Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Programa Se Liga muda realidade de crianças em Garanhuns

Com o objetivo de erradicar as distorções idade-série em Garanhuns, a Prefeitura em parceria com o Instituto Ayrton Sena viabiliza o desenvolvimento de ações para a aceleração da aprendizagem através do Programa Se Liga. A ação é destinada às estudantes não alfabetizados na faixa etária entre nove e 14 anos com defasagem idade-série de dois ou mais anos. O Programa foi implantado em 2004 na Rede Municipal de Ensino (RME) de Garanhuns e vem obtendo resultados expressivos. A iniciativa atendeu no ano passado, 265 alunos de 11 Escolas da RME.


O aluno Jammerson Ferreira Caetano, de 12 anos, estudante da Escola Municipal José Brasileiro Vila Nova, após ingressar no Programa, saiu da 3ª para a 5ª série, com um novo pensamento. “Antes eu achava que não conseguiria aprender, mas depois que participei do Se Liga percebi que tenho muita capacidade de estudar. Hoje já sonho em um dia ser veterinário”, relata o jovem estudante que para conseguir sucesso nos estudos, além da ajuda da professora, precisou de muita força de vontade e dedicação.

Jucileide Ferreira Gomes, mãe de Jammerson, explica que a mudança do filho foi percebida nos primeiros contatos com o Programa. “Antes meu filho era muito acomodado e até preguiçoso. Não via que ele queria ir pra frente. Mas, depois que ele entrou no Se Liga, mudou. Ele começou a se dedicar e passar horas aqui em casa lendo, e muitas vezes até ensinando as coisas que tinha aprendido. Espero que ele continue se dedicando e tenha um futuro diferente do meu”, argumentou a dona de casa.

A taxa de alfabetização nas turmas do Se Liga no Estado de Pernambuco é de 82,3%. A metodologia se aplica através de atividades com a leitura e escrita, oferecendo às crianças atendidas materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado.

Ana Claudia Araújo Gomes, professora do Programa, também avalia positivamente a parceria. “O Programa Se Liga é muito bom. Através dele mudei minha forma de trabalhar, pois nos direciona a um caminho que facilita a aprendizagem do aluno. Temos todo o material didático e apoio pedagógico necessário, as dinâmicas em sala de aula promovem grande interação. O Se liga faz a diferença. Ele mudou a minha visão e estratégia de ensinar, deixando marcas profundas na minha caminhada como professora”, relatou a Docente.

Uma equipe de supervisores da Secretaria de Educação do Município realiza visitas semanais as turmas para acompanhar o desempenho e as dificuldades dos educandos e docentes. Visitas domiciliares também são realizadas com intuito de monitorar a freqüência, bem como ter uma maior interação com as famílias dos estudantes atendidos pelo Programa Se Liga.


Fonte: Prefeitura Municipal de Garanhuns

Um comentário:

  1. Também estou muito animada com esse programa, gostaria de receber idéias para inovar cada vez mais.

    ResponderExcluir