Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Espetáculo reverencia obra de Jesus Cristo

A participação da cidade de Garanhuns nos cenários da Paixão de Cristo, com a peça Jesus, alegria dos homens, que completou 21 anos de exibição, levou o deputado Izaías Régis (PTB) a parabenizar o Governo de Pernambuco e a Secretaria de Cultura, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que, há quarto anos, apóia o espetáculo.

“Este ano, com o crescimento local e a ajuda da população, a peça chegou a atingir um público de quase oito mil pessoas por noite. Não poderia deixar de destacar e agradecer o empenho do governador Eduardo Campos (PSB) e dos atores, atrizes, diretores, produção e do povo de Garanhuns”, salientou Régis.

Foto: Hilton Marques

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco


domingo, 17 de abril de 2011

ACIAGAM FORMA TURMA DE PROFISSIONAIS.

Neste último sábado, dia 16 de Abril, a ACIAGAM em parceria com a Educompany, formou mais uma turma do curso Eletricista Predial e Residencial. O Deputado Izaías Régis, participou do evento e em suas palavras resumiu o quanto é importante e como está em ênfase essa profissão, devido ao grande crescimento da construção civil em Garanhuns. Construções de mais de mil casas populares, além de vários condomínios que estão se desenvolvendo nesta cidade, necessitando de eletricistas e assim garantindo o futuro dos bons profissionais que acabaram de se formar.


Além do curso de Eletricista Predial, a ACIAGAM em parceria com escolas técnicas promove cursos com níveis técnicos reconhecidos pelo MEC e Cursos Profissionalizantes em diversas áreas, tais como: Cursos Técnicos de Administração, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho, além dos profissionalizantes que são de Eletricista Predial e Residencial, NR-10 e nas áreas da Construção Civil.

Izaías, que sempre esteve focado na educação e na capacitação profissional, continua se empenhando em trazer mais cursos profissionalizantes, e apoiando novos cursos de nível superior para as Universidades com unidades instaladas em Garanhuns.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Garanhuns – IPSG inaugura sua sede própria

Na última quinta-feira, dia 14 de Abril, foi inaugurado a sede própria do IPSG – Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns. O IPSG é uma Autarquia Municipal vinculada diretamente ao gabinete do Prefeito, tendo por finalidade assegurar os benefícios de aposentadoria e pensão aos servidores titulares e cargos efetivos do Município, Câmara de Vereadores e Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns – AESGA. O Instituto é dirigido por um Conselho, composto por um Diretor Presidente, um Diretor de Previdência e um Diretor Administrativo Financeiro, todos nomeados pelo Poder Executivo Municipal.


Os recursos previdenciários geridos pelo IPSG são aplicados no mercado de capitais, com observância das regras de segurança, solvência, liquidez, rentabilidade, proteção e prudência financeira, previstas em normas especiais do Conselho Monetário Nacional. Estes recursos devidamente capitalizados constituem a reserva técnica necessária para a manutenção do equilíbrio atuarial. Na ocasião, estavam presentes o Diretor Presidente do IPSG o Sr. Eber Cerqueira Frias e demais membros, o Prefeito Luiz Carlos de Oliveira, o Deputado Estadual Izaías Régis, os vereadores da Câmara Municipal de Garanhuns, os secretários do governo municipal, representantes de instituições financeiras, imprensa em geral e demais convidados. Em seu discurso, o Diretor Presidente Eber Frias, afirmou que, quando assumiu a autarquia em 2006, a instituição tinha pouco mais de oito milhões de reais em aplicações, hoje, tem em aplicações financeiras mais de trinta milhões de reais, sendo a terceira maior renda do Estado de Pernambuco. Já o Prefeito Luiz Carlos de Oliveira afirmou que, se o servidor chegar com toda sua documentação completa no Instituto, sua aposentadoria sai em até 24 horas. Depois das solenidades oficiais, foi servido coquetel e música ao vivo aos convidados.

Izaías Régis faz inaugurações de obras em Terezinha.

Nesta última quarta-feira, comemorando os 47 anos de emancipação política de Terezinha, o Deputado Estadual Izaías Régis e o Prefeito Alexandre Martins entregaram a população desse município, importantes obras. Uma delas, foi a Academia das Cidades, que na ocasião foi só entregue para que os munícipes possam fazer o uso – devido ao fato de o Governador Eduardo Campos ter prometido ir pessoalmente fazer essa inauguração. A Academia das Cidades presta uma homenagem importantíssima ao Primeiro Prefeito da Cidade de Terezinha, o Dr. Antônio Régis Filho, pai de Izaías Régis, o qual prestou relevantes serviços ao povo Terezinhense, o Deputado que é filho da terra, no seu discurso, falou sobre o orgulho de ser tão votado nesta última eleição no município de Terezinha e da sua responsabilidade em buscar mais recursos para realização de mais obras para essa população e, da sua gratidão e felicidade pela homenagem prestada ao seu querido e exemplar pai. Logo após foi inaugurado o Abrigo Rodoviário que prestou uma homenagem ao também munícipe, o saudoso Pedro Bezerra de Araújo. Mas, a inauguração principal foi à inauguração da reconstrução da Praça Dr. Francisco Pereira Lopes. Dr. Francisco foi o primeiro advogado da cidade de Terezinha, prestando importantes serviços àquela população. Na ocasião, foi representado pelos seus filhos e netos, Izaías, que havia prometido a Kitty Lopes, sua conterrânea e filha do Dr. Francisco, que iria reconstruir a praça que tem o nome de seu pai, com muito orgulho entregou não só a ela, mas, a toda a família e à população a promessa feita. O Prefeito Alexandre Martins, falou sobre a gratidão e a importância que tem os recursos que Izaías tem arrumado para o município de Terezinha. Por sua vez,  Izaías reafirmou que enquanto estiver fazendo parte do poder legislativo, continuará na luta buscando recursos para todo o Agreste Meridional. Izaías juntamente com Alexandre, cantou “Parabéns pra você” e cortou o bolo de 47 metros em comemoração ao aniversário da cidade. A animação do resto da noite ficou por conta do Radiola de Ficha, Banda Labaredas e Colo de Menina.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Terezinha celebra 47 anos de emancipação

 Em 13 de abril de 1964, a Vila de Santa Terezinha, que pertencia a Bom Conselho, tornava-se o município de Terezinha. Natural da localidade, o deputado Izaías Régis (PTB) comemorou a passagem da data, em pronunciamento realizado no Plenário da Casa Joaquim Nabuco.

De acordo com o parlamentar, o prefeito do local, Alexandre Martins, inaugurará, hoje, a Praça Francisco Pereira Lopes e uma Academia das Cidades, que receberá o nome do pai do petebista e primeiro prefeito de Terezinha, Antônio Régis. A obra foi requisitada na gestão de Humberto Costa como secretário das Cidades.

Com pouco mais de seis mil habitantes, a localidade também ganhará, em breve, uma creche de tempo integral, com capacidade para 120 crianças; iluminação na PE-218 e uma quadra poliesportiva, na zona rural. “Encontramos a população satisfeita pela administração de um jovem de 36 anos, que trabalha em prol da sociedade”, pontuou, acrescentando que todos os habitantes possuem casa própria. “Parabéns a todos os que integram esse município”, ressaltou.


 
Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

Audiência discute direito de acesso a prontuário médico

Polêmica entre os profissionais da área de saúde, a entrega do prontuário médico a pacientes ou familiares de pessoas submetidas a tratamento nos hospitais públicos e particulares de Pernambuco pode ser respaldada por legislação estadual. Previsto no Projeto de Lei nº 31/2011, em tramitação na Assembleia Legislativa, o texto reforça o direito às informações. A matéria, de autoria do deputado Izaías Régis (PTB), foi debatida, ontem pela manhã, em audiência pública conjunta das Comissões de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), e de Saúde e Assistência Social.

Primeiro a se pronunciar, Régis frisou serem "bem-vindas" sugestões para aprimorar o texto. Contudo, defendeu a necessidade de aprovar a proposição, pois como exemplificou, muitos são vítimas de erros médicos e sequer tomam conhecimento. "O prontuário é a prova do que foi ministrado ao doente, enquanto esteve internado", argumentou, citando caso registrado em Garanhuns, em que uma pessoa com crise de asma faleceu, após ser medicada com diclofenaco. O anti-inflamatório não- esteróide é contraindicado a pacientes com esse perfil que tenham ingerido ácido acetilsalicílico.

O secretário-geral do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Luiz Domingues, lembrou estar previsto, no Código de Ética Médica, o direito à solicitação do prontuário. Domingues considerou, entretanto, não ser possível, nem prudente, a entrega imediata do relatório, como sugere a proposição.

Segundo informou, o documento passa por várias etapas administrativas e, por isso, faz-se necessário um espaço de tempo de, no mínimo, uma semana para a liberação. "Se for negada a entrega, basta registrar denúncia no Cremepe que resolvemos", acrescentou.

Contrário à matéria, o presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado de Pernambuco (SINDHOSPE), Mardônio Quintas, classificou a medida como "inoportuna". "Existem prontuários cuja extensão chega a cem páginas e isso geraria custo excedente", criticou. O professor da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz Adriano Sampaio entendeu ser "inaceitável" a análise de que a concessão dos prontuários representaria gasto às unidades de saúde. "Precisamos defender mais o usuário e menos os doutores." Para o deputado Sebastião Oliveira Júnior (PR), que presidiu a CCLJ, o debate do mérito do projeto de lei "é bastante louvável". "Porém, como médico, sou mais favorável à entrega de um resumo de alta que do prontuário", enfatizou. A presidente da Comissão de Saúde, deputada Isabel Cristina (PT), enalteceu a discussão. "O encontro contribuiu muito para que os dois colegiados possam apreciar melhor a matéria", ponderou.

Ainda participaram a fundadora da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), Renê Patriota; a defensora pública Cristina Sakaki; representantes do Hospital Jayme da Fonte; da Associação Médica de Pernambuco; da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde; do Conselho Regional de Enfermagem e demais parlamentares.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cidade recepciona Programa Todos por Pernambuco

O Programa Todos por Pernambuco voltou a receber elogios na Assembleia Legislativa. Na tarde de ontem, no Plenário, o deputado Izaías Régis (PTB) registrou a passagem da iniciativa do Governo do Estado pela Região Agreste, no último fim de semana. A iniciativa visa fomentar o envolvimento da sociedade para debater e apresentar soluções aos problemas locais.


Para Régis, “o Governo também está na direção certa, pois cada região tem um potencial de desenvolvimento diferenciado”. “É preciso a união de todos (Governos e sociedade) para encontrar as medidas adequadas. Ficamos satisfeitos com a idéia”, completou. Na região, 1.641 pessoas estavam inscritas para o seminário, que contou com a participação de representantes de mais de 40 municípios.

A dinâmica contempla seis tópicos temáticos: saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico sustentável. Posteriormente, o que é discutido nos grupos é apresentado ao governador Eduardo Campos (PSB), a autoridades e ao público presente.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

domingo, 10 de abril de 2011

Seminário Itinerante “Todos por Pernambuco” aconteceu em Garanhuns.

Neste último sábado, dia 09 de Abril, aconteceu no Hotel Tavares Correia em Garanhuns, o Seminário Itinerante “Todos por Pernambuco”. Este Seminário tem como objetivo ouvir as sugestões e críticas prioritárias da população pernambucana para traçar as metas de governo até 2014. Serão 12 seminários realizados nas 12 regiões do Estado, já aconteceram em Petrolina, Serra Talhada e ontem na Suíça Pernambucana. Os temas discutidos são: saúde, educação e cultura, segurança, infraestrutura, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico e sustentabilidade, cada um desses temas tem capacidade para receber 50 pessoas e é acompanhado por técnicos e responsáveis das respectivas secretarias. O Governador Eduardo Campos fez a abertura do evento, ladeado pelo Prefeito da Luiz Carlos de Oliveira, o Deputado Estadual Izaías Régis, o Deputado Federal e Presidente do Sistema FIEPE Jorge Corte Real, o Senador Armando Monteiro, entre outras autoridades políticas e secretários de governo. Logo em seguida, a comitiva do Governador foi inaugurar o prédio do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – campus Garanhuns. Na coletiva para Imprensa, todos os radialistas, repórteres, e membros da imprensa em geral, tiveram oportunidade de fazer suas perguntas ao Governador Eduardo Campos, que respondeu com muita clareza e precisão. Entre outros assuntos, Eduardo Campos respondeu sobre o combate ao craque e as outras drogas, do corte do orçamento fiscal pela Presidente Dilma, do efetivo do 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, sobre a instalação do Corpo de Bombeiros na antiga Ciretran, sobre o Festival de Inverno, da regionalização de diretorias de cultura, da instalação de UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) e da interiorização da Polícia Científica incluindo instalação de Institutos de Medicina Legal, sobre qualificação de mão-de-obra, sobre os projetos para as Mulheres que o Estado está realizando e, ressaltou um ponto importantíssimo que sempre foi e é a principal bandeira defendida pelo Deputado Izaías Régis, a Educação, onde ele falou que Garanhuns será um dos maiores centros educacionais do Estado a nível de cursos superiores, devido principalmente a qualidade de vida que nós oferecemos. Finalizou falando sobre as lições que aprendeu com seu avô Miguel Arraes e homenageando o filho mais ilustre da nossa Terra, o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Senador Armando Monteiro, que foi muito bem recebido pela população, falou que está sempre atento aos interesses de Garanhuns e que sempre teve uma preocupação especial durante toda sua atuação como Deputado Federal, pelo Agreste Pernambucano, falou também da sua participação na instalação do curso de Medicina em Garanhuns. Quando questionado sobre as indústrias para nossa cidade e para região, ele respondeu que o governo está oferecendo incentivos fiscais às indústrias que se instalarem nas cidades do interior de Pernambuco, falou do lançamento dos projetos para instalação de fábricas que estão chegando à região, onde citou em particular, a fábrica de bebidas em Garanhuns e uma unidade para processar lácteos no município da Pedra. Nos seus projetos no Senado, está sua luta para implantar o Distrito Industrial de Garanhuns, com infraestrutura adequada para receber empreendimentos de maior porte. Falou também que a parceria entre o Sistema FIEPE e a ACIG está cada vez mais firme e, a intenção de todos é cada vez mais manter o atendimento ao público em relação à saúde como vem fazendo ao longo desses anos. Que as parcerias para prevenção de Câncer de Mama e de Câncer de Próstata, entre outras, não só será mantida como também será ampliada pelo Presidente do Sistema FIEPE Jorge Corte Real, e o Presidente da ACIG Izaías Régis.

Em sua fala, o Deputado Estadual Izaías Régis ressaltou que não medirá esforços no sentido de viabilizar as solicitações feitas pelos prefeitos e pela população do Agreste Meridional no Seminário Todos por Pernambuco. Porém, a sociedade precisa continuar contribuindo e colaborando com as lideranças políticas da região para que o desenvolvimento do Agreste evolua cada dia mais.



quinta-feira, 7 de abril de 2011

Reserva de unidades populares para famílias em situação de risco

Os projetos habitacionais construídos, direta ou indiretamente, pelo poder público estadual deverão reservar, no mínimo, 10% de suas unidades para ocupação de famílias oriundas de áreas consideradas de risco, como beira de rio, lagos, terrenos de baixa resistência à compressão e encostas. A proposta está em tramitação na Assembleia e foi aprovada, ontem, nas Comissões de Administração Pública e de Meio Ambiente.


O texto é de autoria do deputado Izaías Régis (PTB), que, na justificativa, apresentou como argumento a falta de planejamento urbano ocupacional eficaz e a ausência de projetos de habitação popular que deem conta da demanda. O problema faz com que as áreas de risco sejam frequentemente ocupadas por uma considerável parcela da sociedade.
A situação se torna mais caótica no período de chuvas, com os deslizamentos de morros e as enchentes em áreas próximas a rios e lagos. Na Comissão de Administração Pública, que é presidida pelo deputado Aluísio Lessa (PSB), a proposta foi relatada pelo deputado Edson Vieira (PSDB). Durante o encontro, ainda foram acatadas mais nove proposições.

Na opinião do presidente de Meio Ambiente, deputado Sebastião Rufino (PSB), o debate foi produtivo, diante da relevância da matéria apreciada. “Essa proposição é muito importante porque visa proporcionar segurança a essa parcela da sociedade”, destacou.

Durante o encontro, o vice-presidente Luciano Siqueira (PCdoB) sugeriu que o colegiado analise o Código Florestal, com a presença do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), relator da matéria.

Os parlamentares também distribuíram o Projeto de Lei nº 120/11, de autoria do deputado Oscar Barreto (PT), que trata da Política Pesqueira e Aquícola do Estado, regulando as atividades de fomento, desenvolvimento e gestão ambiental dos recursos. O deputado Daniel Coelho (PV) também participou.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Izaías defende afixação do horário de funcionamento da Defensoria

Projeto de lei de autoria do deputado Izaías Régis (PTB), aprovado, na úlima terça-feira (05), na Comissão de Justiça, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, determina que entidades e órgãos públicos com grande fluxo de pessoas deverão ser obrigados a instalar painel informando os endereços e horários de atendimento da Defensoria Pública do Estado.


Na justificativa do projeto, o deputado argumenta que a assistência jurídica integral e gratuita é um direito garantido pela Constituição Federal. De acordo com a matéria, os painéis com as informações sobre a Defensoria Pública deverão ser afixados em secretarias estaduais, órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, delegacias de polícia e terminais ou estações de transporte público.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Armando Monteiro é recebido por maioria na Alepe

O senador Armando Monteiro (PTB) teve nesta segunda-feira (04) uma demonstração do apoio que pode receber do poder legislativo pernambucano ao longo de seu mandato no Senado Federal. Após visita de cortesia ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Guilherme Uchoa (PDT), Armando foi recebido por cerca de 40 dos 49 deputados estaduais no chamado “Buraco Frio” da Casa. Parlamentares da base governista e também da oposição participaram da recepção ao petebista, eleito na chapa do governador Eduardo Campos.


Segundo Armando, a visita à Assembleia reforça o apreço que ele tem ao papel do parlamento. “Não poderia deixar de vir aqui para demonstrar, com a minha presença, esse apreço institucional que tenho ao Poder Legislativo, neste caso o Legislativo estadual”, resumiu. Ele aproveitou a oportunidade para colocar seu mandato no Congresso Nacional à disposição da Assembleia.

Fonte:www.blogdomagno.com.br

Armando almoça no ''Buraco Frio'' com 40 dos 49 deputados estaduais

 O senador Armando Monteiro Neto (PTB) almoçou hoje (04) no “Buraco Frio” da Assembleia Legislativa com 40 dos 49 deputados estaduais, incluindo o presidente Guilherme Uchoa (PDT).


“Não poderia deixar de vir aqui para demonstrar, com a minha presença, esse apreço institucional que tenho ao Poder Legislativo, no caso o Legislativo Estadual”, disse o senador pernambucano. Durante o almoço, foi servido carne de sol, bode e galinha de capoeira patrocinados pelos petebistas Izaías Régis e Silvio Costa Filho.

Acrescentou que sempre teve “muita estima” pelo presidente Guilherme Uchoa e aproveitou o ensejo para colocar seu mandato à disposição da Casa de Joaquim Nabuco.

Antes do encontro com os deputados, o senador esteve no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) para uma visita de cortesia ao seu presidente José Mário Cavalcanti.

Fonte: Blog do Inaldo Sampaio

Falta de projetos causa perda de milhões

A falta da apresentação de projetos por parte dos municípios pernambucanos inviabiliza a realização de convênios e de investimentos federais. O problema voltou a ser tratado, ontem, na tribuna da Alepe, pelo deputado Izaías Régis (PTB). O parlamentar esteve em Brasília, na semana passada, e soube que há situações em que Ministérios excluem vários municípios das regiões Norte e Nordeste por não cumprirem às exigências, a exemplo da entrega dos projetos em tempo hábil.


“No ano passado, registrei a perda de quase R$ 23 milhões em convênios não- executados, uma vez que os projetos técnicos não chegaram aos Ministérios nos prazos estabelecidos”, lamentou.

Régis comentou, ainda, ter ido aos Ministérios da Justiça; da Agricultura; das Cidades, do Combate à Fome; do Turismo; dos Esportes, entre outros. “No ano passado, apenas três prefeituras conseguiram viabilizar a construção de creches. Estamos perdendo mais de dez ginásios de esportes por falta de projetos técnicos de engenharia”, completou.

Ainda de acordo com o petebista, apenas 2% dos recursos do Ministério de Ação Social são destinados ao Norte e Nordeste. O restante, 98%, segue para municípios de outras regiões.

“Pedirei ao governador que ajude as cidades que não têm condições de pagar engenheiros, a fim de que sejam elaboradas propostas adequados. Também voltarei a Brasília para apurar as verbas que não foram usadas nas emendas de 2009 e mostrarei nesta Casa Legislativa. Não podemos continuar perdendo recursos federais que deveriam estar sendo aplicados em prol do povo pernambucano.”

Fonte: Diário Oficial do estado de Pernambuco