Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Izaías Régis presente na luta pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em Garanhuns.





A vinda do Presidente Luís Inácio Lula da Silva no dia 3 de agosto de 2005, marcaram o início de uma luta que há muito tempo defendia-se em Garanhuns, de se tornar Pólo Educacional no Agreste Meridional. Essa conquista também faz parte das reivindicações e lutas da vida parlamentar do Deputado Izaías Régis, registrado em seus pronunciamentos nos dias 21 e 29 de março e, 11 de maio do ano de 2005, na Assembléia Legislativa.

O Deputado Izaías Régis, mesmo antes de assumir sua vida pública, como presidente da Associação Comercial e Industrial de Garanhuns – ACIG, já lutava junto à sociedade pela instalação de Universidades na cidade das Flores. Em seus pronunciamentos na ALEPE (11/05/05), lembra em seu discurso que: “em 1988, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, solicitei ao Deputado Osvaldo Coelho esta universidade”, na época. Nesta trajetória de reivindicações, em 10 outubro de 2004, a visita do Ministro da Educação Tarso Genro a Pernambuco, alegrou a população ao assinar a implantação de dois campos, um da Universidade Federal de Pernambuco e outro da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Caruaru e Garanhuns passariam a ser beneficiadas pelo Governo Federal conforme a autorização do Presidente Luís Inácio Lula da Silva em 27 de setembro de 2004.

Inúmeras visitas levaram o parlamentar a Brasília para tratar do assunto junto ao Ministério da Educação. Em fevereiro de 2004, o Deputado Izaías Régis recebeu Ofício do Gabinete do Ministro respondendo que seria feita à implantação do Campus. No dia 18 de março de 2004, Izaías levou Carta de Intenção ao Palácio do Planalto, assinada por 174 autoridades da educação do Agreste Meridional e de cidadãos que fazem parte da sociedade civil, cobrando a autorização do Campus. Após três meses da incansável luta o Diretor do Ministério da Educação, Dr. Manoel Palácios, finalmente autorizou o Deputado Izaías Régis a ser porta voz da notícia a comunidade de Garanhuns e do Agreste Meridional informando que já estavam em providências, junto a reitoria da UFRPE, para que em breve se consolidasse a edificação do Campus, e que os novos cursos seriam logo implantados, atendendo orientações expressas do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. No mês de Maio a Reitoria da UFRPE recebeu o Deputado Izaías Régis para as discussões dos cursos que poderiam vir a somar no novo pólo universitário que estava sendo criado em Garanhuns.

Como Presidente da Comissão de Negócios Municipais em 2004, Izaías Régis foi relator do Projeto que autoriza a sessão do direito do uso de terreno do Governo do Estado para a Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde hoje, funcionam as instalações do Prédio da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG).

Na Inauguração da sede provisória da UAG, da UFRPE, solenidade realizada na tarde de uma quarta-feira 3 de agosto com a presença do Presidente Lula que defendeu em seu discurso a Educação com as seguintes palavras: “É preciso parar de tratar a educação como gasto e ver como investimento”.


Além do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Reitor da UFRPE, Valmar Corrêa de Andrade, a inauguração da sede provisória da UAG contou com a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad, da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, governadores de Pernambuco e Alagoas, o próprio Deputado Izaías Régis, entre outras autoridades.


Quem pode presenciar este momento emocionou-se ao ver o estudante Erton César de Albuquerque Pontes, primeiro colocado na classificação do vestibular de Medicina Veterinária, que recebeu das mãos do presidente um certificado. Em breves palavras o já universitário disse: “Eu sempre tive um sonho de estudar numa escola pública superior. E isso foi possível, graças ao presidente Lula”.

A Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) foi à primeira extensão universitária a ser instalada no país, tendo suas atividades iniciadas no segundo semestre de 2005 com os cursos de Agronomia, Licenciatura em Pedagogia, Medicina Veterinária e Zootecnia. A escolha dos cursos oferecidos foi feita tendo em vista as características do entorno da UAG, levando em consideração que o papel central da universidade é de influir no desenvolvimento regional.Hoje, a Universidade Acadêmica de Garanhuns, está localizada na Avenida Bom Pastor, S/N, no bairro da Boa Vista - Garanhuns - PE. CEP 55.296-901 Fone: (87) 3761-0882. Acesse também: www.uag.ufrpe.br para maiores informações.

Izaías ressalta e acredita que “nenhum país, nenhum Estado e nenhuma nação deste mundo se desenvolve a não ser que a prioridade seja a Educação”(discurso 21/03/04 ALEPE).

O curso de enfermagem também faz parte de suas reivindicações para o Agreste Meridional e esperamos poder em breve trazer boas notícias a este respeito.






Nenhum comentário:

Postar um comentário