Hino de Garanhuns/PE - Alta Definição (HD)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dep. Izaías Régis apoia Curso para técnicos e auxiliares de enfermagem das Maternidades do Agreste Meridional..

A Supervisora Regional da ESSPE, Mayra Emanuelly S. Balbino procurou o Dep. Izaías Régis solicitando apoio e espaço físico para a realização do Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Assistência Materno-Infantil.  O pedido foi atendido prontatmente e as aulas serão ministardas na sede da ACIAGAM, em Heliópolis, Garanhuns. Profissionais do Dom Moura, do Hospital Municípal de Garanhuns e de Bom Conselho estarão fazendo parte das turmas.

O Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil é um compromisso do governo federal para acelerar a redução das desigualdades no Nordeste e na Amazônia Legal. A prosposta é reduzir em, no mínino, 5% ao ano a mortalidade infantil. E uma das metas desse Pacto é a qualificação dos técnicos e auxiliares que trabalham na assistência materno-infantil das maternidades.

Em 26 de maio, o ministro da saúde, José Gomes Temporão, participou da cerimônia de assinatura de acordo com o Governador de Pernambuco.

Segundo Mayra Balbino, o curso será implantado pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESSPE), que tem o objetivo de qualificar os técnicos e auxiliares de enfermagem das maternidades, segundo as diretrizes do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, como também formar trabalhadores sensibilizados com o perfil epidemiológico das principais causas de mortes infantis decorrentes do ciclo gravídico-puerperal, desenvolver competências profissionais, nas dimensões técnica, ética, política e comunicativa, garantir a qualidade do atendimento a gestantes e RNs nas maternidades.

Nesta quarta-feira (07/04), haverá a Aula Inaugural do Curso com o coordenador pedagógico da ESSPE, Dr. Mário Correia, e está confirmada a presença dos secretários de saúde dos respectivos municípios, como também dos diretores e coordenadores de enfermagem dos hospitais, além dos docentes e alunos. Ocorrerá em dois momentos: às 13:00h no Município de Bom Conselho para a turma do Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso (10 alunos), e às 15:00h para as duas turmas do município de Garanhuns, do Hospital Regional Dom Moura (30 alunos) e do Hospital Municipal de Garanhuns (20 alunos).

O curso tem uma carga horária de 180h, que tem em sua matriz curricular disciplinas introdutórias que abordam sobre a epidemiologia, pacto pela redução da mortalidade infantil, ética, humanização, relações interpessoais, além dos conhecimentos a cerca das complicações que envolvem a mulher no ciclo gravídico-puerperal e o recém-nascido, com a finalidade de promover subsídios que propiciem a formação de recursos humanos, trazendo a reflexão dos profissionais, com o objetivo de modificar suas práticas no trabalho e conseqüentemente atingir as metas do Pacto, que é a redução dos óbitos neonatais.

Para o Dep. Izaías este curso é de suma importância para os profissionais de saúde e para a população que precisa do atendimento em nosso Agreste Merional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário