O Deputado Izaías Régis, mesmo antes de assumir sua vida pública, como presidente da Associação Comercial e Industrial de Garanhuns – ACIG, já lutava junto à sociedade pela instalação de Universidades na cidade das Flores. Em seus pronunciamentos na ALEPE (11/05/05), lembra em seu discurso que: “em 1988, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, solicitei ao Deputado Osvaldo Coelho esta universidade”, na época. Nesta trajetória de reivindicações, em 10 outubro de 2004, a visita do Ministro da Educação Tarso Genro a Pernambuco, alegrou a população ao assinar a implantação de dois campos, um da Universidade Federal de Pernambuco e outro da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Caruaru e Garanhuns passariam a ser beneficiadas pelo Governo Federal conforme a autorização do Presidente Luís Inácio Lula da Silva em 27 de setembro de 2004.
Inúmeras visitas levaram o parlamentar a Brasília para tratar do assunto junto ao Ministério da Educação. Em fevereiro de 2004, o Deputado Izaías Régis recebeu Ofício do Gabinete do Ministro respondendo que seria feita à implantação do Campus. No dia 18 de março de 2004, Izaías levou Carta de Intenção ao Palácio do Planalto, assinada por 174 autoridades da educação do Agreste Meridional e de cidadãos que fazem parte da sociedade civil, cobrando a autorização do Campus. Após três meses da incansável luta o Diretor do Ministério da Educação, Dr. Manoel Palácios, finalmente autorizou o Deputado Izaías Régis a ser porta voz da notícia a comunidade de Garanhuns e do Agreste Meridional informando que já estavam em providências, junto a reitoria da UFRPE, para que em breve se consolidasse a edificação do Campus, e que os novos cursos seriam logo implantados, atendendo orientações expressas do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. No mês de Maio a Reitoria da UFRPE recebeu o Deputado Izaías Régis para as discussões dos cursos que poderiam vir a somar no novo pólo universitário que estava sendo criado em Garanhuns.
Na Inauguração da sede provisória da UAG, da UFRPE, solenidade realizada na tarde de uma quarta-feira 3 de agosto com a presença do Presidente Lula que defendeu em seu discurso a Educação com as seguintes palavras: “É preciso parar de tratar a educação como gasto e ver como investimento”.
Além do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Reitor da UFRPE, Valmar Corrêa de Andrade, a inauguração da sede provisória da UAG contou com a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad, da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, governadores de Pernambuco e Alagoas, o próprio Deputado Izaías Régis, entre outras autoridades.
Quem pode presenciar este momento emocionou-se ao ver o estudante Erton César de Albuquerque Pontes, primeiro colocado na classificação do vestibular de Medicina Veterinária, que recebeu das mãos do presidente um certificado. Em breves palavras o já universitário disse: “Eu sempre tive um sonho de estudar numa escola pública superior. E isso foi possível, graças ao presidente Lula”.
A Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) foi à primeira extensão universitária a ser instalada no país, tendo suas atividades iniciadas no segundo semestre de 2005 com os cursos de Agronomia, Licenciatura em Pedagogia, Medicina Veterinária e Zootecnia. A escolha dos cursos oferecidos foi feita tendo em vista as características do entorno da UAG, levando em consideração que o papel central da universidade é de influir no desenvolvimento regional.Hoje, a Universidade Acadêmica de Garanhuns, está localizada na Avenida Bom Pastor, S/N, no bairro da Boa Vista - Garanhuns - PE. CEP 55.296-901 Fone: (87) 3761-0882. Acesse também: www.uag.ufrpe.br para maiores informações.
Izaías ressalta e acredita que “nenhum país, nenhum Estado e nenhuma nação deste mundo se desenvolve a não ser que a prioridade seja a Educação”(discurso 21/03/04 ALEPE).
O curso de enfermagem também faz parte de suas reivindicações para o Agreste Meridional e esperamos poder em breve trazer boas notícias a este respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário