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sexta-feira, 25 de março de 2011

Poder Legislativo questiona operadoras de telefonia móvel

A qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel no Estado e as queixas recorrentes que chegam ao Legislativo motivaram os deputados Tony Gel (DEM) e Rodrigo Novaes (PTC) a propor a realização de um Grande Expediente Especial para debater o tema.


Representantes das operadoras TIM, Claro, Oi e Vivo, além da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), estiveram presentes. O presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), abriu, ontem, a reunião e convidou o deputado Tony Gel para fazer uso da palavra.

“As reclamações são absurdas e pretendemos encontrar uma solução para minimizar os transtornos da população”, afirmou. Diversos parlamentares registraram problemas para realizar e receber chamadas, em diferentes regiões do Estado, e acrescentaram a dificuldade de contactar as operadoras em busca de soluções.

A campeã em reclamações é a TIM, que também possui o maior número de consumidores. Para Izaías Régis (PTB), Adalberto Cavalcanti (PHS) e Manoel Santos (PT), as empresas não se estruturaram para atender à demanda. Isabel Cristina (PT), Diogo Moraes e Sebastião Rufino, do PSB, afirmaram que o mau funcionamento do serviço, nas pequenas comunidades do Interior, prejudica comerciantes locais.

De acordo com Sérgio Leite (PT), Antônio Moraes (PSDB) e Luciano Siqueira (PCdoB), a Anatel precisa fiscalizar e autuar as operadoras, quando ocorrer falhas no serviço. Waldemar Borges (PSB) lembrou que “as propagandas e promoções atraem consumidores, mas não são garantia de bom atendimento”. Daniel Coelho (PV) lamentou o “péssimo funcionamento dos call centers, única forma que o consumidor tem para reclamar”.

Coordenador regional da Anatel, João Furtado garantiu a realização de fiscalização e autuações das empresas. “Desde 2007, as multas alcançaram R$ 15 milhões e todos os processos são analisados pelo Ministério das Telecomunicações”, acrescentou. Luiz de Melo Júnior, representante do sindicato nacional das empresas, esclareceu que a legislação das operadoras não garante a cobertura das áreas rurais e prevê o atendimento de 80% do espaço urbano. “A qualidade do serviço não piorou e o número de reclamações está diminuindo.

Quanto ao atendimento às reclamações, eles são realizados, mas é necessário aguardar o andamento dos processos”, detalhou.

Gerente de Relações Institucionais da TIM, André Gustavo Rocha afirmou que a empresa tem investido na melhoria do serviço dos call centers, aumentando em 30% o número de atendentes. “Fazemos o possível para oferecer um bom produto a todos os clientes. Até o fim do ano, pretendemos melhorar, ainda mais, o serviço”, concluiu.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe, deputado Diogo Moraes (PSB), afirmou que o colegiado realizará um estudo do serviço prestado pelas operadoras no Estado. "Com base nessas informações, iremos fazer todas as cobranças necessárias para que a população tenha qualidade nos serviços oferecidos", enfatizou.

Abaixo está o discurso do deputado Izaías Régis a respeito dos serviços prestados pela TIM

"A população de Garanhuns tem reclamado muito dos serviços da telefonia móvel TIM. A TIM não tem respeito e não oferece um tratamento digno aos seus usuários. Oferece um plano de dez reais com trezentos reais de bonificação. Não cuida do atendimento de quem paga a conta da operadora. Faltam torres da TIM em muitos lugares de Pernambuco, o que deixa a comunicação de péssima qualidade. Mas nos estados como Ceara e Paraíba essas torres já existem.

Em breve, essas torres vão chegar ao Agreste Meridional, pois a Câmara de Vereadores de Garanhuns, através vereador Ary, está entrando com uma representação no Ministério Público para barrar a venda de chips da TIM porque é a empresa que mais vende chips e não funciona no interior do Estado.

Temos uma empresa, que é prestadora de serviço, e que não tem uma unidade onde o cliente possa fazer uma reclamação, tudo tem que ser resolvido via Call Center. Esses Call Centers nunca conseguem resolver os problemas dos usuários.


Tudo que nos queremos é mais respeito da empresa TIM, que é a maior em numero de reclamações no Procon. É preciso rever a concessão da TIM, pois em Recife ainda tem algumas antenas, mas no interior tem apenas uma e uma enorme quantidade de celulares sendo vendidos.


Vou fazer um pedido oficial a Anatel, para que os usuários tenham um ponto de atendimento pessoal, pois eles indicam a loja do Shopping Recife como posto de taendimento, mas quando você chega lá a fila é enorme e muitas vezes a pessoa perde um dia todo esperando e não consegue solucionar o problema porque as pessoas que trabalham lá não tem autonomia para resolver. E eu como representante do povo tenho que defender o interesse deles. Muita gente que chega a Garanhuns tem que comprar um chip de outra operadora para poder se comunicar pois a TIM não funciona".


Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

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