Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Parlamentar ressalta 50 anos de criação da SUDENE

Os benefícios para o Nordeste ao longo de 50 anos de fundação da Sudene, comemorados nesta terça (15 de dezembro).


Na avaliação de Izaías Régis, a Sudene foi fundamental para a modernização da região nordestina. O parlamentar também lembrou a história do município de Garanhuns com o órgão, por meio da realização, em 1959, do Seminário para o Desenvolvimento do Nordeste. O deputado também informou que a autarquia foi recriada pelo presidente Lula.



Publicado no Diário Oficial de Estado em 16 de dezembro de 2009

Discurso do Dep. Izaías no plenário da ALEPE

SUDENE FOI GESTADA EM GARANHUNS

Comemoramos hoje, neste 15 de dezembro, o cinquentenário da SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE – SUDENE. Temos o que comemorar? É claro que sim! Afinal a SUDENE foi a mola propulsora que possibilitou a modernização do Nordeste brasileiro nessas últimas cinco décadas. Para nós de Garanhuns, somos duplamente felizes, pois, o registro histórico recomenda a lembrança dos primeiros passos da SUDENE tendo sido dados na nossa Garanhuns, quando da realização do Seminário para o desenvolvimento do Nordeste, com a presença do Excelentíssimo Presidente Juscelino Kubitschek e de cinco governadores do Nordeste, tendo a frente o governador de Pernambuco, o Dr. Cid Sampaio.


O Jornal do Commercio, na sua edição de 26 de abril de 1959, titulava em letras garrafais: “COMEÇOU EM GARANHUNS A LUTA PELA RECUPERAÇÃO DO NORDESTE”. O jornalista Carlos Garcia na sua reportagem reproduziu assim as palavras do Presidente Kubitschek:

“Anima-nos a todos um só propósito, uma só aspiração e uma só esperança, que é promover a aceleração do desenvolvimento harmônico do Brasil. Chegamos à conclusão de que o nosso próprio crescimento será perigoso para o equilíbrio da Nação, se persistir a terrível coexistência de zonas cada vez mais prósperas com outras estagnadas, sob o trágico domínio do subdesenvolvimento”.

Portanto, sabemos todos do interregno da SUDENE e do seu renascimento. As comemorações dos seus cinquenta anos devem prosseguir como incentivo para as novas idéias de um novo tempo. Quis o destino que o Estadista Juscelino Kubitschek plantasse as raízes da SUDENE em Garanhuns no ano de 1959. Mais uma vez o destino voltou-se para Garanhuns e permitiu que um seu filho seguisse os passos daquele estadista que esteve em Garanhuns há 50 anos atrás e, renovasse e acendesse a chama de uma nova SUDENE. O Presidente Luis Inácio Lula da Silva se inscreve como o novo criador da SUDENE. É a História se repetindo naquilo que é de bom. Como parlamentar e representante de Garanhuns e do Agreste Meridional, não poderia, nesta data, deixar de registrar a história de uma idéia que fortificou-se em Garanhuns e, que volta a acontecer com um Presidente da República do Brasil nascido em terras de Garanhuns.

Parabéns para a nova SUDENE e viva Garanhuns.

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário