito aqui para relembrar de programas que marcaram épocas nos tempos áureos da comunicação de rádio tais como: Roquete Pinto, (fundador da primeira emissora de Rádio no Brasil) Repórter Esso, as radionovelas, os narradores de futebol que serviram de exemplo para muitos como: Waldir Amaral, Jorge Cury, José Carlos Araujo, Osmar Santos.

O compromisso e responsabilidade desses profissionais ultrapassam as fronteiras e trazem sempre informações mais variadas em todo o Brasil, chegando a valores que cultivam a paz, esperança, por meio de programas religiosos; solidariedade e justiça social, por meio de programas informativos; esportivos, por meio de narrações de jogos dos mais variados, valorizando a informação para aqueles que deixam esses profissionais entrarem diariamente em suas vidas, seja em suas residências, trabalho ou em qualquer lugar onde a voz do radialista alcance.

Hoje, nesta data, venho festejar e homenagear todos os profissionais que abraçam diariamente e com responsabilidade suas funções e que atingem os rincões mais longínquos do Brasil.

O Rádio continua sendo o meio de comunicação de maior acesso à todos, daí a grande importância desses profissionais.

À todos os radialistas, o meu forte abraço.

Fameg realiza vestibular sob autorização do STJ

A Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg) realizou, no último domingo, o vestibular, após obter do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) liminar autorizando o exame. O deputado Izaías Régis (PTB), que abordou o tema outras vezes, parabenizou a unidade de ensino responsável pela Fameg, o Instituto Tocantinense (ITPAC), e o povo garanhuense pela conquista.

O Conselho Regional de Medicina (Cremepe) ingressou com uma ação no Poder Judiciário, solicitando a suspensão do vestibular. A entidade alega descumprimento das exigências do Ministério da Educação (MEC). Na madrugada do domingo, entretanto, a faculdade obteve a autorização do STJ e realizou as provas nas dependências do Colégio XV de Novembro, às 10h.
A demora para emitir a liminar, de acordo com a Fameg, ocorreu devido a problemas no sistema técnico do Judiciário, no sábado.

Mesmo sem utilizar a mídia para divulgar o vestibular, exceto a Internet, a unidade de Ensino Superior obteve mais de mil inscritos de outros Estados, além de estudantes que cursam Medicina na Argentina.

“Que o comando do MEC reduza a burocracia para que possamos ter mais universidades e faculdades no Brasil”, pontuou. As aulas terão início no próximo dia 26.
Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Izaías Régis comenta decisão do STF sobre vestibular da FAMEG


A decisão do Superior Tribunal Federal, que concedeu uma liminar para a realização do vestibular na Faculdade de Medicina de Garanhuns, foi destaque, nesta segunda (19 de setembro), no pronunciamento do deputado Izaías Régis, do PTB.
De acordo com o parlamentar, o concurso contou com mais de mil inscrições e o número de candidatos de outros estados superou as expectativas. Régis informou que o vestibular aconteceu normalmente no último domingo e as aulas começam no dia 26 de setembro.

Ele ressaltou, ainda, que o País precisa de mais faculdades de Medicina para atender a demanda de jovens, e que as unidades de ensino devem ser devidamente fiscalizadas para dispor de um ensino de qualidade.

Fonte:www.alepe.pe.gov.br

domingo, 18 de setembro de 2011

STJ concede liminar e FAMEG realizará vestibular neste domingo.

Até que enfim a coerência e a bom senso falou mais alto. Garanhuns terá vestibular de medicina nesse domigo! Graças a Deus, as instituições que lutaram contra o progresso e o desenvolvimento da nossa cidade foram derrotadas pela justiça. Parabéns a todos que fazem a FAMEG, aos vestibulandos e a todos que acreditaram, apoiaram e lutaram junto conosco. Isso é só o começo, Garanhuns merece muito mais!

sábado, 17 de setembro de 2011

Garanhuns com mais de 1.380 jovens para prestar vestibular na FAMEG.

Boa tarde pessoal! Nossa Garanhuns está com mais de 1.380 jovens de todas as regiões do país na ânsia de realizar o vestibular de medicina da FAMEG, amanhã dia 18. Precisamos nos unir, todas as autoridades, empresários, a população em geral, para lutar pelas coisas boas para nosso desenvolvimento. Mais uma faculdade de medicina só vem a acrescentar benfeitorias para região. Espero que tudo dê certo e que esses jovens possam realizar suas provas neste domingo. Se não fosse o CREMEPE com certeza estaríamos contando com mais de 5 mil participantes neste vestibular.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Repúdio à iniciativa do Cremepe

Em oposição à iniciativa do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), que solicitou ao Poder Judiciário o cancelamento do vestibular da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), previsto para o próximo domingo (18), o deputado Izaías Régis (PTB) levou o tema ao Plenário da Casa Joaquim Nabuco.

O Cremepe alega que a Fameg não possui autorização do Ministério da Educação (MEC), além de descumprir as exigências necessárias para funcionar. Em contrapartida, Régis afirma que a faculdade possui licença e registro que podem ser visualizados no site do MEC.
“Não sei qual o interesse do Cremepe e do Simepe (Sindicato dos Médicos de Pernambuco) em tentar proibir, sistematicamente, as atividades da unidade de Ensino Superior. Quase todos os meses, o MEC visitou a Fameg e as exigências foram cumpridas”, ressaltou.

O petebista acrescentou que se pronuncia “em defesa da cidade de Garanhuns” e que a conquista é resultado de uma luta que conta com o apoio do governador Eduardo Campos e dos senadores Humberto Costa e Armando Monteiro.
A ação do Cremepe foi enviada ao Tribunal Regional Federal da 5º Região, na última segunda-feira, e deve ser julgada até hoje (15).

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

UFRPE - Universitários de Garanhuns promovem ato público

Alunos do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), localizado em Garanhuns, promoveram ato público para reivindicar melhorias. Os principais pleitos são novos laboratórios e salas dotadas de tecnologia, além de segurança. O deputado Izaías Regis (PTB) repercutiu o fato, ontem, na tribuna. Serão diretamente beneficiados os Cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Letras, Pedagogia, Computação e Engenharia de Alimentos.

O petebista explicou que a empresa responsável pela construção dos prédios decretou falência, antes do término da obra. A instituição de ensino terá que realizar novo processo licitatório para a escolha de outra construtora.

“Solicito ao reitor da UFRPE, Valmar Corrêa, agilidade para concluir o projeto, que contará com hospital veterinário, laboratórios de agronomia e outros prédios”, declarou Régis, acrescentando que enviou ofício aos senadores Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB); e para deputados federais da bancada de Pernambuco. O objetivo é intermediar as reivindicações junto ao ministro da Educação, Fernando Haddad, ainda neste semestre.
Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Izaías Régis defende melhoria das condições de funcionamento da UFRPE em Garanhuns

Nesta terça (13/09), o deputado Izaías Régis, do PTB, fez um apelo para que o reitor da UFRPE, Valmar Corrêa de Andrade, viabilize melhores condições de funcionamento do campus de Garanhuns.

Segundo o parlamentar, laboratórios e salas de aula estão inacabados, pois a empresa contratada para construir as instalações faliu durante a obra. Régis também afirmou que os alunos enfrentam problemas de segurança.

O deputado enviou ofício aos senadores Armando Monteiro Neto e Humberto Costa, solicitando que os parlamentares tratem do assunto com o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Fonte: www.alepe.pe.gov.br

Garanhuns conta com mais vagas para Medicina

O município de Garanhuns deve passar a oferecer mais vagas para quem deseja estudar Medicina. A Faculdade de Garanhuns (Fameg) obteve, no último dia 5, de acordo com o deputado Izaías Régis (PTB), a autorização do Ministério da Educação (MEC) para ministrar a Graduação. Recentemente, o campus da Universidade de Pernambuco (UPE) implantou o mesmo curso.

“Após mais de três anos de luta em prol da Fameg, a guerra foi vencida”, declarou. A faculdade, que é mantida pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), detinha apenas autorização do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco para funcionar. Entretanto, por determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o credenciamento, reconhecimento e supervisão de cursos superiores são de responsabilidade da União.

“Parabenizo todos os que apoiaram esse movimento, entre eles, o governador Eduardo Campos (PSB) e o proprietário da unidade de ensino”, ressaltou, elogiando, também, o empenho de cinco estudantes, de uma vereadora do município de Lajedo, da presidência do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além do Conselho do MEC.

As inscrições para o vestibular da Fameg estão abertas e as provas, agendadas para o próximo dia 18.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Izaías Régis enfatiza importância de formar médicos no Interior de Pernambuco


A reabertura da Faculdade de Medicina de Garanhuns foi tema do pronunciamento do deputado Izaías Régis, do PTB, nesta segunda (12/09). O parlamentar ressaltou a importância de formar médicos no Interior do Estado e firmar esses profissionais em suas cidades, suprindo a demanda das zonas mais afastadas da Região Metropolitana do Recife.

 De acordo com o parlamentar, as aulas da faculdade começam no próximo dia 26. Régis parabenizou todos os que acompanharam as discussões visando à reabertura do curso, inclusive o governador Eduardo Campos, que, segundo o deputado, participou de reuniões com o então presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre a entidade. De acordo com Izaías, desde o dia cinco de setembro passado a Fameg tem autorização do Ministério da Educação para funcionar.

Fonte: www.alepe.pe.gov.br

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Balanço da visita de Dilma Rousseff a Garanhuns

A presença da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), anteontem, em Pernambuco, assegurou benefícios também para o Agreste do Estado. Em Garanhuns, a chefe de Estado participou da aula inaugural do 1º Curso de Medicina do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) na região.

Na tribuna da Alepe, Izaías Regis (PTB) ressaltou a solenidade, que contou com a presença do governador Eduardo Campos (PSB); dos senadores de Pernambuco Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT); além de deputados federais e estaduais.
“A Capital do Agreste Meridional vivencia momento histórico. É a interiorização do Ensino Superior, uma medida que estimula a juventude de diferentes localidades do Estado e que, até então, não tinha acesso a centros acadêmicos de grande porte”, observou, citando, ainda, sua atuação no Projeto Agenda Garanhuns, lançado em 2000, a fim de tornar a cidade um centro universitário.

Inicialmente, o curso contabilizará 40 alunos. Em seis anos, serão 600.
Régis citou parte do discurso de Eduardo Campos, no qual informa que, na década de 1970, Pernambuco formava, anualmente, cerca de 500 médicos e contabilizava menos de quatro milhões de habitantes. Hoje, entretanto, o Estado tem cerca de nove milhões de pessoas e apenas 290 médicos/ano. “Que possamos ter mais profissionais atuando nos municípios de origem”, declarou o petebista.

Por fim, comentou a inauguração, na última segunda-feira, do Curso de Odontologia, na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa).

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco