Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SENAI: uma conquista de Armando Monteiro e Izaías Régis - vale a pena recordar...


A Escola Técnica Senai de Garanhuns – Eurídice Ferreira de Melo (Dona Lindu) foi inaugurada no dia 16 de dezembro de 2005 e também faz parte das conquistas de Armando Monteiro e de Izaías Régis (PTB).

Cerca de mil pessoas aguardavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Garanhuns, a 229 quilômetros do Recife para o discurso de inauguração. Leia abaixo trecho emocionado do discurso de Lula em Garanhuns:

“E mais alegria, ainda, poder vir aqui participar da inauguração de uma escola do Senai. O Senai é para mim uma conquista que me deu a luz, que me tirou das trevas e me abriu caminho para uma profissão, para um melhor salário, para uma conscientização política, para o sindicato, para a política e para Presidente da República.


É por isso que eu digo, com muito orgulho, sem nenhuma restrição, que eu devo grande parte do que eu sou à teimosia da minha mãe, que saiu daqui analfabeta, morreu analfabeta, mas fazia um imenso esforço para que cada um dos seus filhos pudesse aprender uma profissão.


Eu morava, Armando, longe do Senai – aqui tem primo meu que conhece onde eu morava, porque moraram lá – mas eu morava a uns seis ou sete quilômetros, ou até um pouco mais, do Senai, e eu trabalhava, aos 14 anos de idade, em uma fábrica de algodão chamada Armazéns Gerais Columbia. Um belo dia chego em casa, minha mãe tinha recebido um recado de um tio meu de que tinha passado em uma fábrica de parafusos, uma fábrica chamada Fábrica de Parafusos Marte, uma empresa pequena que tinha, no máximo, uns 70, 80 trabalhadores, fazia parafusos para estrada de ferro, e tinha uma placa lá pedindo um aluno para mandar para o Senai.


A minha mãe me fez faltar um dia de serviço no Armazém em que eu trabalhava e fomos até a fábrica de parafusos – não esqueço nunca o dono daquela fábrica, um espanhol chamado sr. Miguel, que ainda hoje é vivo, um senhor de 80 e poucos anos de idade – minha mãe conversou com ele, e ele falou: “olhe, se o seu filho passar no Senai – porque tinha o exame – o seu filho poderá ser contratado pela empresa para fazer um curso do Senai”. E lá fomos eu e minha mãe a pé, de onde eu morava, na Vila Carioca, até o Senai do Ipiranga. Lá, fiz um teste, passei, voltei à fábrica e, um mês depois, eu comecei... não, primeiro, eu comecei a trabalhar na fábrica, trabalhei até junho na fábrica e depois eu fui para o Senai. Ficava seis meses na fábrica, seis meses no Senai, até me formar torneiro mecânico.


E eu não seria o que eu sou hoje se não fosse a teimosia de uma mulher que saiu daqui com oito filhos, analfabeta, que chegou em São Paulo e encontrou o marido casado com outra mulher e, ao invés de ficar com raiva e perder a esperança, ela se separou do meu pai e cuidou dos oito filhos, fazendo com que todos aprendessem uma profissão, todos constituíssem suas famílias, e todos conquistassem o direito de andar de cabeça erguida pelo chão do nosso país”.

Estiveram na inauguração: Carlos Wilson, Eduardo Campos (PSB), José Múcio (PTB), Armando Monteiro Neto (PTB), Fernando Ferro (PE), Izaías Regis, André Luiz Farias , Marcantônio Dourado, Guilherme Uchoa - todos do PTB - além dos petistas Roberto Leandro e Isaltino Nascimento.

A unidade, uma das mais modernas do Senai Pernambuco, sendo a terceira no Agreste, contou com investimentos de três milhões de reais e ofereceu inicialmente cursos nas áreas de Alimentos, Automobilística, Móveis e Madeira, Informática, Construção Civil, Vestuário e Refrigeração.

Hoje, oferece cursos em diversas áreas, na direção de Ednaldo Cabral e do Secretário Alberes Cunha auxiliados por uma equipe de 18 funcionários.

O Senai Garanhuns tem ainda como característica a capacidade de realizar remanejamento de laboratórios para diversas cidades do Agreste e potencial para mobilizar sua estrutura física para outros cursos de forma adequada às necessidades locais.

A Escola Técnica Senai de Garanhuns está instalada numa área de 4.650,83 metros quadrados, sendo 1.453,87 de área construída. Possui uma estrutura moderna com cinco salas de aula, espaço para 03 laboratórios-oficinas, auditório com capacidade para 108 pessoas sentadas, cantina, área verde com 3.000 metros quadrados, recepção e galpão para abrigar até duas escolas móveis.

O SENAI - Garanhuns oferece os seguintes cursos abaixo:

Marcenaria - Costura industrial tecido plano - Costura industrial malha - Tecnologia de produtos lácteos - Básico de panificação - Básico de confeitaria - Reparador de aparelhos domésticos de refrigeração - Reparador de condicionadores de ar Reparador de refrigeradores, freezers e bebedouros - Eletricista instalador predial Comandos elétricos - Pedreiro de alvenaria - Pedreiro de acabamento - Assentador de azulejo/cerâmica - Mecânico de automóveis - Injeção eletrônica Manutenção preventiva em motores diesel - Injeção eletrônica diesel.

Maiores informações: Av. Sátiro Ivo, 1011, Margem da BR-424 – Magano, Garanhuns-PE

Fone: (87) 3762-4909

Nenhum comentário:

Postar um comentário